terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Recebendo felicidade da parte de Deus- Ano Bíblico / Gênesis capítulo 27

Para ler Gênesis cap. 27 clique aqui.


A história de hoje, fala sobre um dos maiores dramas do coração humano. Por que será que alguns buscam a felicidade a todo custo, mesmo que  por caminhos escusos? Por que será que o ser humano é competitivo a ponto de prejudicar outros,  em nome de vantagens pessoais?
O texto ensina que Isaque  estava no leito de morte. Sabia que partiria e  mandou chamar seu filho mais velho para a hora mais solene : a benção da primogenitura.
Pediu pra Esaú sair em busca de uma caça, preparar um cozido dela e traze-la para ele.
Rebeca ouviu o que seu marido dissera. Sem demora, pediu pra Jacó trazer dois cabritos do curral,  porque ela mesma faria a refeição e ambos enganariam o idoso Isaque, fazendo com que ele abençoasse o caçula em lugar do mais velho.
Isso era ético? Mãe  e filho sabiam que não. Mas estavam dispostos a pagar o preço pelo engodo que estavam planejando. Rebeca tinha preferência especial por Jacó, e ela ponderava em seu coração que Esaú não era digno da benção do pai, por alguns motivos: 


1)Ela recebera em sua gestação a profecia ,por parte de Deus, de que "o maior serviria o menor"- Gn 25:23
2) Esaú havia desprezado seu direito de primogenitura, em troca de um prato de comida - Gn 25:34
3)Mais tarde, esse filho mais velho tomara para si duas esposas , trazendo  assim,  pecado sobre ele mesmo e discórdia na família. - Gn 26: 34 e 35


O fato é que as cenas a seguir giram em torno de um único propósito: a busca de um futuro brilhante para Jacó. Afinal, na ausência do pai, ele é quem comandaria os negócios da família, governaria  o lar, e por aí vai...
Caro leitor, felicidade apoiada na destruição do outro, não é felicidade. Enquanto aqui vivermos, não podemos ser lembrados como pessoas que deixaram um rastro de destruição  por onde passaram, para chegar aonde chegaram. Esse era o problema de Jacó. E o de Rebeca também.Quando a mãe propõe a  ele  enganar o pai, Jacó não tem preocupação se isso é  errado ou não. Sabe o que ele diz? Mais ou menos assim "Esaú, meu irmão, é homem cabeludo, e eu, homem liso". Gn 27: 11
A preocupação dele não é se isso é ético, se Deus vê como transgressão, mas se mostra preocupado em como tripudiar, sem ser descoberto. Existe no coração dele uma tendência pra enganar, mas ele não consegue dominar essa área da vida dele.
E o resultado final foi que, agindo assim com desonestidade,  perdeu a amizade do irmão por muitos anos, com risco inclusive  de ser morto por ele. Será que tudo  tinha que ser mesmo dessa forma ou Deus já havia provido um outro caminho, uma vez que a benção  praticamente estava  destinada a ele? Caro leitor, assim como Jacó,  todos nós temos  falhas, pequenas ou grandes, que não conseguimos dominar. Mas a boa notícia do Evangelho é que, não precisamos ser reféns de nossas tendências pecaminosas, pois  existe uma solução para as nossas fraquezas. Chama-se o poder de Deus. Veja o que diz a 2ª carta aos Coríntios:
E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte. II Co 12: 9 a 10.
Esse poder se encontra disponível hoje, no tempo do fim, para todo aquele que dele necessita.
Perguntada por Jacó,  se a decisão tomada por eles, traria algum problema se fossem revelados, Rebeca respondeu assim: "Caia sobre mim essa maldição, meu filho; atende somente o que eu te digo, vai e traze-mos" Gn 27:13


E o que foi que  ela colheu? Presenciou  a ameaça de morte de Esaú a Jacó e teve que mandar esse último embora de casa, para que o pior não acontecesse. Provavelmente depois disso, nunca mais viu seu caçula em vida. Será que pra ela, realmente valeu a pena?




Sabe leitor, todos nós temos um pouco de Rebeca, em algum momento da vida. Fazemos coisas loucas, absurdas até, depois dizemos: 'Que nada ! Isso não dá problema nenhum. E se der, lá na frente eu acerto!" O problema é que, "lá na frente" quando tivermos que enfrentar a situação na forma de prestação de contas,  ninguém vai querer pagar o preço.
É mais ou menos a situação de alguém que fuma. Sabe que o cigarro faz mal, causa câncer, reduz a expectativa de vida, mas o fumante diz assim: "Já sei de tudo isso, mas esse cigarro é tão bom, é tão gostoso que ele vale sim, alguns anos de vida a menos pra mim" .
 Esse é o real motivo de alguns estragarem a saúde. Pecamos, para sermos bem resolvidos....pecamos,  para ter felicidade. Anos mais tarde porém, consumido pelo câncer, respirando por aparelhos na sala de uma U.T.I, nenhum fumante vai querer pagar o alto  preço.


 Amado, Deus não nos criou para sermos escravos. Nem de nós mesmos.
Precisamos desassociar felicidade de coisas, dinheiro ou títulos, porque se algum deles falharem , nunca poderemos ser felizes: sempre estará faltando algo que nos preencha. Ninguém deveria   depender  de item algum para ser  feliz.Você  e eu precisamos depender apenas, da graça e do amor  de Deus em nós.
Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos. Mc 10:45


O trabalho do resgatador, no tempo bíblico, era libertar cativos que haviam sido vendidos por causa de alguma dívida. Era ele que, movido de compaixão pela situação do cativo, pagava do próprio bolso, para pô-lo em liberdade. Esse é o papel de Cristo: libertar aqueles que estão sob o jugo da escravidão do pecado. Através de Seu precioso sangue, fomos resgatados de uma vida vazia e infeliz. Que você receba hoje , a liberdade por meio de Cristo Jesus. Amém!


Assista ao vídeo:

2 comentários:

  1. Realmente buscamos a felicidade a qualquer preço, muitas vezes de forma errada e depois não queremos pagar o preço das consequências. Que Cristo possa nos modificar, pois a verdadeira felicidade estará no céu ao lado de Dele. Que estejamos lá um dia. Amém. Bjs e paz Grê

    ResponderExcluir
  2. Olá meu irmão!
    A felicidade que buscamos nas coisa passageiras, certamente será passageira. Somente em Cristo Jesus encontraremos a verdadeira e eterna felicidade. Ótima mensagem meu irmão!
    Deus te abençõe!
    Maurinei...
    http://fiqueligadobloggospel.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...