quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Atitudes decidem destinos - Ano Bíblico / Gênesis capítulo 13

Para ler Gênesis cap. 13 clique aqui.

Após a saída do Egito, Abrão tomou a decisão de passar primeiro por Betel, lugar aonde levantara acampamento pela primeira vez, desde que deixou a terra de Ur. Foi lá em Betel que ele havia feito o primeiro altar ao Senhor. Vimos que em sua passagem pelo Egito, Abrão havia pecado contra o Senhor e contra o faraó, soberano da região (leia sobre isso aqui). Portanto, a ida a Betel tinha um objetivo: buscar humildemente o perdão do Senhor, para prosseguir viagem. Aqui cabe uma reflexão. Querido(a) irmão(ã), já parou pra pensar quantas vezes ao longo de nossa vida, pecamos contra Deus e não buscamos o seu favor? Não devemos levar em nossa jornada para a Canaã Celestial, toda uma carga de pecados, mas devemos dia a dia troca-la pela graça de Deus. Diz o pregador: "O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia." Pv 28:13.


Toda vez que falharmos em nossa carreira cristã, assim como Abrão devemos confessar ao Senhor nossas faltas e suplicar o Sangue salvífico sobre nossas vidas "Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas." Ap 2:5.


 Todo aquele que assim procede, torna-se grande para Deus, porque está reconhecendo que precisa da ajuda Dele para chegar em segurança ao Reino, que Ele nos preparou.


Quando recebeu o chamado de Deus, Abrão fez questão de levar consigo tudo que possuía. Seu sobrinho Ló também estava em peregrinação com ele, porém as coisas não iam bem entre os dois. O problema é que ambos tinham muita tenda, gado e rebanhos, de sorte que não havia espaço suficiente para comportar os dois. Sendo assim, não havia provisão suficiente para alimentar os animais que estavam com eles. Isso causou contenda entre os pastores de Abrão e os pastores de Ló. Portanto, era o momento de se separarem. "Disse Abrão a Ló: Não haja contenda entre mim e ti e entre os meus pastores e os teus pastores, porque somos parentes chegados. Acaso, não está diante de ti toda a terra? Peço-te que te apartes de mim; se fores para a esquerda, irei para a direita; se fores para a direita, irei para a esquerda." Gn 3:8 e 9


Foi nesse momento que Ló olhou em seu redor e viu a campina do Jordão que estava ao Oriente. Era uma terra próspera, abundante e ali viu uma oportunidade de crescer e tornar-se mais rico. Essa terra porém, estava nos limites de Sodoma. Abrão por sua vez, escolheu a terra de Canaã na parte montanhosa. 


Queridos, em princípio a escolha de um e de outro, parece ser algo bem simples, porém ela definirá o destino da família de cada um deles. Uma terra simboliza a ascensão financeira e aquisição de muitos bens materiais. A outra, simboliza uma experiência mais profunda com Deus.  "Habitou Abrão na terra de Canaã; e Ló, nas cidades da campina e ia armando as suas tendas até Sodoma. Ora, os homens de Sodoma eram maus e grandes pecadores contra o SENHOR." Gn 13:12 e 13.


 Ao buscar uma condição social de inúmeras vantagens, Ló colocou em risco a salvação dele próprio e de toda a sua família, pois Sodoma era uma cidade de homens maus. Ele não levou em consideração que tipo de impacto as más companhias trariam às suas filhas.  Não cogitou também, até que ponto a cidade, com toda a forma de prostituição, poderia trazer danos à sua fé e a de sua esposa. Os resultados, de sua escolha preciptada, só  serão conhecidos nos próximos capítulos desse estudo.


Amados, uma coisa é você viver num ambiente por não ter opção de escolha, porém, outra coisa é colocarmos deliberadamente a nossa vida em risco, em nome de uma fé presunçosa. Se por um lado a Bíblia diz que Deus dará ordens aos seus anjos para que cuide de nós, por outro lado a mesma Palavra assim nos ensina: "Respondeu-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus." - Mt 4:7


Como cristãos, não podemos repetir o mesmo erro de Ló. 
Já Abrão fez a escolha mais certa, preferiu uma vida simples e mais calma. Confiava em Deus para suprir as suas necessidades, e tinha certeza de que, no silêncio da natureza, ouviria com mais clareza a voz do Senhor. As montanhas foram o seu refúgio. O resultado, foi a benção de Deus na sua vida e na de sua família. "Disse o SENHOR a Abrão, depois que Ló se separou dele: Ergue os olhos e olha desde onde estás para o norte, para o sul, para o oriente e para o ocidente; porque toda essa terra que vês, eu ta darei, a ti e à tua descendência, para sempre." Gn 13: 14 e 15


Caro leitor, tudo nessa vida é passageiro. Ao mundo viemos sem nada trazer para ele e dele um dia partiremos, sem também nada levar. De que vale o homem ganhar o mundo todo e perder a sua alma? Ló estava tão preocupado com o presente que não levou em consideração o seu futuro. Aonde você e sua casa gostariam de passar a eternidade?
Evangelho, em sua essência, significa renúncia. Ao abrir mão das riquezas temporais, estaremos acumulando riquezas nos céus, aonde o ladrão não pode entrar e roubar, e nem a traça pode consumir. Ser cristão é fugir da avareza. É escolher  bem, como fez Paulo: "Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo." Fl 3:8


De todas as jóias que existem no mundo, Cristo é a mais preciosa. Sejamos sensatos e ricos, da graça do Senhor.


Assista ao vídeo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...