segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Sendo forjado na batalha da vida - Ano Bíblico / Gênesis capítulo 32

Para ler Gênesis cap. 32 clique aqui.

Ouça essa mensagem aqui 


Vinte anos se passaram desde que Jacó fugiu da presença de seu irmão Esaú. Nesse período, encontrou refúgio em Padã-Harã, casou-se, gerou filhos e constituiu patrimônio. Porém, deixou pendências atrás de si, que pediam solução. Seu irmão Esaú, o homem ao qual ele enganou,o jurou de morte: está na hora de enfrentar seus medos, em busca de  reconciliação.


Amigo, assim como Jacó, pode ser que existam assuntos em nossas vidas que, por mais que os ignoremos, devem ser encarados e resolvidos. Muitas vezes, um pai com quem não se fala há anos, por questões de ordem pessoal; ou uma dívida bancária deixada para trás, que pode ser executada a qualquer momento; ou mesmo um amigo ao qual devemos pedir desculpas. Na maioria das situações, um telefonema já faria uma grande diferença. Experimente por exemplo, ligar para seu pai, com o qual não tem contato: você não tem ideia de quanto ele ama você. Permita-se e faça um teste.

"Então Jacó enviou mensageiros adiante de si a Esaú, seu irmão à terra de Seir, terrritório de Edom." Gn 32:3

Como temia encarar o irmão de frente, Jacó optou por enviar mensageiros. Em princípio, esses homens trouxeram notícias que não eram nada animadoras: Esaú estava vindo ao seu encontro, com 400 homens.


O passado insistia em aflorar, na sua forma mais aterradora. Em poucas horas, os irmãos ficariam cara-a-cara: isso era inevitável. Porém nem tudo ainda estava perdido, pois Jacó recorreu ao caminho da oração.

Caro leitor, se você teme pelo seu futuro, já experimentou abrir o coração a Deus?

A oração é a chave que abre o tesouro do céu, é o canal direto com a Sala do Trono Celeste - é depositar nossa vida nas mãos mais potentes do universo: as mãos do Senhor. 

Quando buscou a Deus em oração, Jacó:
Mencionou o cuidado do Senhor por Seus filhos, no passado - "Deus de meu pai Abraão. e Deus de meu pai Isaque, ó Senhor que me disseste: Torna à tua terra e a tua parentela." Gn 32:9 
É sempre importante ter em mente duas coisas: uma, são as promessas de Deus para seus filhos, contidas na Bíblia, outra, são as muitas formas em que o Pai zelou por nós, ao longo de nossa jornada. Diz o salmista:


"Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nem um só de seus benefícios." Sl 103:2

Caro leitor, quando em dificuldades, podemos orar a Deus, mais ou menos assim: "Senhor, até aqui Tu me ajudaste, por favor,  te peço que termines de me conduzir." Lembrar-se da ação de Deus no passado, acrescenta fé no presente e cria esperança no amanhã.


Reconheceu que era pecador, mas ainda assim, Deus o abençoou grandemente"Sou indigno de todas as misericórdias e de toda a fidelidade que tens usado para com teu servo; pois com apenas o meu cajado atravessei este Jordão; já agora sou dois bandos." Gn 32:10 
O Senhor levará em conta o que fizemos em vida com nossas bençãos , mas principalmente, o que deixamos de fazer. Certa vez, o Salvador declarou: "Porque ele (o Senhor) faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos." Mt 5:45 
O dia do Juízo, ao qual todos nós compareceremos, é comparável a uma balança com dois pratos. Num dos pratos, seriam  depositadas todas as bençãos que Deus derramou sobre nós, independente se pertencíamos a uma fé ou não. No outro prato, seria depositada a nossa fidelidade para com Deus, mediante às suas bençãos.

Se o prato da benção fosse mais pesado que o da fidelidade, a mensagem de Deus seria:"Pesado foste na balança e achado em falta." Dn 5: 27

Se porém, o prato da fidelidade equiparasse com o das bençãos derramadas, a sentença dada seria :

"Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor." Mt 25:23 

Fidelidade com Deus  é o estilo de vida, daqueles que amam e reconhecem a bondade do Senhor em suas vidas.


Pediu a proteção do Senhor para ele e sua família - "Livra-me das mãos de meu irmão Esaú, porque eu o temo, para que não venha ele matar-me e as mães com os filhos" Gn 32:11.

Amigo, nunca saia de casa, sem antes rogar aos céus a divina proteção. Quantas vezes fomos livrados, quantas ocasiões percebemos a intervenção dos céus - sem contar aquelas que nem fazemos ideia. Só a eternidade revelará quantas vezes Deus agiu em nosso favor.

LUTANDO COM DEUS

"Ficando ele só; e lutava com ele um homem, até ao romper do dia." Gn 32:24
Já ia alta a madrugada e Jacó não conseguia conciliar o sono. Após haver separado seu povo em dois bandos (caso fossem atacados, haveria tempo para um ou outro fugir para salvar-se), Jacó esteve em vigília, no Vau de Jaboque. De repente, no meio da escuridão, Alguém se aproxima. Seria algum mensageiro da parte de seu irmão? Ou o próprio Esaú em fúria?

O Estranho investe contra ele. Jacó simultaneamente, se defende. Os duelistas se enfrentaram por horas, até o raiar do dia. Mas quem seria o Poderoso Oponente? Jacó luta com tudo o que sabe, mas não evita um golpe na sua perna. Ele sente dor, não consegue mais permanecer em pé. Ao que o Outro diz:


"Deixa-me ir, pois já rompeu o dia. Respondeu Jacó: Não te deixarei ir se me não abençoares". Gn 32:26


Tudo estava claro para ele agora. O próprio Deus saiu ao encontro Dele, para ajudá-lo a livrar-se de seus temores.

Caro leitor, Deus muitas vezes nos confronta, para lidarmos com nossa fraqueza e dessa forma, recebermos as bençãos de Sua mãos.
"Perguntou-lhe, pois: Como te chamas? Ele respondeu: Jacó. Então, disse: Já não te chamarás Jacó, e sim Israel, pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste." Gn32: 27 e 28

Maravilhosa perspectiva envolveu a vida desse homem! Deus mudou a sorte de Jacó. Ao longo dos anos, ele foi conhecido como mentiroso, enganador. Carregou sobre si um pesado rótulo por quase uma vida inteira, o que marcou-o de forma negativa. Com a ajuda divina, Jacó superou sua angústia, deixou de ser o que era e tornou-se em príncipe de Deus. 
O processo de sua mudança consistiu apenas em uma coisa: para ser vencedor, Jacó primeiro precisou ser vencido por Deus. Somente quando entregou seu eu cansado, pôde ser abençoado.

Amigo, Deus só  precisa vencer a auto-suficiência, a incredulidade, a falta de compromisso e fé, que estão arraigados em nós, para nos tornar vitoriosos.Grande dia foi aquele para Jacó: na noite anterior estava tremente, inseguro e, no amanhecer de um novo dia, voltou para sua família como príncipe de Deus. 
Existem príncipes e princesas de Deus, que só serão revelados, quando decidirem ter um encontro com o Senhor.

Que Deus te abençoe.

Assista ao vídeo:

3 comentários:

  1. Muita benção a mensagem irmão Marcelo!
    Para mim depois da história de Jesus, a de Jacó é a que acho mais linda.
    Sempre me edifica muito passar por aqui irmão, e gostaria de deixar aqui também meu agradecimento por suas visitas e comentários no blog, obrigado e que Deus continue a te abençoar meu amigo!
    Há, demorei pra postar por estar muito ocupado nestes dias, mas estou me organizando...rs
    Deus te abençõe!
    Maurinei...
    http://fiqueligadobloggospel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Uma grande verdade, Jacó lutou com um anjo, em nós o Espírito luta contra a carne, e a carne contra o Espírito, ele teve a sua vitória e nós temos a mesma vitória dia-a-dia, todos os dias.

    ResponderExcluir
  3. Vimos na bíblia passagens em que Abraão entra em contenda com o SENHOR, pra defender os moradores de Sodoma e Gomorra que fossem justos, Moisés também entrou várias vêzes em debate com o SENHOR pra defender o povo a ponto de certa feita o SENHOR se referir como o teu povo Então disse o SENHOR a Moisés: Vai, desce; porque o teu povo, que fizeste subir do Egito, se tem corrompido, Êxodo 32:7 Mas isso agrada ao ALTÍSSIMO devemos saber a hora de lutar e a hora de baixar a cabeça e agradecer por ELE ser DEUS rsrs.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...