sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Quem ama é reverente a Deus - Ano Bíblico / Gênesis capítulo 28

Para ler Gênesis cap. 28 clique aqui. 


Jacó precisa partir. O clima entre ele e seu irmão Esaú continua não sendo um dos melhores. 
"Isaque chamou a Jacó e, dando-lhe a sua bênção, lhe ordenou, dizendo: Não tomarás esposa dentre as filhas de Canaã. Levanta-te, vai a Padã-Arã, à casa de Betuel, pai de tua mãe, e toma lá por esposa uma das filhas de Labão, irmão de tua mãe." Gn 28:1 e 2 


Essas palavras traduzem a preocupação tanto de Isaque quanto de Rebeca, de que Jacó não cometa o erro de seu irmão, pois Esaú havia tomado para si as filhas de Hete como esposas. Por isso o enviaram a uma casa específica, a de Betuel em Padã-Arã. 
Em princípio, estamos contemplando um Jacó que ainda não tem um relacionamento muito sólido com Deus, mas o exílio mudará totalmente a sua vida. 


Caro leitor, muitas vezes não entendemos porque somos separados dos amigos, de pessoas com as quais trabalhamos e até mesmo de igrejas. Mas todos aqueles que foram exilados na Bíblia, voltaram com sua fé transformada. Moisés foi enviado ao deserto e voltou de lá, profeta de Deus. Davi se exilou da presença de Saul e retornou do deserto, homem segundo o coração do Senhor e futuro rei de Israel. Até mesmo Jesus foi conduzido ao deserto, pelo Espírito Santo. E ao final de quarenta dias, retornou vitorioso sobre o arqui-enganador. O próprio Jacó voltará anos mais tarde da experiência do exílio, totalmente transformado. De enganador ele se tornará em príncipe de Deus. 
Portanto amigo, não se engane, qualquer ser humano que tenha enviado você ao deserto da vida, inconscientemente, ele investiu na sua experiência pessoal como servo de Deus. 


Enquanto isso, Esaú tenta administrar sua vida, pois "vendo, ainda, que Jacó, obedecendo a seu pai e a sua mãe, fora a Padã-Arã; sabedor também de que Isaque, seu pai, não via com bons olhos as filhas de Canaã, foi Esaú à casa de Ismael e, além das mulheres que já possuía, tomou por mulher a Maalate, filha de Ismael, filho de Abraão, e irmã de Nebaiote." Gn 28:7 a 9. 


Esaú sentia que precisava mudar. Ao tomar para si uma mulher ismaelita, ele tenta dessa forma agradar a seus pais. O problema é que ele ainda continua ligado a uma vida totalmente errada. 


Jesus nos convida a termos uma nova experiência diariamente com Ele.
Chama homens e mulheres que sofreram ao longo da vida, por causa de escolhas desastrosas, a viverem uma nova carreira de fé, que só é possível pelo poder do Amor Divino.  Não aprova, porém, continuarmos vivendo no pecado. A vida de Esaú reflete o conceito da maioria das pessoas: tem conhecimento acerca da vontade de Deus, sabem o que agrada e desagrada ao Senhor, porém não tem forças para abandonar velhos hábitos. 


Amigo, o segredo de uma vida vitoriosa, é não permitir que Deus faça parte de nossas vidas, mas Ele deve ser a nossa vida. Certa vez o Mestre disse: "Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento." Mt 22:37


Não posso enganar você: assim como Esaú, haverão momentos em que você não conseguirá amar ao Senhor com todo o seu coração. E quando essa hora chegar, ame a Deus de toda a sua alma. Porém, devo alertá-lo que, talvez os cuidados desse mundo, não permitam que você ame ao Senhor com a integridade de sua alma. E se esse instante um dia chegar para você,   deves amá-Lo com todo o seu entendimento. Ame, ame e ame.... este é o verdadeiro sentido da comunhão com Deus. 


RELACIONANDO-SE COM DEUS


"E sonhou: Eis posta na terra uma escada cujo topo atingia o céu; e os anjos de Deus subiam e desciam por ela. Despertado Jacó do seu sono, disse: Na verdade, o SENHOR está neste lugar, e eu não o sabia. E, temendo, disse: Quão temível é este lugar! É a Casa de Deus, a porta dos céus." Gn 28: 12, 16 e 17


De caminho a Harã, após ter viajado por algumas horas, Jacó sentiu-se cansado, pois a noite se aproximava. Deitou-se no chão, tomou uma pedra por travesseiro e dormiu. À noite em sonhos, Deus o visitou. Jacó viu uma representação do Messias vindouro, ao contemplar uma escada que tocava o cume dos céus. Esse sonho revelava que Jesus é a ligação entre Deus e o homem. Anjos subiam e desciam por essa escada. 
Desperto de seu sono, Jacó entendeu uma importante lição. Deus é Santo e qualquer que seja o ambiente aonde o Senhor estiver, torna-se santo também. Muitas vezes, pensamos que apenas o ambiente religioso é objeto da presença de Jesus. 
No texto acima, porém, o Senhor não estava na igreja, mas estava em lugar aberto. Ou seja, santos devemos ser na casa de Deus como também na rua, no ambiente escolar e dentro de nossa casa, aonde achamos que não há problema algum em fazermos coisas erradas, quando achamos que ninguém está vendo. 


Devemos ser reverentes, principalmente, quando achamos que Deus não levará em conta os pequenos escorregões que damos, quando nenhum irmão de igreja está vendo. 


Paulo afirmou em uma de suas cartas: "Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo. Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço." Rm 7:18 e 19

Como ele, não temos forças para praticarmos o bem. Somos desesperadamente falhos e imperfeitos. Você já desanimou alguma vez por causa desse problema? Paulo também. "Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?"  Rm 7:24
No entanto, o Espírito Santo mostrou a ele o caminho que devemos seguir. Exultante, o apóstolo declara: "Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor. De maneira que eu, de mim mesmo, com a mente, sou escravo da lei de Deus, mas, segundo a carne, da lei do pecado." Rm 7:25


Amados, assim como esse homem, hoje todos nós podemos dizer com alegria e confiança "graças a Deus por Jesus Cristo Nosso Senhor". Somente Ele tem o poder de livrar o nosso corpo dessa morte  e reverter o nosso estado de miséria em glória, da parte de Deus. 


Quero concluir com um pensamento do grande reformador Martinho Lutero. Quando você estiver sem esperanças, repita o texto a seguir: "Quando olho para mim não vejo como me salvar, mas quando olho para Cristo não vejo como me perder." 


Cristo,  é o nosso Único, Exclusivo e Suficiente Salvador. Se você ainda não o fez, entregue sua vida a Ele para ter os pecados perdoados e o seu nome inscrito no Livro da Vida.


Que Deus abençoe a cada um de nós.


Assista ao vídeo

4 comentários:

  1. Poxa irmão Marcelo, falou profundo comigo essa mensagem heim! A algum tempo o Senhor me tem separado de alguns amigos e lugares, confesso te que a dor é muita, mas creio que Deus está com isso tranformando a minha fé também!
    Obrigado novamente meu irmão, e que Deus continue a te inspirar, usar e abençoar em nome de Jesus!
    Um abraço.
    Maurinei...
    http://fiqueligadobloggospel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Deus continue te usando meu pastor!
    A palavra de Deus é Poderosa...
    Glória a Deus! Glória a Deus!


    A paz do Senhor!
    Na Graça do Pai...
    Espero que eu possa recomendar!

    ResponderExcluir
  3. Paz do Senhor Marcelo Parabéns pela mensagem muito profundo louvado seja Deus, Que o Senhor continue te usando, continue com essa inspiração Fica na Paz.http://www.overboedeus.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Por falta de reverência o cristianismo não foi entendido por Gandhi,"Muita coisa que passa como sendo cristianismo é a negação do Sermão da Montanha". os ingleses eram cristãos e ainda o são, mas se comportaram como pagãos no domínio da índia. A irreverência era tão às claras como também de forma oculta. Talvez ou com muita certeza a irreverência seja o maior obstáculo na mudança do povo brasileiro. O que vê o povo na Igreja e nos Cristãos nesse século? Reverência ao sagrado? Basta ver os escândalos na mídia, a irreverência é uma marca indesejada que temos que supera nesse fim de século.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...