terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O Deus que se compadece de nós - Ano Bíblico / Gênesis capítulo 38

Para ler Gênesis cap. 38 clique aqui.

Ouça essa mensagem aqui

Nesse capítulo, vamos estudar como Deus lida com as nossas fraquezas. Esse texto certamente é uma  das maiores provas de autenticidade da Bíblia, pois em nenhum momento, ela protege seus heróis. Mostra suas falhas tais como aconteceram, as conseqüências de seus erros e principalmente, como Deus alcança grandes pecadores. Tudo está fielmente relatado para que saibamos que, as pessoas que viveram antes de nós não eram perfeitas. Do mesmo modo que elas foram perdoadas e aceitas por Deus, nós também pela fé podemos vencer.

Depois do desaparecimento de José pelas mãos de seus irmãos, Judá se retirou da presença de seu pai, para a terra de Canaã. O motivo disso talvez, fosse o clima pesado que estava naquela casa, desde a "perda" do irmão mais novo. O fato é que ele havia sido vendido como escravo, mas somente seus irmãos sabiam da verdade. 
Na terra dos cananeus, Judá fizera  amizade com Hira, o adulamita. Foi através dele, que conheceu uma moça, filha de Sua, o cananeu. Ele casou-se com essa cananéia, e teve com ela três filhos: Er, Onã e Selá.
Er  logo tornou-se adulto e o pai lhe arrumou uma noiva:
  "Judá, pois, tomou uma mulher para Er, o seu primogênito, e o seu nome era Tamar. Er, porém, o primogênito de Judá, era mau aos olhos do SENHOR, por isso o SENHOR o matou." Gn 38: 6 e 7

Por algum pecado grave, esse moço acabou morrendo. Sua mulher estava viúva e sem filhos. De acordo com os costumes daquela época, o cunhado deveria desposa-la e gerar um filho em memória de seu falecido irmão. A isso, nós chamamos de Levirato.
"Então disse Judá a Onã: Toma a mulher do teu irmão, e casa-te com ela, e suscita descendência a teu irmão. Onã, porém, soube que esta descendência não havia de ser para ele; e aconteceu que, quando possuía a mulher de seu irmão, derramava o sêmen na terra, para não dar descendência a seu irmão. E o que fazia era mau aos olhos do SENHOR, pelo que também o matou." Gn 38: 8-10

Dois irmãos. Duas mortes. Dupla viuvez. Quando Onã interrompia o coito com sua esposa (daí o termo Onanismo) ele não apenas anulava o nascimento de um herdeiro, mas principalmente, estava impedindo a linhagem messiânica que havia sido prometida à geração dos justos, desde Adão. Onã sabia disso e por esse motivo, morreu. Nesse momento, nos cabe perguntar: que tipo de educação Onã recebeu de sua mãe cananéia,  para cometer tamanha irreverência?

Não sabemos se Er, o filho mais velho de Judá, teve o mesmo comportamento com Tamar, mas o fato é que o inimigo estava trabalhando para destruir aquela família, e tentando  impedir por antecipação,  a vinda do Messias.
Judá pediu à sua nora para que ficasse na casa de seus pais, até que Selá, ficasse adulto e lhe fosse dado por esposo. 
O fato é que, não muito tempo depois, Judá perdeu sua esposa. Só lhe restou agora, da  família que ele havia constituìdo, o filho mais novo. Provavelmente, temendo que esse também morresse, não o deu por marido à sua nora.

  TAMAR, A MULHER QUE ENGANOU JUDÁ

"E deram aviso a Tamar, dizendo: Eis que o teu sogro sobe a Timna, a tosquiar as suas ovelhas. Então ela tirou de sobre si os vestidos da sua viuvez e cobriu-se com o véu, e envolveu-se, e assentou-se à entrada das duas fontes que estão no caminho de Timna, porque via que Selá já era grande, e ela não lhe fora dada por mulher.E vendo-a Judá, teve-a por uma prostituta, porque ela tinha coberto o seu rosto."  Gn 38: 13-15

As viúvas daquela época não tinham direito à pensão ou herança. Deveriam trajar-se com roupas de luto para rebuscar as espigas que caíam pelo caminho. Era a forma de sobrevivência daquele tempo.
Tamar provalvemente sabia que Judá, seu sogro, era um homem entregue às suas próprias paixões. Quando soube que ele vinha chegando, tirou as vestes de viúva, disfarçou-se e colocou-se à porta da cidade.
Quando Judá a viu, não sabia que era a sua nora, pois ela usava  um véu sobre o rosto. Logo, sugeriu-lhe terem intimidades por um preço:
"E ele disse: Eu te enviarei um cabrito do rebanho. E ela disse: Dar-me-ás penhor até que o envies? Então ele disse: Que penhor é que te darei? E ela disse: O teu selo, e o teu cordão, e o cajado que está em tua mão. O que ele lhe deu, e possuiu-a, e ela concebeu dele." Gn 38: 17 e 18

Esses três, o selo, o cordão e o cajado eram objetos tão pessoais como são os documentos em nossa atualidade, pois traziam nome, polimento ou alguma gravura que lembravam seu legítimo portador.
Claro que mais tarde, a mulher não foi localizada, quando Judá enviou Hira com o pagamento, para recuperar seus objetos deixados com ela. Tamar voltou para casa e o tempo passou.
"E aconteceu que, quase três meses depois, deram aviso a Judá, dizendo: Tamar, tua nora, adulterou, e eis que está grávida do adultério. Então disse Judá: Tirai-a fora para que seja queimada. E tirando-a fora, ela mandou dizer a seu sogro: Do homem de quem são estas coisas eu concebi. E ela disse mais: Conhece, peço-te, de quem é este selo, e este cordão, e este cajado. E conheceu-os Judá e disse: Mais justa é ela do que eu, porquanto não a tenho dado a Selá meu filho. E nunca mais a conheceu." Gn 38:24-26

O medo de Judá de cumprir com a promessa feita a Tamar, fez com que esse homem caísse em grande pecado. O incesto o marcou profundamente, fazendo com que ele nunca mais a tocasse. Tamar deu à luz a gêmeos, Perez e Zerá, sendo que o primeiro é ancestral direto do Salvador. 
"E Judá gerou, de Tamar, a Perez e a Zerá; e Perez gerou a Esrom; e Esrom gerou a Arão."
Mt 1:3

Tamar tomou seu destino com as próprias mãos, e deu continuidade à linhagem Daquele que morreria em favor de toda a humanidade.Veja que Jesus poderia descender de uma linhagem real, nobre ou de gente muito importante. Mas o Salvador preferiu que os pecadores fizessem parte da  Sua história, pois não se envergonha daqueles que crêem em Seu Nome.

Rubén, Simeão, Levi e Judá. O primeiro dos filhos de Jacó era adúltero, pois envolveu-se com a mulher de seu próprio pai. O segundo e o terceiro eram violentos, pois dizimaram uma vila inteira, por mera vingança. O quarto, não conseguia reprimir seus impulsos sexuais. 

Por mais que não possamos compreender, Deus tem um coração pronto para perdoar pecados e poder para mudar nossa natureza carnal. Só Ele pode reverter situações desesperadamente feias, ruins em algo positivo. Os filhos de Jacó são um exemplo disso. Falharam, pecaram, mas se arrependeram e foram aceitos como filhos de Deus. Não há ser humano que tenha ido tão longe, que não possa ser alcançado pela graça de Jesus:
"Não nos tratou segundo os nossos pecados, nem nos recompensou segundo as nossas iniqüidades. Pois assim como o céu está elevado acima da terra, assim é grande a sua misericórdia para com os que o temem. Assim como está longe o oriente do ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões. Assim como um pai se compadece de seus filhos, assim o SENHOR se compadece daqueles que o temem. Pois ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó." Sl 103:10-14

Se você amigo leitor, também já foi longe demais, não desista. Certamente, esse capítulo só existe na  Bíblia, porque Deus pensou em você. Ele sabia que, algum dia, você se acharia indigno do perdão e da misericórdia Dele, por erros que tenha cometido.

 Mas lembre-se: assim como Ele perdoou Judá, Tamar e tantos outros, Ele pode, por meio do sangue de Seu Filho Jesus, cancelar nossos pecados ,trazer paz aos que se encontram  em aflição, fazer de cada pecador  uma nova criatura e escrever o nome dos que confiam Nele, no Livro da Vida. E por qual razão  Deus faz tudo isso, por mim? Ou por você ? Por amor, apenas  amor. Não há nada que possamos oferecer que pague por esse presente, da parte Dele.
Seja feliz com Jesus, recebendo a graça  e a paz no seu viver.

Assista ao vídeo:
                         ,

9 comentários:

  1. Mensagem maravilhosa. Realmente o amor do nosso Deus Triuno é inexplicável, algo que nunca vamos compreender, mas devemos apenas aceitar, que Ele fará o resto por nós.

    Bjs e paz Grê

    ResponderExcluir
  2. Já havia até mesmo falado sobre o amor de Deus em uma de minhas postagens lá no blog. É esse amor é realmente inexplicável, tentamos um pouquinho chegar perto de explicar, mas não dá, é muito mais que imaginamos.

    E Glórias a Deus por isso! Que vivamos com nosso Pai por toda a eternidade para que possamos desfrutar deste amor!

    Bela mensagem! Deus te abençoe!!

    ResponderExcluir
  3. Mensagem muito boa, as vezes pecamos contra o Senhor e nos sentimos indignos, ou nos maltratamos por fraquezas de caráter, na bíblia muitos personagens foram muito ilustres como José e sentimos vontade de ser como eles, mas até "O homem segundo o coração de Deus", Davi teve suas fraquezas e falhas, prossigamos assim para o alvo, olhando sempre para Jesus, autor e consumador da nossa salvação. Amém.

    ResponderExcluir
  4. Valeu irmão Marcelo por mais uma abençoadora mensagem.
    Assim como estes, muitos são os exemplos que o Senhor nos deixou em sua palavra a cerca do perdão, afim de nos mostrar que independente do pecado que cometemos, Ele está sempre disposto a nos perdoar.
    Deus te abençõe irmão Marcelo!
    Maurinei,
    http://fiqueligadobloggospel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Marcelo,Cada dia que passa, encontro Blogs realmente edificantes e que complementa o outro.E o seu e um deles. Que Vc continue estando disponível para que o Espírito Santo usa-lo para edificação de muitas vidas. Sempre. Realmente "DEUS NÃO NOS TRATA SEGUNDO OS NOSSOS PECADOS". se Ele nos tratasse assim estaríamos perdido!! Glorifico a Deus por ter enviado o seu filho amado para se entregar por nós.

    Fique na Paz o Senhor!!!

    ResponderExcluir
  6. O amor de DEUS por nós é tão grande, que mesmo sabendo que nossa vontade é errar, ELE coloca dentro de cada um o ESPÍRITO SANTO, para que possamos ser conduzidos em toda verdade, e tenhamos chance de sermos salvos, bela abordagem meu irmão, continuemos firmes da caminha que nos foi proposta, graça e paz.

    ResponderExcluir
  7. Excelente texto.

    Quero aproveitar para divulgar que estou sorteando um exemplar do livro O Monge e o Executivo em meu blog (Vivendo Como Servo).

    Para concorrer, basta deixar um comentário dizendo: "quero participar".

    Mais informações:
    http://vivendocomoservo.blogspot.com/2011/02/sorteio-da-biblia.html

    Que Deus o abençoe

    ResponderExcluir
  8. PAz do Senhor Marcelo! olha que mensagem maravilhosa, quando pecamos mesmo não merecendo O Senhor nos perdoa o importante é nunca desistir de prosseguir mesmo as vezes com falhas o SEnhor nos da força e segura em nossas mãos e não nos deixa caidos pelo caminho. Que o Senhor continue te dando inspiração.Fica na PAz!

    ResponderExcluir
  9. Sem dúvida o Antigo Testamento é o retrato do crente e do incrédulo que não conhece a Deus,pois se essa história houvesse acontecido no período inicial do Novo Testamento, e fosse contada por Paulo, seriam contada de outra forma. A sorte de Judá que aquele tempo foi um tempo obscuro,e de pouca compreensão sobre as verdades espirituais.
    Incrível que Judá tenha possuido Tamar e mesmo assim não tenha visto o rosto dela.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...