domingo, 20 de fevereiro de 2011

Viver a mentira ou viver a Palavra - Ano Bíblico / Gênesis capítulo 37

Para ler Gênesis cap. 37 clique aqui. 

Ouça essa mensagem aqui.

Passado o tempo, Isaque faleceu. Israel estava morando na terra das peregrinações de seu pai, aonde ele e seus filhos resolveram se estabelecer. Tinha Jacó doze filhos, mas a um ele amava em especial: esse era José,  porque ele era o filho da sua velhice e lembrança viva de sua falecida esposa Raquel. 
Esse jovem, aos 17 anos, tinha como característica, a honestidade. Seu pai o encarregou de vigiar seus irmãos mais velhos, quando esses iam para o campo pastorear as ovelhas. Quando acontecia algo de errado entre eles, José não escondia nada de Jacó. Por causa disso, seus irmãos passsaram a odiá-lo.
José, é  sem dúvida, um dos homens mais notáveis do VT, por amar e defender a verdade a todo custo, em detrimento das perseguições que viesse a sofrer. 


Amigo leitor, vamos falar hoje, sobre uma realidade em que pouco de nós estamos preparados: andar na verdade. Ela tem um preço, muitas vezes alto, que é a incompreensão e perseguição, até mesmo por parte de pessoas próximas.


O genuíno evangelho não tem espaço para ovações ou aplausos, porque ele fala de coisas que gostaríamos de evitar. A honestidade de José era uma constante repreensão aos seus irmãos mais velhos. Não fazer o gosto popular, pode ter seus efeitos colaterais. 


Por outro lado, a preferência de Israel por esse filho, gerou ainda mais ciúmes por parte dos demais. "E Israel amava a José mais do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores.Vendo, pois, seus irmãos que seu pai o amava mais do que a todos eles, odiaram-no, e não podiam falar com ele pacificamente." Gn 37:3 e 4


Predileção na criação dos filhos deve ser evitada, pois ao passo que se eleva um, abate-se o outro. Como pais, devemos ter prudência no trato daqueles que Deus colocou em nossa responsabilidade, para que em nosso lar, apenas Cristo e Seu Amor sejam exaltados. 


DEUS REVELA O FUTURO


José teve 2 sonhos da parte de Deus. Distintos em sua forma, porém com o mesmo significado. No primeiro, onze feixes se levantavam e depois se inclinavam diante do feixe de José. No segundo, o sol, a lua e onze estrelas, se inclinavam diante dele. O sentido de ambos era que, anos mais tarde, sua família encontraria auxilio da parte do irmão mais novo, o que era inaceitável para os costumes da época. 


Contar essas revelações aos seus familiares, só atiçou em muito a antipatia que seus irmãos  sentiam, em relação a ele. Sem eles perceberem, estavam permitindo que o maligno semeasse contendas dentro daquela família. 


Como pecadores, muitas vezes, acabamos dando lugar a sentimentos carnais, que trazem divisão onde justamente não deveria haver: dentro do lar. 
Sobre essa triste realidade, declarou o profeta Miquéias:  "Não creiais no amigo, nem confieis no vosso guia; daquela que repousa no teu seio, guarda as portas da tua boca. Porque o filho despreza ao pai, a filha se levanta contra sua mãe, a nora contra sua sogra, os inimigos do homem são os da sua própria casa. Eu, porém, olharei para o SENHOR; esperarei no Deus da minha salvação; o meu Deus me ouvirá." Mq 7:5 a 7


Amigo leitor, o nosso lar pode ser um pedacinho do céu. Lá não deveria haver contendas, pois é nesse ambiente, que nos guardamos dos males que estão do lado de fora. 
É lá, que amanhecemos, diariamente, ao lado daqueles que amamos. É lá, que encontramos o maior tesouro que temos nesse mundo, nossa família. Se nesse ambiente existe a discórdia, Deus pode fazer um milagre. Quando a luz chega, as trevas devem sair. E isso se torna possível, por meio Daquele que originalmente criou a família: Deus. 
De acordo com o profeta, devemos dobrar nossos joelhos, clamar a Deus e:
  • olhar para o Senhor;
  • esperar no Deus de nossa salvação e;
  • crer que Ele nos ouvirá.
Jesus deseja trazer Salvação para o seu lar, por mais difícil que seja o caso de vocês, confie Nele. 

Certo dia, o jovem José, recebeu de seu pai a tarefa de ver como seus irmãos e o seu gado estavam, em Siquém. Para tanto, esse moço faria um percurso de 80 km, partindo de Hebrom até chegar ao seu destino. Quando finalmente lá chegou, não os encontrou. "
E achou-o um homem, porque eis que andava errante pelo campo, e perguntou-lhe o homem, dizendo: Que procuras? E ele disse: Procuro meus irmãos; dize-me, peço-te, onde eles apascentam. E disse aquele homem: Foram-se daqui; porque ouvi-os dizer: Vamos a Dotã. José, pois, seguiu atrás de seus irmãos, e achou-os em Dotã." Gn 37:15 a 17


De Siquém a Dotã, José andou mais 40 km. Quando estava chegando por lá, seus irmãos o avistaram de longe. E começaram a conspirar para matá-lo! Por que planejavam algo tão vil assim?  Na verdade, o real motivo da covardia, é encontrado no diálogo entre eles: "Vinde, pois, agora, e matemo-lo, e lancemo-lo numa destas covas, e diremos: Uma fera o comeu; e veremos que será dos seus sonhos." Gn 37:20 


Por mais incrível que possa parecer, eles estavam dispostos a matar o próprio sangue, para que a Palavra de Deus não se cumprisse entre eles. O mesmo espírito que se apossou de Caim no passado e de Herodes séculos depois, era o que estava sobre esses homens, naquele momento. 
Lutar contra a Palavra é o mesmo que colocar-se contra Deus e ao lado do inimigo. Infelizmente, muitos em nossos dias, tentam adequar a Bíblia ao seu modo de viver, torcendo e distorcendo versículos bíblicos; quando deveria ser o contrário. Fecham os ouvidos ao Espírito Santo, que nos fala através das Escrituras; desconsiderando a Vontade do Senhor, para suas vidas. 
Gamaliel, mestre do apóstolo Paulo, alertou sobre esse assunto, nas seguintes palavras:"E agora digo-vos: Dai de mão a estes homens, e deixai-os, porque, se este conselho ou esta obra é de homens, se desfará, Mas, se é de Deus, não podereis desfazê-la; para que não aconteça serdes também achados combatendo contra Deus." At 5:38 e 39


Vaidades humanas ou o poder da carne, jamais conseguirão deter o conselho de Deus. A Palavra por Ele proferida, não volta vazia, mas se cumpre conforme o desígnio Divino. 


Há em meio a cena, dois homens com espírito diferente: Rubén e Levi. Ambos fizeram o que estava ao seu alcance para evitar a morte do irmão mais novo, mas ao final, José foi vendido como escravo e levado para o Egito. 
Os irmãos agora, precisam contar ao pai o que houve com José. O que dizer para Israel? Falar que seu filho foi vitima de uma tentativa de morte, por parte daqueles que deveriam amá-lo e protegê-lo? Dizer que seu irmão foi vendido por eles, a preço de um escravo? "Então tomaram a túnica de José, e mataram um cabrito, e tingiram a túnica no sangue.E enviaram a túnica de várias cores, mandando levá-la a seu pai, e disseram: Temos achado esta túnica; conhece agora se esta será ou não a túnica de teu filho. E conheceu-a, e disse: É a túnica de meu filho; uma fera o comeu; certamente José foi despedaçado." Gn 37: 31 a 33.
E despedaçado também ficou o coração de Israel.  Ao apresentarem tamanho engodo, esses homens quase mataram o próprio pai de desgosto. O amor que Jacó sentia por José, seu filho, era bem maior do que eles pudessem imaginar. "Então Jacó rasgou as suas vestes, pôs saco sobre os seus lombos e lamentou a seu filho muitos dias. E levantaram-se todos os seus filhos e todas as suas filhas, para o consolarem; recusou porém ser consolado, e disse: Porquanto com choro hei de descer ao meu filho até à sepultura. Assim o chorou seu pai." Gn 37:34 e 35


Sustentar a mentira a qualquer custo foi muito mais dolorido para os irmãos, principalmente ao verem tamanho sofrimento, que eles causaram ao seu próprio pai. Melhor lhes teria sido servir a José, sendo obedientes à Palavra da profecia, do que carregar o remorso por terem causado tanta dor a Israel, seu idoso pai


Amigo, os irmãos de José ignoraram a Palavra de Deus, preferindo viver a mentira que eles mesmos criaram. Para esses homens, tornou-se um enorme fardo, contemplar o pai por muitos anos, chamando por José com dor e lágrimas, sem poder olhá-lo diretamente nos olhos. Só eles sabiam a verdade do que havia acontecido, mas sustentaram o engano anos e anos, como sendo verdade. 
Naquele momento, o caminho da servidão escolhido pelo Senhor era o melhor, porque Deus desejava guardá-los da fome que duraria sete anos, tempos mais tarde.
Sem a presença de alguém temente a Deus na corte egípcia, provavelmente Israel e a terra do Egito morreriam, ameaçando inclusive a ascenção do primeiro como nação. Por trás da profecia, não estava em jogo quem deveria ser o maior dentro daquele lar. Na verdade, o futuro tinha dimensões maiores, pois o destino de milhares de vidas, era o que estava em jogo. 


Caro leitor, há momentos em que a Palavra de Deus nos "fere", mas sempre com objetivo de transformar o nosso presente, para garantir o nosso futuro."Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. E não há criatura alguma encoberta diante Dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos Daquele com quem temos de tratar." Hb 4:12 e 13


Viver a mentira ou viver a Palavra? Qual dos dois você acha que nos dará um final glorioso? 


Assista ao vídeo:

6 comentários:

  1. Graça e Paz Amados!
    Nesta semana estaremos ministrando para as crianças justamente a história de José, sobre a fidelidade de Deus.
    “Saibam, portanto, que o Senhor, o seu Deus, é Deus;ele é o Deus fiel, que mantém a aliança e a bondade por mil gerações daqueles que O amam e obedecem aos Seus mandamentos.” Deuteronômio 7:9
    uma semana abençoadissima!!
    Sandra Rocha

    ResponderExcluir
  2. A verdade e a mentira tem o pode de ferir alguém, a primeira fere, mas restabelece a harmonia, a segunda fere e estabelece a insegurança.A primeira se liga a Cristo que é a verdade, a segunda se liga ao diabo que é o pai da mentira.

    ResponderExcluir
  3. Olá meu irmão Marcelo!
    Uma maravilha esse estudo hein!
    A história de José é sempre uma ótima referência quanto a confiança e temor a Deus, já quanto aos feitos de seus irmãos, uma grande lição de como as pessoas podem ser egoístas.
    Uma ótima semana meu irmão.
    Maurinei,
    http://fiqueligadobloggospel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Obrigado irmão Marcelo,pela reflexão.
    "Que A Verdade seja nossa vida,pois Ela ressuscitou para dar-nos o direto à Vida.Só assim a Luz triunfará sobre as trevas."
    Até mais meu irmão.
    Jardel JC da Costa.
    "A paz seja com todos."

    ResponderExcluir
  5. paz
    valeu pela visita e pelo comentario
    coloca meu banner no seu blog
    vou te avisar sim de novas postagens
    fica na paz
    Deus abençoe
    Marcelo

    www.marceloibl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. paz
    cara, cade o seu código de banner? n to achando pra colocar ele...
    Deus abençoe
    marcelo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...