quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

A verdadeira riqueza - Ano Bíblico / Gênesis capítulo 36

Para ler Gênesis cap. 36 clique aqui

Ouça essa mensagem aqui

O que há para se aprender em uma genealogia, com suas centenas de nomes, desconhecidos para a maioria de nós? Um olhar atento ao capítulo, que trata da descendência de Esaú, nos traz um importante ensino: o de que a prosperidade material nem sempre tem haver com fé. Esaú é tido nas escrituras como alguém averso a religião:
"E ninguém seja devasso, ou profano, como Esaú, que por uma refeição vendeu o seu direito de primogenitura. Hebreus 12:16

Entretanto, mesmo depois de haver perdido seu direito de primogênitura para Jacó, tornou-se um homem rico e muito próspero, a despeito de viver fora dos preceitos divinos. Abandonou seu nome de batismo Esaú para se tornar em Edom. Essse nome por ele adotado significa vermelho. Mas qual o sentido dessa mudança? 
Nos tempos antigos, a cor vermelha estava identificada com o pecado. Diz a Palavra, por meio do profeta Isaías:
"Vinde então, e argüi-me, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã." Isaías 1:18 (grifos meus).

Ao que parece, Esaú viveu inteiramente para o pecado, daí o fato dele ser lembrado como alguém devasso e profano. Deus havia lhe dado a montanha de Seir como possessão, mas Esaú voltou-se para os seus projetos, abandonando por completo, ao Senhor.
"E Esaú tomou suas mulheres, e seus filhos, e suas filhas, e todas as almas de sua casa, e seu gado, e todos os seus animais, e todos os seus bens, que havia adquirido na terra de Canaã; e foi para outra terra apartando-se de Jacó, seu irmão; Porque os bens deles eram muitos para habitarem juntos; e a terra de suas peregrinações não os podia sustentar por causa do seu gado. Portanto Esaú habitou na montanha de Seir; Esaú é Edom." Gn 36:6-8

Seu irmão Jacó herdou as promessas de Deus, porém com muitas lutas e aflições. Aliás, toda geração eleita passou por uma série de problemas, até conseguir se estabelecer como nação. Jacó e sua família eram um pequeno povo. E os filhos de Edom tornaram-se poderosos. Todos os seus descendentes foram príncipes e reis. A busca por prosperidade, fez aquela geração chegar aonde poucos conseguem, mas na batalha pela vida, perderam suas próprias almas. Tornaram-se uma geração que, por suas próprias escolhas, estava madura para a destruição:
"Mas no monte Sião haverá livramento, e ele será santo; e os da casa de Jacó possuirão as suas herdades. E a casa de Jacó será fogo, e a casa de José uma chama, e a casa de Esaú palha; e se acenderão contra eles, e os consumirão; e ninguém mais restará da casa de Esaú, porque o SENHOR o falou." Obadias 17-18;

Portanto, ser próspero não é sinal de espiritualidade. Mais do que bens materiais em abundância ou muito dinheiro, o que realmente precisamos, na maioria das vezes, é de paz para dormir. Devemos escolher com sabedoria, o tipo de  conduta que abraçaremos em nosso viver, pois ela aponta para aonde passaremos a eternidade. Certa vez , o Salvador declarou:
"Não ajunteis para vós tesouros na terra; onde a traça e a ferrugem os consomem, e onde os ladrões minam e roubam; mas ajuntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem os consumem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração." Mt 6:19-21

Amigo leitor, não devemos permitir que a exagerada busca pelo material se torne um laço no tocante à salvação. Lembre-se sempre: tribulações levam à provação, mas prosperidade sempre leva à tentação. Tiago escreveu:
Ouvi, meus amados irmãos: Porventura não escolheu Deus aos pobres deste mundo para serem ricos na fé, e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam? Tiago 2:5

O Pai Celeste nos convida a olharmos além, para o futuro, aonde está a verdadeira riqueza. Os que são ricos na fé, herdarão todas as coisas. Porém, não em um mundo corrompido e pecaminoso, como aconteceu com a descendência de Esaú, mas sim, num  reino eterno, no porvir. Disse João em Patmos:
"E levou-me em espírito a um grande e alto monte, e mostrou-me a grande cidade, a santa Jerusalém, que de Deus descia do céu. E tinha a glória de Deus; e a sua luz era semelhante a uma pedra preciosíssima, como a pedra de jaspe, como o cristal resplandecente."  Ap 21:10-11

Deus preparou para os salvos uma cidade feita de ouro, nos céus. Ela é um presente Dele, para todo pecador arrependido e transformado pelo poder divino.
Enquanto aqui vivermos, devemos refletir em nossa vida, os valores do reino. Não basta apenas ter diante dos homens  uma boa reputação: mas o que valerá para Deus,  é termos um excelente caráter, que só é possível quando nos permitimos ser moldados pelo Senhor, nas lutas e aflições do dia-a-dia. 
Amigo, a entrada nesse reino é assegurada quando aceitamos o sangue de Jesus, derramado na cruz, em favor de toda a humanidade. Foi Ele quem se entregou por amor, sendo pregado no madeiro, para nos dar a vida eterna. Por meio de Sua morte e ressurreição, somos novas criaturas. 
"Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestes {no sangue do Cordeiro} para que tenham direito à arvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas." Ap 22:14

Lá, os remidos andarão por ruas de ouro e o pecado  nunca mais existirá. Que sejamos prósperos em amor e bondade, para dessa forma alcançarmos inestimável tesouro, que é estar, um dia,  ao lado do Pai e de Seu filho Jesus.

Assista ao vídeo:

5 comentários:

  1. Ótima mensagem Marcelo parabéns definitivamente a nossa riqueza esta no céu fica na Paz.

    ResponderExcluir
  2. Que benção heim meu irmão Marcelo! Sempre que leio a cerca de nossa morada celestial é difícil não para para pensar quão maravilhoso será!
    Realmente nada que possamos ter de material pode se comparar com o que teremos lá.
    Deus te abençõe irmão,
    Maurinei...
    http://fiqueligadobloggospel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. A paz do Senhor Jesus meu irmão, glorias a Deus pelo sangue de seu filho Jesus na cruz que nos garante esta benção de morar para sempre no reino dos céus bastando apenas crer Nele aleluia.
    Deus lhe abençoe em nome de Jesus nosso salvador.

    Wilson Elias Cirino
    (elias1973.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  4. mensagem abençoada!!!!

    sempre quando estamos com problemas, ficamos o tempo todo aos pés de Jesus, mas quando estamos recebendo muitas benções a uma grande probabilidade de pecarmos mais.

    Deus abençoe
    Sandra Rocha

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito! Quão desprezíveis são todas essas coisas diante das que nos estão propostas! Mas o coração é teimoso. Que a oração e a Palavra o inclinem ao correto lugar!
    Abraço

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...