segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Pai, quero voltar para ti - Ano Bíblico / Gênesis capítulo 35

Para ler Gênesis cap. 35 clique aqui.

Ouça essa mensagem aqui

Podemos imaginar nesse instante,  como está o coração de Jacó. Todas as suas perspectivas que  tivera a respeito de Siquém, foram por água abaixo.  Durante sua estada na cidade cananéia, ele  teve sua filha Diná atacada; Simeão e Levi se envolveram em  homicídios. Assim sendo, temia a  iminente vingança por parte dos cananeus e perizeus. Para Jacó, a busca por felicidade sem limites, só trouxera amargura e decepção.
Infelizmente, muitas pessoas agem assim, em busca de sucesso e prosperidade. Alguns dão uma pausa em sua comunhão com Deus; já outros, chegam a abandoná-Lo por completo, chegando a ver no Senhor que os resgatou, um obstáculo para tornarem-se felizes. Infelizmente,o final  do caminho costuma ser de tristeza e desilusão.
Amigo leitor, esse seria o último estágio de Jacó e de tantos outros, se não fosse por um detalhe: o amor de Deus. O Bom Pastor não esquece a Sua ovelha, que anda errante.
"Depois disse Deus a Jacó: Levanta-te, sobe a Betel, e habita ali; e faze ali um altar ao Deus que te apareceu, quando fugiste da face de Esaú teu irmão." Gn 35:1

É hora de Jacó voltar para a casa de seu pai Isaque. Finalmente ele entendeu que seu lugar não era ali, até porque na casa do pai, ele viveu momentos felizes.  Foi lá que ele aprendeu sobre os valores da vida, sobre o amor de Deus  e os benefícios em andar com Ele. Na casa de seu pai, após tantos anos, ele seria recebido de braços abertos.
Siquém não significava mais nada pra ele. Tudo que estava relacionado ao passado, deveria ficar para trás:
"Então disse Jacó à sua família, e a todos os que com ele estavam: Tirai os deuses estranhos, que há no meio de vós, e purificai-vos, e mudai as vossas vestes. E levantemo-nos, e subamos a Betel; e ali farei um altar ao Deus que me respondeu no dia da minha angústia, e que foi comigo no caminho que tenho andado. Então deram a Jacó todos os deuses estranhos, que tinham em suas mãos, e as arrecadas que estavam em suas orelhas; e Jacó os escondeu debaixo do carvalho que está junto a Siquém." Gn 35: 2-4

Mediante a operação do Espírito Santo, Jacó decidiu mudar de vida. Não queria iniciar o caminho de volta, trazendo consigo a idolatria. Os deuses estranhos que estavam entre seus familiares, e que durante tanto tempo, dividiam a adoração do Deus verdadeiro, foram finalmente retirados fora. A única razão  para tal, é que esses ídolos haviam perdido o seu brilho.
"Porque o SENHOR é Deus grande, e Rei grande sobre todos os deuses." Sl 95:3
Assim, Jacó os enterrou em Siquém.

O SENHOR QUE ABENÇOA E GUARDA

As malas estavam prontas. É hora de partir. Uma grave questão, no entanto, afligia Jacó e seus familiares.  Se permanecessem em Siquém, corriam risco de serem mortos a qualquer momento: e se de lá partissem, poderiam ser pegos no trajeto. O problema consistia em que todos estavam ameaçados, por causa do que fizeram Simeão e Levi. Como deixariam  Siquém sem serem destruídos pelos vingativos cananeus?
 Finalmente, decidiram ir para Betel e, quando assim fizeram, o Senhor foi adiante de Seus filhos:
"E partiram; e o terror de Deus foi sobre as cidades que estavam ao redor deles, e não seguiram após os filhos de Jacó." Gn35:5

Caro leitor, o apóstolo Paulo fala sobre todo aquele que, de forma humilde e contrita, busca o caminho proposto pelo Senhor:
"Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica." Rm 8:1 e 33

Toda vez que o inimigo lhe acusar de seu passado, fale para ele de seu presente, onde Jesus lavou os seus pecados e escreveu seu nome no Livro da Vida. 
Pecadores ao longo da história são aceitos por Deus, porque trocaram  a sua justiça própria pela justiça de Cristo, razão pela qual são aceitos pelo Senhor, como se nunca houvessem pecado em toda a  sua existência. Isso é graça de Deus.
Ao decidir voltar a casa paterna, Jacó achou misericórdia da  parte do Senhor, ao longo de toda a viagem:
"Assim chegou Jacó a Luz, que está na terra de Canaã (esta é Betel), ele e todo o povo que com ele havia. E edificou ali um altar, e chamou aquele lugar El-Betel; porquanto Deus ali se lhe tinha manifestado, quando fugia da face de seu irmão." Gn 35:7

Ao erigir um altar, Jacó transmitiu a seus filhos, um ensino valioso. Ele está querendo dizer que o melhor que achamos em Deus, não é o fato de receber Seus milagres, ou não. Mas todas as vezes em que as pessoas olhassem  para um altar, deveriam lembrar que Deus é bom e Sua misericórdia dura para sempre. Por isso, os trouxera em segurança até ali. Ensina o salmista:
"Porque o SENHOR é bom, e eterna a sua misericórdia; e a sua verdade dura de geração em geração." Sl 100:5

PERDAS PELO CAMINHO

"E morreu Débora, a ama de Rebeca, e foi sepultada ao pé de Betel, debaixo do carvalho cujo nome chamou Alom-Bacute. E partiram de Betel; e havia ainda um pequeno espaço de terra para chegar a Efrata, e deu à luz Raquel, e ela teve trabalho em seu parto. E aconteceu que, tendo ela trabalho em seu parto, lhe disse a parteira: Não temas, porque também este filho terás.E aconteceu que, saindo-se-lhe a alma (porque morreu), chamou-lhe Benoni; mas seu pai chamou-lhe Benjamim. Assim morreu Raquel, e foi sepultada no caminho de Efrata; que é Belém." Gn 35: 8- 16-19

Débora, como ama de leite, ajudou na criação de Jacó. Ela havia sido muito importante na vida desse homem. Estando ainda em Betel, ela faleceu. Depois da  morte dela,  Deus veio e abençoou Jacó com um novo nome: ele seria  Israel, com direito às promessas feitas a Abraão e Isaque, seu pai. Caro leitor, quando perdemos  alguém importante, é o próprio Senhor quem vem ao encontro dos que choram, ajudando-os a manter o coração fixo em Sua Palavra; só assim podemos ter esperança no amanhã. Acerca disso, Jesus declarou:
"Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados." Mt 5:4

Tempos mais tarde, Raquel engravidou  de seu segundo filho, mas não resistiu ao parto e acabou falecendo. Antes de morrer, ela o chamou  Benoni, que significa filho da minha dor.
Porém, Israel o chamou Benjamim, que significa filho da minha mão direita. Aqui ele transmite uma importante lição: o filho de sua falecida esposa poderia ser lembrado como um fardo, ou  motivo de tristeza, mas Israel compreendeu que aquele menino era fruto do amor entre ele e sua amada. Sabiamente,  decidiu tratá-lo com honra e muito amor. Benjamim se tornou na mais doce lembrança, do que Raquel havia sido na vida de seu pai. Israel havia  amadurecido.

"Então partiu Israel, e estendeu a sua tenda além de Migdal Eder. E aconteceu que, habitando Israel naquela terra, foi Rúben e deitou-se com Bila, concubina de seu pai; e Israel o soube. E eram doze os filhos de Jacó." Gn 35:21 e 22

Nesse momento, a pergunta que cabe é: como pôde um filho magoar tanto a um pai? A atitude de Rubén é um reflexo do que ele viu em Canaã, pois o incesto era costume comum entre aqueles  povos, que não tinham  temor do Senhor. Semelhante ao seus irmãos que pecaram contra  Deus em Siquém, Rúben acabará perdendo a benção da parte de seu pai, anos mais tarde.


O ENCONTRO

"E Jacó veio a seu pai Isaque, a Manre, a Quiriate-Arba (que é Hebrom), onde peregrinaram Abraão e Isaque." Gn 35:27

Israel, finalmente, assim chegou ao seu destino. Muita emoção marcou esse reencontro entre pai e filho. Depois de muitos anos, Israel pôde abraçar e beijar o seu idoso pai, de quem esteve separado. 
Mas não foi um caminho fácil. Ao longo de sua jornada:


  •  teve que abrir mão das velhas coisas em Canaã,
  •  passou por perseguições,
  •  perdeu entes queridos até, e
  •  enfrentou  traição por parte de quem lhe era especial.


 Mas valeu a pena: a preciosa lição, que fica para cada um de nós, é; quando tudo desaba em nossa vida, podemos voltar à casa do pai. Israel sabia que naquela casa, existia um lugar, que era só dele.  O caminho de volta trouxe  lutas e pesares, mas ao final dele, sempre existirá um pai que nos espera, de braços abertos.
Para alguns de vocês que um dia saíram da casa de Deus, fica uma importante mensagem: todos podem voltar para casa do Pai. Não existe cobrança da parte de Deus a Seus filhos: apenas um coração amoroso, cheio de saudades. Assim como aconteceu com Israel, Jesus te conduzirá pelo trajeto em segurança, rumo ao lar, aonde o abraço do Pai  espera por você.


Assista ao vídeo:

2 comentários:

  1. Irmão Marcelo, ficou muito bom o player com a mensagem, uma benção.
    A mensagem como sempre muito edificante e agora com audio ficou ainda melhor...
    Cade seu passarinho irmão? Morreu? rsrs
    Fica com Deus irmão Marcelo...Abração amigo...
    Maurinei,
    http://fiqueligadobloggospel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Graça e paz... Gostei demais do seu blog, bastante edificante! Se puder, passa no meu!
    http://www.absgospel.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...