domingo, 13 de março de 2011

Sendo transformados de fé em fé - Ano Bíblico / Gênesis capítulo 43

Para ler Gênesis cap. 43 clique aqui. 

No capítulo anterior, estudamos o encontro de José com seus irmãos. No texto de hoje, vemos que a correção a eles infligida, deu seus resultados. Eles estão diferentes. Como a fome se tornou grave, mais uma vez os filhos de Jacó foram obrigados a descer até o Egito, em busca de mantimento. 
O patriarca, em princípio, relutou em enviar Benjamim com seus irmãos, pois essa era a condição final para comprarem novamente no Egito e ter Simeão de volta, pois esse se encontrava preso na carceragem de Faraó. 
Essa situação adversa fez com que Jacó voltasse a se apegar com Deus, pois declarou o seguinte:
"E Deus Todo-Poderoso vos dê misericórdia diante do homem, para que deixe vir convosco vosso outro irmão, e Benjamim; e eu, se for desfilhado, desfilhado ficarei." Gn 43:14


Essas palavras nos motivam ao confiarmos inteiramente no Senhor. Quando situações fogem do nosso controle, é aí que começa a possibilidade em Deus agir. Ao exercermos confiança, não estamos acionando algum botão mágico, nem usando palavras de efeito ou tentando convencer Deus a respeito de algo que Ele não estava muito disposto a fazer. Fé é aceitar os propósitos do Pai como sendo o melhor para nós. 


Existem várias definições de fé, mas eu prefiro a citação que ensina: Fé é confiar em Deus mesmo quando o milagre não acontece. É acreditar que os caminhos do Senhor são mais altos do que os nossos caminhos, e que os Seus pensamentos não são os nossos. Fé é certeza no presente, e esperança também é fé, só que projetada para o futuro. 


Jacó tinha certeza que Deus estava no controle, mas ao mesmo tempo mantinha esperanças com relação ao futuro. Se o Espírito Santo e a Palavra de Deus conseguirem produzir esse efeito em nossas vidas, poderemos afirmar que o desígnio do Senhor cumpriu-se em nós.


COMO DEUS TRANSFORMA PECADORES EM NOVAS CRIATURAS


Foi dito anteriormente que os filhos de Jacó não são mais os mesmos. Eles deram demonstrações da profunda mudança operada em seus corações. Algumas delas:
  • Preferiram a sinceridade no lugar do engano - No capítulo 37, usaram mentira para justificar o desaparecimento de José. Agora, diante do mordono, na terra do Egito, contaram sobre o dinheiro que voltou com eles na 1ª compra declarando:
"E aconteceu que, chegando à estalagem, e abrindo os nossos sacos, eis que o dinheiro de cada um estava na boca do seu saco, nosso dinheiro por seu peso; e tornamos a trazê-lo em nossas mãos; Também trouxemos outro dinheiro em nossas mãos, para comprar mantimento; não sabemos quem tenha posto o nosso dinheiro nos nossos sacos" Gn 41:21 e 22. 


Como cristãos, Deus espera de nós o mesmo. A mentira revela o que está em nosso coração e traz uma série de consequências. Jamais devemos sacrificar a integridade por quaisquer vantagens aqui nesse mundo. Sobre isso, Jesus afirmou:
Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna." Mt 5:37 
  • Não havia mais ciúmes no meio deles - "E apresentou-lhes as porções que estavam diante dele; porém a porção de Benjamim era cinco vezes maior do que as porções deles todos. E eles beberam, e se regalaram com ele." Gn 43:34. 
Por causa desse sentimento, outrora, trouxeram muitas dificuldades dentro daquela família, no entanto, ao ver Benjamim ser mais honrado de que eles naquele banquete, não demonstraram qualquer tipo de murmuração ou contenda. Foi um teste proporcionado por José, para ver se haviam mudado ou não. 


Bem-aventurado é o homem  que aprende com os próprios erros. Amigo leitor, cada um de nós, um dia, começou uma jornada.Vale lembrar que o processo de salvação é instantâneo "A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo." Rm 10:9.


de amadurecimento, porém, leva muitos anos. "Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém." II Pe 3:18


Deus não requer que cheguemos ao topo da vida espiritual, da noite para o dia, mas Ele pacientemente conduz a cada um em sua jornada, degrau por degrau. 


ELES VENCERAM E NÓS TAMBÉM PELA FÉ VENCEREMOS


Davi certa vez, declarou: 
"Foi-me bom ter sido afligido, para que aprendesse os teus estatutos." Sl 119:71 


Tomé, o incrédulo, declarou emocionado quando viu as chagas:
"Senhor meu, e Deus meu!" Jo 20:28


O apóstolo Paulo, declarou:
"De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte." II Co 12:9 e 10


Caro leitor, quando Jesus esteve aqui nesse mundo, não veio em busca dos mais fortes ou de mais capacidade, mas veio à procura do mais fraco e dos que eram rejeitados. Quando Cristo olha hoje para cada pessoa, Ele não pergunta quem é o que ora mais ou que tem mais fé, porém indaga: "Quem aqui é o mais sofre, ou que está abatido de alma ou que já perdeu a esperança?" São esses com quem Ele almeja trabalhar. 
"Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento." Mc 2:17


Que o amor de Deus que um dia alcançou os filhos de Israel, possam estar sobre você nesse dia. 


Assista ao vídeo

3 comentários:

  1. Graça e Paz, amado em Cristo Jesus!

    Estou perplexo com os estudos que o irmão oferece aqui no blog! Seguindo-te e estarei sempre por aqui abençoado!

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Graça e Paz irmão marcelo!
    Este blog continua cheio da graça do Senhor.
    Passe no meu blog. têm um presentinho para você
    Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  3. Muito legal essa matéria. Gostei do Blog.

    Se puder ve o meu tbém.
    jonatasteixeira.zip.net

    A Paz

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...