domingo, 6 de março de 2011

Não encubra as suas transgressões - Ano Bíblico / Gênesis capítulo 42

Para ler Gênesis cap. 42 clique aqui.

Hoje estudaremos sobre o primeiro encontro de José com seus irmãos, após 20 anos. Nesse meio tempo, ele se tornou governador do Egito, assumiu um novo nome: Zafenate-Paneia. Casou-se com a filha do Potífera, sacerdote de Om e com ela teve dois filhos: Manassés e Efraim.  
É chegada a hora dos filhos de Israel confrontarem seu próprio pecado. 


O PECADO ACHOU OS FILHOS DE JACÓ


No momento em que a fome estava intensa até mesmo na terra de Canaã, Jacó deu ordem a seus filhos para que fossem buscar mantimentos na terra do Egito. Mas não foi pra lá que eles haviam vendido seu irmão mais novo? Talvez a lembrança do que fizeram trazia hesitação para viajarem nessa direção. 
"Vendo então Jacó que havia mantimento no Egito, disse a seus filhos: Por que estais olhando uns para os outros? Disse mais: Eis que tenho ouvido que há mantimentos no Egito; descei para lá, e comprai-nos dali, para que vivamos e não morramos." Gn 42:1 e 2


Assim, os dez irmãos saíram para comprar comida. Dias depois chegaram ao Egito, na companhia de muitos outros que também vieram em busca de provisões. Foi quando à frente de um dos celeiros, eles avistaram o senhor daquela terra. Era José mais velho e com roupas egípcias. 
"José, pois, era o governador daquela terra; ele vendia a todo o povo da terra; e os irmãos de José chegaram e inclinaram-se a ele, com o rosto em terra." Gn 42:6


Seus irmãos não o reconheceram, mas José os reconheceu. Quando esses homens se prostaram na sua presença, imediatamente ele se lembrou do sonho que teve anos atrás. Restava agora testar o que estava no coração deles, após tanto tempo. Teriam eles se arrependido? Ou seriam os mesmos homens maus, que o venderam como escravo? Por causa disso, os tratou com aspereza. 


José os acusou de espionagem e os ameaçou de prisão. Eles não esperavam por isso. A primeira coisa que veio em suas mentes, foi exatamente o pecado que cometeram ao vender seu irmão. 
"Então disseram uns aos outros: Na verdade, somos culpados acerca de nosso irmão, pois vimos a angústia da sua alma, quando nos rogava; nós porém não ouvimos, por isso vem sobre nós esta angústia." Gn 42:21


Amigo leitor, pecados não confessados, tendem a nos acompanhar e nos afrontar quando estamos em dificuldades. A palavra de Deus nos diz, que pecados cometidos não devem ser guardados, mas sim abandonados. Diz o livro de Provérbios:
"O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia." Pv 28:13


Dessa forma, eles foram lançados em prisão durante 3 dias. Após esse tempo, foram soltos, mas com a condição de que um permanecesse e os demais trouxessem na presença de José, o irmão mais novo, Benjamim que havia ficado em casa. Ele usou desse pretexto para  comprovar que aqueles hebreus eram filhos do mesmo homem (portanto uma família) e não espiões. Assim, nove voltaram para casa, munidos de alimentos e suprimentos para a viagem e Simeão permaneceu preso. Só sairia de lá, caso apresentassem Benjamim.


Todo procedimento de José, visava sondar os corações de seus irmãos mais velhos, levá-los ao arrependimento, para depois revelar-se à eles. 
Querido leitor, Deus visa sempre meios de nos salvar, muitas vezes de nós mesmos. Seu amor é infinito, em algumas ocasiões, Ele age da mesma forma. Ele permite que o pecado que cometemos e suas consequências nos achem, sempre visando nos levar ao arrependimento. Quem ama também corrige. Diz o autor em Hebreus:
"Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija? Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos. Além do que, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e nós os reverenciamos; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, para vivermos?" Hb 12:7 a 9


Depois que seus irmãos passaram pela provação e correção, José se revelou para eles. Tudo o que aconteceu a esses homens, é uma figura do que acontece com cada homem e mulher  que abandona o pecado: ao aceitarmos a correção, a Bíblia diz que a face do Pai se revelará a nós. Para tanto, devemos abandonar todos os pecados que possam estar sendo acariciados. 
"Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor." Hb 12:14


Mas o que é o pecado acariciado? Respondo: é aquele que não tem nome, porque geralmente é aquele que mais gostamos. E é esse o maior dilema do cristão, se libertar de algo que proporciona prazer. Quer você hoje, com a ajuda de Deus, se libertar das obras da carne que levam à morte? Jesus anunciou uma recompensa para aqueles que vencerem as paixões desse mundo: 
"Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus." Mt 5:8


Eu anseio, muito em breve, ver meu Salvador face a face e assim contemplá-Lo, na beleza de Sua Santidade. E você?


Assista ao vídeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...