domingo, 6 de fevereiro de 2011

Deus exalta os rejeitados - Ano Bíblico / Gênesis capítulo 30

Para ler Gênesis cap. 30 clique aqui.

No estudo anterior, vimos que Jacó desposou Lia, por causa de um engano de Labão, seu sogro. Embora, Raquel o amasse, não podemos esquecer que tanto ela como sua irmã eram submissas ao seu pai. Provavelmente, Lia amava Jacó em segredo, enquanto esse ainda era solteiro. Quando Labão percebeu o sentimento por parte de sua filha mais velha, obrigou Raquel a temporariamente abrir mão de seu futuro marido, em favor de Lia. A prova disso é a estranha ausência da noiva na câmara do noivo, em plena noite de núpcias.
Assim começou a disputa pelo coração desse homem. Nos primeiros anos,  Lia deu a Jacó  os seguintes filhos:
Rúben -  "O Senhor atendeu a minha aflição, agora me amará mais o meu marido." Gn 29:32
Simeão - "Soube o SENHOR que era preterida e me deu mais este. " Gn 29:33
Levi - "Agora, desta vez, se unirá mais a mim meu marido, porque lhe dei à luz três filhos" Gn 29:34 
No nascimento dos primeiros filhos, percebemos em Lia um só objetivo: conquistar o coração do marido. Já naquela época era comum, o pensamento de que a fertilidade era sinal de benção, por parte de Deus. A esterilidade era vista como um desagrado dos céus com relação à pessoa. Por outro lado, percebemos que Jacó, de fato, não amava Lia, pois ele consegue manter relações sexuais com ela, sem ter nenhum tipo de afeto


Esse é o drama da vida dessa mulher. A pergunta que fica é: Qual será o final de Lia? Porque a tudo isso, Deus observava. Ela não havia conquistado o amor do marido, mas o Senhor tinha algo maior para ela. O tempo passou, e ela deu a Jacó o quarto filho. "De novo concebeu e deu à luz um filho; então, disse: Esta vez louvarei o SENHOR. E por isso lhe chamou Judá; e cessou de dar à luz." Gn 29:35


Percebemos então, a  mudança no coração de Lia. Primeiro, ela buscava filhos para agradar ao marido, mas agora buscou um herdeiro para agradar ao Senhor. Até a sua oração se modificou,pois dissera "esta vez eu louvarei ao Senhor". 


Amigo, perceba que foi dessa mulher rejeitada pelo marido, que saíram duas importantes  linhagens: a dos levitas (filhos de Levi) e a do Messias, pois Jesus descende da raiz de Judá. Lia pode não ter conseguido grandes conquistas materiais ou pessoais, mas foi honrada por Deus com o mais alto privilégio. A geração do Nosso Salvador não veio a partir de Raquel, mas sim, da irmã mais velha. 


Caro leitor, escrevo agora para pessoas que acham não serem importantes para Deus. Mesmo que alguém não dê a você o devido valor ou a tudo que você tem feito, o Senhor tem observado e o recompensará.


Mesmo que o mundo venha a te rejeitar, a exemplo dessa mulher, Deus não rejeitou você. "Porque os montes se retirarão, e os outeiros serão removidos; mas a minha misericórdia não se apartará de ti, e a aliança da minha paz não será removida, diz o SENHOR, que se compadece de ti." Is 54:10


A DISPUTA CONTINUA


"Vendo Raquel que não dava filhos a Jacó, teve ciúmes de sua irmã e disse a Jacó: Dá-me filhos, senão morrerei. Então, Jacó se irou contra Raquel e disse: Acaso, estou eu em lugar de Deus que ao teu ventre impediu frutificar?" Gn 30:1 e 2


A exemplo de sua tia Rebeca, Raquel também era estéril. No primeiro caso, uma orou ao Senhor e foi atendida. No segundo caso a outra buscou, por algum tempo, uma solução humana. Raquel deu a Jacó, Bila sua serva, para que essa gerasse filhos em seu lugar. Bila gerou:
- "Deus me julgou, e também me ouviu a voz, e me deu um filho" Gn 30:6 
Naftali - "Com grandes lutas tenho competido com minha irmã e logrei prevalecer" Gn 30:8


Novamente, o foco continua em conquistar o amor de Jacó. Lia, provocada por sua irmã, decide entrar na competição. Como cessou de dar a luz, ela entregou sua serva Zilpa, para que gerasse filhos com Jacó. Zilpa gerou:
Gade - "Afortunada" Gn 30:11
Aser - "É a minha felicidade! Porque as filhas me terão por venturosa" Gn 30:13


Após esses eventos, Lia resolveu fazer uma contabilidade de sua vida espiritual, e foi honesta, percebendo o caminho que tomara. Ela viu que, em seus passos não estava buscando a direção divina, em sua vida. Temia desagradar a Deus, por isso orou ao Senhor. Ele a ouviu e a recompensou. Lia voltou a conceber. Desta vez,  deu a luz a:
Issacar - "Deus me recompensou, porque dei a minha serva a meu marido." Gn 30:18
Zebulom - "Deus me concedeu excelente dote; desta vez permanecerá comigo meu marido, porque lhe dei seis filhos" Gn 30:20
Diná - Gn 30:21


Raquel, por sua vez, decidiu deixar de lado as soluções humanas e agora, também passou a  buscar a face de Deus. E aconteceu que sua oração foi atendida. A mulher estéril tornou-se mãe de um filho lindo e cheio de vida:
José - "Deus me tirou o meu vexame. Dê-me o SENHOR ainda outro filho." Gn 30:23 e 24


Amados, por mais caótico que possa parecer, foi exatamente assim que começaram as doze tribos de Israel. Às vezes, por mais que nós mesmos, não existe um lar perfeito. Ao longo da vida, tomamos nossas próprias decisões, que resultam muitas vezes em fracassos e  dissabores, que podem comprometer a felicidade de um lar. Mas nem por isso o Senhor abandona famílias, que não deram certo, à deriva no mar da vida. 


A família de Jacó, um tanto despedaçada por ciúmes, contendas e disputas, foi a origem da nação hebraica, numerosa como as estrelas do céu. Essa benção tornou-se real, porque Deus mudou o caráter de Jacó e o exaltou, sobremaneira. 


Jesus ainda hoje, transforma famílias de alcólatras em adoradores do Deus Vivo; famílias aonde o figura do pai não é presente, em poderosos pregadores do evangelho. 


Caro leitor, alguns de nós não pedimos para nascermos, em um determinado lar, mas somente à partir de um encontro com Jesus, é que  o milagre pode  acontecer. A respeito do poder de Deus que transforma vidas, Paulo e Silas declararam: "Responderam-lhe: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa." At 16:31


Deseja você que Jesus entre com salvação hoje, para seu cônjuge e filhos? Vamos orar: "Pai eterno, te pedimos que assim como honraste à Lia, transformando o coração e a mente dela, venha transformar o coração dos meus familiares, para que todos sejamos uma glória e um louvor para o Nome de Deus. Salva o meu lar, é o que pedimos em Nome de Jesus. Amém.


Assista ao vídeo
.

2 comentários:

  1. Paz,que benção é um alimento pr alma,muito bomVocê deve escolher ser feliz e tornar isso possível, com pensamentos positivos, não perdendo nunca o entusiasmo pela vida e pelo amor, mas principalmente, tendo a certeza de que Deus sempre abençoa quem ama e quem faz da vida um prazer.
    Um dia maravilhoso com muita Paz para você

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...