sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Tem Alguém batendo à sua porta - Ano Bíblico / Gênesis capítulo 14

Para ler Gênesis cap. 14 clique aqui. 

O mundo primitivo estava em guerra. Cinco reis se rebelaram contra a tirania do Rei Quedorlaomer, aos quais serviram durante 12 anos. O rei tirano por sua vez, se aliou a outros quatro e partiu para a batalha. Houve sangrento confronto no Vale de Sidim. No embate  os 4  poderosos reis saíram vitoriosos. Invadiram as terras rebeldes, saquearam, mataram e escravizaram os sobreviventes. Entre as suas conquistas estavam as terras de Sodoma, Gomorra, Adma, Zeboim e Zoar. " Apossaram-se também de Ló, filho do irmão de Abrão, que morava em Sodoma, e dos seus bens e partiram." Gn 14:12


Nos carvalhais de Manre estava habitando Abrão. Ao ser informado por um fugitivo o que acontecera a Ló, imediatamente Abrão pediu ajuda a Manre, Escol e Aner, seus vizinhos. Arregimentou juntamente com esses homens um exercito de 318 capazes, e saíram no encalço de Quedorlaomer afim de resgatar seu sobrinho. Houve grande batalha, e o que parecia impossível aconteceu: o pequeno exercito conseguiu fazer o que cinco reis e suas tropas juntos não conseguiram realizar - derrotaram a tirania do rei Quedorlaomer e de seus aliados. Conseguiram trazer com vida a Ló e os demais prisioneiros, e dessa forma repartiram os despojos. 
O salmista Davi explica em poucas palavras, como isso aconteceu:
 "Em Deus faremos proezas, porque ele mesmo calca aos pés os nossos adversários." Sl 108:13


Nas adversidades da vida, devemos ter em mente o seguinte: o frágil braço da carne, muita vezes, nada pode fazer, a não ser que a vitória venha do Senhor. No Vale de Sidim foram os poucos contra os muitos. Os frágeis contra os poderosos. Os que confiam em cavalos e carros contra os que crêem no Senhor. E Deus tomou partido dos menos favorecidos. 
Queridos, Deus não procura hoje poderosos homens de oração ou pregadores eruditos, mas Deus está interessado em pessoas humildes e sinceras, que dependam Dele. 


ABRÃO RECEBE UMA VISITA IMPORTANTE

"Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; era sacerdote do Deus Altíssimo; abençoou ele a Abrão e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, que possui os céus e a terra; e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus adversários nas tuas mãos. E de tudo lhe deu Abrão o dízimo." Gn 14:18 a 20


Vamos entender o teor desta visita: Abrão voltara vitorioso do conflito contra os 4 reis. Nesse momento, ele estava contabilizando os despojos de guerra. A Bíblia descreve esse encontro entre Abrão e Melquisedeque, como um momento de celebração, porque Deus havia dado a vitória ao mais fraco. Paulo assim descreve o visitante: 
"Porque este Melquisedeque, rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, que saiu ao encontro de Abraão, quando voltava da matança dos reis, e o abençoou, para o qual também Abraão separou o dízimo de tudo (primeiramente se interpreta rei de justiça, depois também é rei de Salém, ou seja, rei de pazsem pai, sem mãe, sem genealogia; que não teve princípio de dias, nem fim de existência, entretanto, feito semelhante ao Filho de Deus), permanece sacerdote perpetuamente." Hb 7:1 a 3 (grifos acrescentados).


Caro leitor, estamos acostumados com Deus somente nos momentos de ritos ou doxologia. O Nosso Deus é um Deus que sempre gostou de ter a companhia de Seus filhos, de passar horas conosco, simplesmente pelo estar. O sentido da visita era de celebração, tanto é que o Visitante trouxe pão e vinho. Não podemos enxergar ao Pai somente pela lente da teologia, mas precisamos entendê-lo pela ótica do relacionamento. Como foi no passado, Deus anseia passar um tempo as sós, com você também. Lemos em Sua Palavra. "Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo." Ap 3:20


Jesus está batendo, irás abrir a porta para Ele? O Salvador não força a fechadura. Ele é educado, cortês e aguarda ainda hoje a sua decisão.


Assista ao vídeo

Um comentário:

  1. Olá meu amigo Marcelo! Mas um dia de aula, e eu não poderia deixar de passar por aqui. Seu blog tem sido uma muito importante fonte de aprendizado espiritual para minha vida. Aprendi hoje que Deus quer estar conosco não somente para nos dar a vitória em meio as guerras, mas também para comemorar conosco e conviver ao nosso lado em todos os momentos de nossas vidas. Obrigado irmão!
    Também agradeço pelas palavras de carinho com as quais tem abençoado meu blog com suas visitas diarias e comentários constantes. Que Deus abençõe sua vida e familia, é o que desejo em nome de Jesus!!
    Fica com Deus...
    Maurinei...
    http://fiqueligadobloggospel.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...