sábado, 5 de março de 2011

Mensagens que vêm da parte de Deus - Ano Bíblico / Gênesis capítulo 41

Para ler Gênesis cap. 41 clique aqui. 

No capítulo de hoje, vamos estudar o plano Divino para alcançar as pessoas que não O conhecem, e as características de um legítimo mensageiro de Deus. No estudo anterior, aprendemos que Deus fala à povos de outras crenças através de sonhos. Assim foi com o copeiro e com o padeiro na cela aonde José estava e, dessa vez com o Faraó, rei do Egito. Ele teve dois sonhos referentes ao futuro. Um sobre vacas gordas e magras, e outro sobre espigas boas e ruins. 


Em toda terra do Egito nenhum mago ou encantador tinha poder de interpretação dos tais sonhos. Nesse contexto, Deus fez José entrar em cena. 
"Então falou o copeiro-mor a Faraó, dizendo: Das minhas ofensas me lembro hoje: Estando Faraó muito indignado contra os seus servos, e pondo-me sob prisão na casa do capitão da guarda, a mim e ao padeiro-mor, Então tivemos um sonho na mesma noite, eu e ele; sonhamos, cada um conforme a interpretação do seu sonho. E estava ali conosco um jovem hebreu, servo do capitão da guarda, e contamos-lhe os nossos sonhos e ele no-los interpretou, a cada um conforme o seu sonho. E como ele nos interpretou, assim aconteceu; a mim me foi restituído o meu cargo, e ele foi enforcado." Gn 41:9 a 13


CREDENCIAIS DE UM PROFETA VERDADEIRO


Assim Faraó mandou buscar José de sua cela, para se apresentar diante dele. O rei do Egito lhe contou os sonhos, em detalhes.
Em José encontramos três características básicas de um profeta, segundo às Escrituras:


1)  Não chama atenção para si. Aquele que se propõe em fazer a obra de Cristo, não atribui a si mesmo poder para executar coisa alguma. Deus não está presente na vida daqueles que buscam para si o reconhecimento por parte do mundo ou a glória dos homens. Esta característica estava presente na vida de José, pois ele diz a Faraó: "não está isso em mim". Gn 41:16 (1ª parte). 
Aqueles que roubam a glória do Senhor, deveriam ouvir o conselho deixado por Jesus. 
"Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou." Jo 13:16. 
Devemos orar diariamente como João Batista, para não sermos enredados: "É necessário que Ele cresça e que eu diminua." Jo 3:30
A mensagem sempre deve ser maior do que o mensageiro.

2) Direciona as pessoas para Deus. Era comum entre os povos pagãos daquela época, se relacionarem com suas divindades por meio de coisas visíveis ou palpáveis. 
Uma fé que se apóia em Deus, não precisa de objetos ou souvenires para se sustentar. José se preocupou, desde o princípio, em direcionar a mente de Faraó para o Único digno de toda adoração. Pois ele declarou "mas Deus dará resposta favorável a Faraó" Gn 41:16 (ult. parte). 
Nesse ponto, entendemos que nenhum ser humano tem poder para "fazer ponte" entre  Deus e os homens. Só através  de Jesus Cristo, podemos acessar à sala do trono do Senhor. 
"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem." I Tm 2:5. Quando aceitamos, pela fé, os méritos do Salvador adquiridos na cruz, podemos com confiança entrar na Presença do Senhor. Diz João em Apocalipse: 
"E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Aquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados, E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. Amém." Ap 1:5 e 6. 
Portanto, não existe no contexto bíblico, uma oração mais poderosa do que a outra, porque todos somos sacerdotes, por causa da graça que nos foi dada. 

Caro leitor, mais do que ouvir a oração de um famoso pregador, Deus quer ouvir a sua oração. Ninguém convence o Senhor daquilo que precisamos. Nosso Pai não prefere uns em lugar de outros, até porque todos estamos na condição de homens e mulheres imperfeitos. Busque ao Senhor de todo o coração e Ele ouvirá você;

3) Incita o humano a trabalhar com o divino. Deus não ira fazer aquilo que está em nossas mãos executar. Aquilo que é possível, cabe a cada um de nós fazermos. Mas aquilo que foge ao nosso alcance, cabe somente a Deus.

Não adianta pedir aos céus um emprego e não sair à procura dele. Não adianta pedir que Deus pague minhas dívidas, se não estou disposto a trabalhar para saldá-las. José demonstrou muito bem essa realidade, em seus conselhos ao Soberano da terra do Egito: "Portanto, Faraó previna-se agora de um homem entendido e sábio, e o ponha sobre a terra do Egito. Faça isso Faraó e ponha governadores sobre a terra, e tome a quinta parte da terra do Egito nos sete anos de fartura." Gn 41:33 e 34. 


Essa foi a forma bíblica que Deus usou para alcançar o coração de Faraó e preservar com vida a família de José, que estava em Canaã. Não fosse a intervenção por parte do Senhor, tanto o Egito como as demais terras em redor teriam desaparecido, por causa da gravíssima fome que estava por vir. Um rei que não temia ao Senhor teve a rica oportunidade de conhecer através desses eventos, qual era o Deus que estava zelando pela vida dele e de seu povo. 
A profecia só é legítima quando leva corações cativos ao arrependimento e ao pleno conhecimento da verdade. Soluções mirabolantes ou homens que se destacam mais do que o próprio Salvador, não fazem parte do evangelho verdadeiro. 
Nossa única salvaguarda reside em atentarmos às Palavras do Livro Sagrado: 
"E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane." Mt 24:4

O engano ou a verdade. A escolha é nossa.

Assista ao vídeo

Um comentário:

  1. Olá meu querido amigo Marcelo!
    Passei para agradecer sua estimada visita no blog e aprender mais um pouco através desse edificante estudo.
    Como sempre a história da vida de José sempre nos ensina algo novo.
    Que possamos dizer a cada dia:
    É necessário que ele cresça e que eu diminua. João 3:30
    Deus te abençõe meu irmão!!
    Maurinei,
    http://fiqueligadobloggospel.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...