sábado, 29 de janeiro de 2011

Tal pai, tal filho - Ano Bíblico / Gênesis capítulo 26

Para ler Gênesis cap. 26 clique aqui. 


No capítulo de hoje, vamos estudar sobre o exemplo que os pais legam para os filhos. 


Quando um dia partirmos deste mundo, como gostaríamos que nossos filhos se lembrassem de nós? 
Isaque reflete em sua vida o caráter e as particularidades de seu pai Abraão. 


Vejamos alguns pontos em comum entre ambos:


ABRAÃO
ISAQUE
FOI PARA O EGITO –  Gn 12:10
QUERIA IR PARA O EGITO – GN 26:2
FOI A TERRA DE GERA – Gn 20:1
FOI A TERRA DE GERA – Gn 26:1
DISSE A ABIMELEQUE QUE SARA ERA SUA IRMÃ – GN 20:2
DISSE A ABIMELEQUE QUE REBECA ERA SUA IRMÃ – GN 26:7
FOI REPREENDIDO POR ABIMELEQUE – GN 20:9 e 10
FOI REPREENDIDO POR ABIMELEQUE – GN 26:9 e 10
ABRIU OS POÇOS EM GERA- GN 21:30
REABRIU OS POÇOS DO PAI EM GERA- GN 26:18
SEUS SERVOS CONTENDERAM PELOS POÇOS – GN 21:25
SEUS SERVOS CONTENDERAM PELOS POÇOS – GN 26:20 e 21
INVOCOU O NOME DO SENHOR EM BERSEBA – GN 21:33
ERIGIU UM ALTAR AO SENHOR EM BERSEBA – GN 26:25
FEZ ALIANÇA COM ABIMELEQUE – GN 21:27
FEZ ALIANÇA COM ABIMELEQUE – GN 26:31

Como vimos, não é coincidência. Como diz o ditado: filho de peixe, peixinho é. 
Vimos no quadro acima, Isaque imitando tanto erros quanto  acertos de seu pai.


Caro leitor, mais do que cultura ou uma boa herança, o maior legado que deixamos para  nossos filhos é uma memória. Um referencial de quem um dia fomos. 


Como será que seu filho irá se lembrar de você daqui a alguns anos? 
a) Ah! Meu pai mentia muito pra gente.;
b) Nossa! Meu pai era um homem violento. Ou;
c) Meu pai era um homem bom.


Somente um bom testemunho faz diferença na educação de nossos filhos. Eles aprendem mais com aquilo que eles vêem, do que aquilo que eles ouvem de nossa parte como pais. 

Quero encerrar com um conselho de Tiago em sua epístola: 
"Falai de tal maneira e de tal maneira procedei como aqueles que hão de ser julgados pela lei da liberdade." Tg 2:12


Que nossa oração diária seja: "Senhor Deus, venha me educar, para que assim eu possa educar os meus filhos. Por Jesus, amém."

Assista ao vídeo

3 comentários:

  1. È sempre temos um pouco a refletir tudo aquilo, que nossos pais passam para cada um de nós.
    :D

    ResponderExcluir
  2. Olá meu irmão Marcelo.
    Muito interessante esse quadro de comparação, eu não tinha idéia que ele haviam realizado tanta coisa comum.
    Busquemos sempre ser a imagem e semelhança do nosso Deus, para nosso exemplo venha ser seguido por nossos filhos.
    Deus te abençõe!
    Maurinei...
    http://fiqueligadobloggospel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Paz irmão!!!
    Seu blog é maravilhoso e já estou seguindo com alegria, visite o meu e me siga
    nascidadocoracaodedeus.blogspot.com
    Na Paz

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...