segunda-feira, 14 de março de 2011

Como enfrentar o Dia do Juízo - Ano Bíblico / Gênesis capítulo 44

Para ler Gênesis cap. 44 clique aqui. 

O estudo de hoje, nos falará de uma forma simbólica sobre o Dia do Juízo, aonde todos nós  compareceremos à Presença de Deus. Para tanto, vamos analisar as cenas daquilo que  aconteceu após os filhos de Jacó retornarem ao Egito, sendo que nessa ocasião, trouxeram consigo a Benjamim.


Terminado o banquete na casa de José, seus irmãos ali pernoitaram. No dia seguinte, preparavam-se para partir. Devemos lembrar que os momentos a seguir, são uma estratégia de José, para testar o caráter dos seus irmãos. 
"E deu ordem ao que estava sobre a sua casa, dizendo: Enche de mantimento os sacos destes homens, quanto puderem levar, e põe o dinheiro de cada um na boca do seu saco. E o meu copo, o copo de prata, porás na boca do saco do mais novo, com o dinheiro do seu trigo. E fez conforme a palavra que José tinha dito." Gn 44:1 e 2


Essa é a cena: Como será que eles reagiriam caso Benjamim fosse acusado de furto? Esse teste revelaria até que ponto ciúmes e  disputas estavam ou não entre eles. Dessa forma, momentos depois desses homens partirem,  José enviou seu mordomo ao encalço deles, para acusá-los de furto do copo de prata do seu senhor. 
"E eles disseram-lhe: Por que diz meu senhor tais palavras? Longe estejam teus servos de fazerem semelhante coisa. Aquele, com quem de teus servos for achado, morra; e ainda nós seremos escravos do meu senhor. E ele disse: Ora seja também assim conforme as vossas palavras; aquele com quem se achar será meu escravo, porém vós sereis desculpados." Gn 44:7, 9 e 10


Foi dessa forma que tudo aconteceu. Aqueles homens se apressaram em descer de suas montarias, colocaram seus sacos de mantimento em terra e abriram-los para revista. O mordomo então, examinou a cada um, começando pelo do mais velho e terminando pelo do mais novo. E o copo de prata foi achado no saco de mantimento de Benjamim. 
"Então rasgaram as suas vestes, e carregou cada um o seu jumento, e tornaram à cidade." Gn 44:13


Vale relembrar que esse moço é tido como o mais valioso para o seu pai, de maneira que seria desastroso, caso ele não retornasse para casa.  Existem 2 caminhos a seguir: deixá-lo cativo no Egito ou lutar em favor dele.


TODO CULPADO PRECISA DE UM ADVOGADO


Quando lá chegaram, o mordomo já havia trazido o copo de prata a seu senhor, e também o relato de como e com quem foi achado. Os irmãos se encontravam esmorecidos pela situação. Tinham convicção que, de alguma maneira, tudo estava acontecendo por causa de seus pecados passados e,  de alguma forma estavam sendo punidos por eles. 
"Então disse Judá: Que diremos a meu senhor? Que falaremos? E como nos justificaremos? Achou Deus a iniqüidade de teus servos; eis que somos escravos de meu senhor, tanto nós como aquele em cuja mão foi achado o copo." Gn 44:16


A sentença de José foi breve:
"Longe de mim que eu tal faça; o homem em cuja mão o copo foi achado, esse será meu servo; porém vós, subi em paz para vosso pai." Gn 44:17


Foi nesse momento, que num gesto de amor por seu irmão caçula, Judá advogou a causa de Benjamim. Alguns elementos de sua defesa:


1°) Benjamim é amado de seu pai - Mesmo que ele fosse um transgressor da lei, alguém o ama. 
"E dissemos a meu senhor: Temos um velho pai, e um filho da sua velhice, o mais novo, cujo irmão é morto; e só ele ficou de sua mãe, e seu pai o ama." Gn 44:20


2°) O mais velho é tutor do mais novo - Existe a responsabilidade de devolver o menino à salvo ao pai que tanto o ama, mesmo que para isso alguém sofra em seu lugar. 
"Porque teu servo se deu por fiador por este moço para com meu pai, dizendo: Se eu o não tornar para ti, serei culpado para com meu pai por todos os dias. Agora, pois, fique teu servo em lugar deste moço por escravo de meu senhor, e que suba o moço com os seus irmãos." Gn 44:32 e 33


3°) Jacó chorará a perda desse filho - 
"Agora, pois, indo eu a teu servo, meu pai, e o moço não indo conosco, como a sua alma está ligada com a alma dele, acontecerá que, vendo ele que o moço ali não está, morrerá; e teus servos farão descer as cãs de teu servo, nosso pai, com tristeza à sepultura. Porque, como subirei eu a meu pai, se o moço não for comigo? Para que não veja eu o mal que sobrevirá a meu pai." Gn 44:30, 31 e 34


O palácio representa o tribunal eterno, aonde todos um dia iremos comparecer. Benjamim representa a humanidade pecadora, que deverá prestar contas de seus atos. O mordomo representa o acusador, que tenta jogar Deus contra sua criação, acusando-os de transgressores. E Judá representa Nosso Grande Advogado, Jesus, que intercede por nós junto ao Pai.


O PAPEL DE CADA UM NO JUÍZO

O Espírito Santo é nos dado por Deus, para nos fazer companhia, em todos os momentos da vida e abrir os nossos olhos para o nosso futuro. Ele tem três funções: 


A)  Nos convencer - "E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo." Jo 16:8


B) Nos ensinar - "Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito." Jo 14:26


C) Nos guiar - "Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir." Jo 16:13


A Lei de Deus serve base de uma sociedade e também é norma de Juízo"Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade." Tg 2:12
Satanás será o grande acusador"E ele mostrou-me o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do anjo do SENHOR, e Satanás estava à sua mão direita, para se lhe opor. Mas o SENHOR disse a Satanás: O SENHOR te repreenda, ó Satanás, sim, o SENHOR, que escolheu Jerusalém, te repreenda; não é este um tição tirado do fogo?" Zc 3:1 e 2
Jesus também tem seu papel tríplice. Ele é nosso: 


1°)  Cordeiro - "Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado, O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós." I Pe 1:18 a 20


2°)  Juiz - "E também o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o juízo." Jo 5:22

3°) Advogado "Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo." I Jo 2:1 e 2
No dia do juízo, a semelhança de Judá, Jesus declarará que cada ser humano é amado pelo Pai Eterno. Certa vez Ele disse aos seus discípulos: 
"Não temais, ó pequeno rebanho, porque a vosso Pai agradou dar-vos o reino." Lc 12:32. 
O reino só existe por uma razão: o Pai aprecia a companhia de Seus filhos. O céu não será belo, por causa de suas ruas de ouro ou por causa de suas grandes portas de pérola, mas ele torna-se belo quando pessoas decidem um  dia morar nele. 
Conforme o patriarca no passado, Jesus se apresenta como nosso Tutor. Nenhum ser humano é digno na Presença de um Deus Santo. Todos nós somos pecadores. Será nesse momento que Jesus apresentará as marcas de Seus cravos, como símbolo da responsabilidade que Ele mesmo assumiu em favor de nós. 
"Eis que nas palmas das minhas mãos eu te gravei; os teus muros estão continuamente diante de mim." Is 49:16. 
"E se alguém lhe disser: Que feridas são estas nas tuas mãos? Dirá ele: São feridas com que fui ferido em casa dos meus amigos." Zc 13:6
Por causa de seu grande amor, o Pai nos receberá pelos méritos de Seu Filho Unigênito e mediante nossa fé exercida no Salvador, apagará todas as nossas transgressões. 
"Quem é Deus semelhante a ti, que perdoa a iniqüidade, e que passa por cima da rebelião do restante da sua herança? Ele não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na sua benignidade. Tornará a apiedar-se de nós; sujeitará as nossas iniqüidades, e tu lançarás todos os seus pecados nas profundezas do mar." Mq 7:18 e 19
Amado leitor, somos todos responsáveis pela dor ou alegria que trazemos na vida de alguém. Nesse momento, somos responsáveis pelo coração de Deus, tanto pela alegria ou tanto pela tristeza que poderemos trazer a Ele. O Plano da Salvação só tem valor, se você ou eu formos para o céu. Se um dia eu ou você nos perdermos, Deus, como um Pai  à semelhança de Jacó,  chorará nossa perda. No entanto, se aceitarmos a Tutela de Cristo, haverá alegria nos céus por pecadores que se arrependem. 
Que sentimentos você gostaria de trazer ao coração do Pai hoje? 
Assista ao vídeo

4 comentários:

  1. Ir Marcelo gostei muito do seu Blog e vou estar acompanhando atentamente.

    Um grande abraço. Sica

    ResponderExcluir
  2. Ola querido parabéns pelo blog, muito bem montado ótimos recursos e que Deus te abençoe neste projeto estarei acompanhando, te seguindo.
    http://saude-e-eternidade.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá Marcelo, te indiquei ao meme literário, vai lá no blog pra você saber mais!

    Deus te Abençoe!

    ResponderExcluir
  4. Olá! Atamos nossa parceria e já estou disponibilizando o seu link no meu blog: www.odeuscontemporaneo.blogspot.com Gostaria que você fizesse o mesmo se pudesse. Grande Abraço, Deus abençoe!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...