terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Nunca amaldiçoe seu filho - Ano Bíblico / Gênesis capítulo 9

Para ler Gênesis cap.9 clique aqui.

A benção de Deus estava sobre a família que deixara a arca. Tal como Deus abençoara Adão e Eva no paraíso,nesse momento,  Noé e seus filhos com suas respectivas esposas,  recebem do Pai a Sua benção, num mundo que estava recomeçando:
"Abençoou Deus a Noé e a seus filhos e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei a terra." - Gn 9:1

É plano de Deus que cada família seja abençoada. Não há distinção de classe social ou cultura. Deus ama cada ser como se fosse único, pois todos foram criados à sua imagem e semelhança.

Foi nesse momento que Deus permitiu ao homem o consumo dos chamados animais limpos. Até  então, o homem se alimentava essencialmente das frutas, verduras e legumes.
Deus também instrui Noé acerca dos crimes de assassinato, endurecendo o castigo para com o homicida. Foi por causa da transgressão de Caim, que o mundo de outrora caminhou para sua destruição.
Acerca de Sua aliança de paz com a humanidade, Deus declarou :

*  Seria por gerações perpétuas;
*  Nunca mais as águas inundariam  a Terra;
* O arco-íris seria o Sinal do pacto entre o Criador e Suas criaturas.

Você consegue discernir por meio desse evento, o que Deus pensa de cada um de nós? Sabe definir o que passa pelo coração do Pai Celeste, quando olha pra você? Vamos descobrir no livro de Jeremias:
"Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais." - Jr 29:11

Amado, seja qual for a sua situação atual, nenhum pensamento ruim tem o Senhor, a seu respeito . Assim como Ele estabeleceu paz com o homem no passado, deseja no presente estabelecer o mesmo, com você também. Para obtê-la, você precisa crer na Palavra Dele. Lembre-se que você não precisa viver angustiado, clame hoje mesmo pelo Príncipe da Paz. 

PODE A MALDIÇÃO DO HOMEM ANULAR A BENÇÃO DE DEUS?

O tempo passou, e Noé agora havia plantado uma vinha. Ao tempo da colheita, colheu os cachos e fez deles, um saboroso vinho. Devido a intemperança Noé acabou se embriagando. Estava nú em sua tenda e desacordado. Foi quando Cam, o seu filho mais novo, contou aos seus irmãos a cena que vira. Este evento, foi negativo na vida deste jovem. 

"Despertando Noé do seu vinho, soube o que lhe fizera o filho mais moço e disse: Maldito seja Canaã; seja servo dos servos a seus irmãos." Gn 9:24 e 25

Diante do quadro, alguns pontos para nossa reflexão:

1) - Deus havia abençoado Cam, seus irmãos e toda sua geração. "Abençoou Deus a Noé e a seus filhos e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei a terra." Gn 9:1

2) - Cam havia quebrado um mandamento da Lei de Deus. "Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa)". Ef 6:2

3)- E Cam fora amaldiçoado três vezes por seu pai. (Gn 9:25, 26 e 27)

Voltando a questão, pode a maldição humana anular a benção de Deus? Respondendo à pergunta, vamos um pouco adiante da história do povo hebreu, quando Balaão, um profeta apostatado, fora chamado por Balaque, um rei ímpio, para amaldiçoar a nação de Israel. O falso profeta não conseguia conjurar maldições. Tentou por três vezes, e não obteve êxito. A razão estava unicamente na autoridade do que o Senhor proferira:


 "Então, disse Deus a Balaão: Não irás com eles, nem amaldiçoarás o povo; porque é povo abençoado." Nm 22:12

Amado, ainda que todos os feiticeiros do mundo se reunissem para intentar contra a vida de um eleito de Deus, não teriam sucesso, porque Deus é maior  do que qualquer feitiço ou maldição. No entanto, Cam não compreendia  isso. Contou para seus filhos, netos e bisnetos a história de que fora amaldiçoado pelo seu próprio pai. Viveu debaixo desta sentença pelo resto de seus dias. E isso determinou o destino da sua descendência. 

Gostaria de me dirigir agora aos pais. Nossos filhos estão em fase de desenvolvimento e como tal, nem sempre acertam. Quando no auge da frustação lhes dirigimos palavras pejorativas, carregadas de ira, não temos ideia do que essas mesmas palavras podem causar na vida deles. Se você diz que ele é um idiota, podem acontecer duas coisas.
A primeira é que, infelizmente, ele optará por achar que não tem forças pra lutar e acabará vivendo essa sentença.
A segunda é que, ele viverá desse momento em diante pra provar a todas as pessoas, que ele não é o que dizem. Pode se tornar, ao longo da vida uma pessoa bem-sucedida. Mas, na ânsia  de ser o melhor em tudo,  poderá perder a batalha pela própria alma. 
Assim foi na vida de Cam, ele não precisava dispensar a benção de Deus; preferiu viver o que lhe fora dito na mocidade. Caro leitor, reflita antes de falar palavras cheias de mágoa, para que isso não aconteça dentro da sua casa. Ore a Deus pedindo paciência e mansidão na grande obra da educação dos nossos filhos.

Quero concluir dizendo que de fato, palavras humanas não estão acima da benção do Senhor. "Toda arma forjada contra ti não prosperará; toda língua que ousar contra ti em juízo, tu a condenarás; esta é a herança dos servos do SENHOR e o seu direito que de mim procede, diz o SENHOR." Is 54:17 

Você não precisa ser um estigmatizado, você já foi abençoado por Deus.

Assista ao vídeo
 

3 comentários:

  1. Ótimo post, realmente as palavras são fontes de bênção ou de maldição. Sejamos tardios em irarmos e possamos sempre ser abençoadores em Cristo Jesus.
    www.dinaradef.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Interessante, mas há 2 coisas que eu não entendi...

    - Como CAM (CÃO) teria desobedecido esse mandamento se ainda não havia Lei?

    - Por que mesmo sendo CAM quem o viu nu, Noé amaldiçoou CANAÃ e não CAM..

    ResponderExcluir
  3. Perguntas importantes, meu caro Barabás. A base do reino sempre foi amor e justiça. Como tal, até chegar em Moisés, o conhecimento acerca da vontade de Deus, que incluia a Lei e a graça, era transmitido de boca e em boca . Existem 3 passagens que lançam luz sobre o tema: Ex 17:14, Ex: 23-25 e Gl 3:8
    Com relação a Cam e Canaã, Noé estava fazendo uma projeção do do que seria a geração de Cam. Como a dizer: Assim como como ele é rebelde, irreverente,também será a geração dele. Claro que o neto não teve culpa pela bobagem do pai,porém a geração de Cam refletiu ao longo do tempo, um comportamento similar ao de seu patriarca, como é demonstrado de Gn 10 em diante.Foi dessa linhagem que surgiram os inimigos do povo hebreu. Obrigado irmão, pelas perguntas. Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...