sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Como Deus transformou Abraão - Ano Bíblico / Gênesis capítulo 17

Para ler Gênesis cap.17 clique aqui. 


Tinha Ismael treze anos, quando Deus falou com Abrão. A esse ancião, Deus se dirigiu assim:
"Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda na minha presença e sê perfeito." Gn 17:1


Vemos aqui a preocupação do Senhor em que a sabedoria humana não se oponha à sabedoria divina. Por essa razão, Deus apresentou a esse homem, instruções para que ele tivesse êxito no decorrer de sua jornada. 


1) - Andar na Sua Presença e ser perfeito -  Andar na Presença de um Deus Santo, equivale a não trilhar nossos próprios caminhos. Quantas vezes fazemos algo com a melhor das intenções até, e isso gera problemas? Talvez a cada passo que dermos, falte a pergunta mais importante: "Em meu lugar o que faria Jesus?" Caro leitor, faça desse modo e você estará andando na presença de Deus. A perfeição que Ele requer, é uma consequência de andarmos diariamente com Ele, por meio da oração e estudo da Palavra e, mesmo que venhamos a tropeçar, que haja disposição em nossos corações, a um novo recomeço.


2) -  Abrão já não será mais o teu nome e sim Abraão - O nome de alguém revela muito sobre seu caráter. Deus não queria que esse homem fosse conhecido, nos anais da história, como pai das alturas. Em Seu conselho, providenciou meios para que ele fosse lembrado como pai das multidões. Para tanto o abençoou,  tornando-o "extremamente fecundo". 
Ao longo da vida, Deus também estende a nós, a Sua mão amiga. É Ele quem, em Sua bondade, prometeu suprir todas as nossas necessidades, em glória. As lutas virão, mas o poder do Senhor estará sempre a nossa disposição, para enfrenta-las. Assim será, até nos despedirmos desta vida.
 E quando aquele dia chegar, aonde veremos o Pai face a face, na eternidade teremos um novo nome, símbolo da graça de Deus sobre nossa vida: "Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei do maná escondido, bem como lhe darei uma pedrinha branca, e sobre essa pedrinha escrito um nome novo, o qual ninguém conhece, exceto aquele que o recebe." Ap 2:17


Cumprida essas disposições, apresentou Deus uma aliança entre Ele e Abraão com toda sua descendência. 


O SINAL DE DEUS EM DIFERENTES ÉPOCAS


"Disse mais Deus a Abraão: Guardarás a minha aliança, tu e a tua descendência no decurso das suas gerações. Esta é a minha aliança, que guardareis entre mim e vós e a tua descendência: todo macho entre vós será circuncidado." Gn 17:9 e 10


A circuncisão fora recomendada por Deus, logo após a interferência de Abraão e Sara no  cumprimento da promessa (sobre o caminho escolhido por eles, clique aqui).  Ela era:


* Um sinal de separação entre hebreus e pagãos;
* Uma marca, que demonstrava que o povo hebreu tinha um Único Senhor;
* Uma proteção contra toda sorte de fornicação ou adultério. Toda vez que um descendente de Abraão fosse se deitar com uma prostituta cultual, esta o rejeitaria, unicamente por causa da marca que o Senhor imputara na carne de seus servos;
* Motivo de assombro e temor por parte dos outros povos. 


A marca de Deus. Que disposição de um Pai amoroso em salvaguardar seus filhos. E o tempo passou, e Paulo hoje em sua carta nos fala sobre um novo sinal para todos nos tempos modernos:
"Eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará. Porque, em Cristo Jesus, nem a circuncisão, nem a incircuncisão têm valor algum, mas a fé que atua pelo amor." Gl 5:2 e 6


A circuncisão passou, mas Deus pede de cada um de Seus filhos, uma fé verdadeira em Jesus Cristo, Nosso Senhor. O objetivo dessa fé atuante é que, ela seja:


* Um sinal  de separação entre pagãos e cristãos;
Uma marca, que demonstre que você tem um Único Senhor;
Uma proteção contra toda sorte de fornicação ou adultério
* Motivo de assombro e temor por parte dos outros povos. 


Que a nossa fé seja um poderoso testemunho de a quem, de fato servimos; e que possa nos conduzir àquela boa terra que o Senhor nos preparou. 


Assista ao vídeo:

Um comentário:

  1. Que maravilha meu irmão Marcelo! Tudo bem contigo?
    Diariamente o Senhor nos tem instruido quando ao caminho que devemos seguir, para tal basta somente darmos ouvidos à Sua palavra. Palavra como esta que nos fala direto ao coração. Sejamos circuncidados para Cristo, ou seja "separados" para Ele. Um abraço meu irmão...
    Maurinei...
    http://fiqueligadobloggospel.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...