segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Como descobrir se um profeta fala a verdade - Ano Bíblico / Gênesis capítulo 40

Para ler Gênesis cap. 40 clique aqui

Em certa ocasião, enquanto  se achava no cárcere, José interpretou dois sonhos. Dois servidores de Faraó  se achavam presos com ele: Um era copeiro e outro era padeiro. No fim da interpretação, um foi devolvido ao palácio e o outro não. No estudo de hoje, vamos falar sobre um  tema delicado. Iremos, com a ajuda de Deus,  focar a verdadeira profecia.
Ao longo da vida encontramos muitas  pessoas feridas no mais profundo de sua alma. O motivo: receberam visões e revelações que, ao longo do tempo, trouxeram grandes prejuízos à sua vida e mesmo à sua fé em Deus.
 Quem não se lembra de grandes profecias, que apontavam o final do mundo para o ano 2000? Onde estão aqueles que pregaram tais coisas? Onde andam aqueles que ouviram essas coisas?
Para entender esse importante assunto, a Bíblia classifica profecias sob 3 origens:

1) Humana - São aquelas que não tem nenhuma relação com a vontade divina, pois nascem do coração do homem. 
"Portanto, eis que eu sou contra os profetas, diz o SENHOR, que furtam as minhas palavras, cada um ao seu próximoEis que eu sou contra os profetas, diz o SENHOR, que usam de sua própria linguagem, e dizem: Ele disse. Eis que eu sou contra os que profetizam sonhos mentirosos, diz o SENHOR, e os contam, e fazem errar o meu povo com as suas mentiras e com as suas leviandades; pois eu não os enviei, nem lhes dei ordem; e não trouxeram proveito algum a este povo, diz o SENHOR."Jr 23:31 e 32

Para saber se um sonho ou uma profecia são de conteúdos humanos ou não, devemos passa-los pela prova bíblica. Uma regra áurea consiste em  avaliar, se a vida do  profeta encontra- se em harmonia com a Palavra de Deus. Sobre isso, Jesus ensinou:
"Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?" Mt 7:16
Quando alguém profere algo da parte de Deus, supõe-se que tenha comunhão com Ele. Portanto a vida pessoal  de um profeta não pode estar contra as Escrituras Sagradas, mas a favor dela. Mais do que através de um belo discurso ou boa erudição, pelos seus frutos, certamente o conheceremos.

2) Diabólica - São aquelas que também não tem nenhuma relação com o divino, pois provêm do coração de lúcifer. Quando não produzem  a satisfação dos mais secretos anseios humanos, trazem em si confusão e morte. É a mais perigosa, porque mistura a palavra de Deus com o engano. E, como dizia um célebre autor, o erro misturado com a verdade, torna-se um engano poderoso. Nosso primeiros pais no Éden, foram vítimas dessa profecia:
"Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal." Gn 3:1-5

O resultado todos conhecemos e sentimos seus efeitos, até os nossos dias. Em nome de uma satisfação momentânea, o mundo foi lançado no  abismo do pecado. O apóstolo Paulo nos adverte para que não caiamos no mesmo engano:
"Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo." II Co 11:3
João vai mais além:
"Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo."  I Jo 4:1

3) Divina - São aquelas que saem da boca do Senhor e se harmonizam com as Escrituras Sagradas. Trazem verdades, que visam nos levar para mais perto do Salvador. Mostram o pecado e a sua solução. Apresentam nossa fragilidade humana e o amor de Um  Deus Todo-Poderoso, que deseja habitar conosco. Tudo que procede do Senhor tem como objetivo nos moldar e mudar, para termos a vida eterna. Paulo nos apresenta o tripé da verdadeira profecia:
"Mas o que profetiza fala aos homens, para edificação, exortação e consolação." I Co 14:3

Caro leitor, se uma profecia:
  • não edifica, mas destrói relacionamentos, famílias inteiras ou até vidas:
  • não exorta, mas traz desânimo, medo ou pavor ;
  • não consola, mas só aumenta as aflições,
de acordo com Paulo, não foi Deus quem falou com seus filhos. Portanto, devemos ficar somente com aquilo que não ultrapassa a palavra do Senhor. 
 Ao longo da história, na mesma Bíblia:
  • existem promessas que os homens fizeram ;
  • estão as promessas que o diabo fez e;
  • temos as promessas feitas por Deus.
A diferença entre elas, é que :
  • as promessas humanas não se cumpriram
  • as promessas do demônio, todas falharam, mas;
  • as promessas de Deus  se cumpriram, estão se cumprindo e cumprir-se-ão até o final dos tempos.
"Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema." Gl 1:8

Assim como foi na vida de José do Egito,que Deus conceda a cada um de nós, no tempo em que vivemos, a ficarmos somente com o "Assim diz o Senhor". Que tenhamos no momento presente, a Bíblia e somente a Bíblia, como única e verdadeira regra de fé.
Assista ao vídeo:

9 comentários:

  1. A paz meu amigo Marcelo!
    Nao preciso nem dizer que esses estudos são uma benção meu irmão!
    Mas olha, segue esse link que tem um selo especial para vc lá no blog, selo "Jesus é o Senhor deste blog".
    Te espero por lá.
    Fica com Deus!
    Maurinei.
    http://fiqueligadobloggospel.blogspot.com/p/selos-e-oferecimentos.html

    ResponderExcluir
  2. paz
    bom dia
    meu irmão, passa no meu blog, tem selo pra vc lá ok?
    Deus abençoe
    marcelo
    www.marceloibl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o seu blog... Já estou seguindo... Deus continue te abençoando...
    Faço parte do ministério Jovem da 1ª Igreja Batista de Palmeira dos índios-AL.
    Visite o nosso Blog e siga-nos também...

    www.juvenbapi.blogspot.com
    Fica na Paz...

    ResponderExcluir
  4. Olá parabens pelo blog edificante!Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  5. PAz Marcelo é verdade Paulo denunciou veementemente o fato de os judaizantes estarem deturpando as boas novas de Cristo. Em 2 Corintios 11.14,15 Paulo adverte que Satanas se disfarça de anjo de luz Paulo da uma resposta adequada ao emissario do inferno, por isso devemos sempre ler a biblia para não ser enganado! Fica na Paz!

    ResponderExcluir
  6. Graça e Paz querido, seu blog está cada vez melhor, que Deus continue te abençoando.
    Dediquei um selo para você em meu blog.

    obrascomfe.blogspot.com

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. Querido irmão...

    Muito abençoador o post, precisamos mesmo vigiar com os muitos "profetas" que aparecem por ai. Certamente não nos frustraremos estando firmes na Palavra do Senhor.

    Ah! Obrigada pela visitinha lá no blog...=D
    Deus te abençoe

    Um beijo

    ResponderExcluir
  8. paz e graça só o que tem espalhado por aí esse tipo de profeta, mentirosos que estão querendo enganar com falsa profecia.temos que vigiar

    ResponderExcluir
  9. Muito bom, fica com Deus!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...