Para ler Gênesis cap. 12 clique aqui.
Dez gerações se passaram após o dilúvio. Deus agora tem um plano na vida de um homem de 75 anos. Seu nome é Abrão. Descendente de Ur dos Caldeus, ele é casado com Sarai. Sua esposa não lhe podia dar filhos, porque era estéril. A idolatria reinava em Ur. Foi assim que Deus se dirigiu a Abrão:
"Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra." Gn 12: 1 a 3
No mundo complexo em que vivemos, Deus ainda quer tirar homens e mulheres da idolatria e de tantos pecados diversos, para perdoá-los, salvá-los e torná-los uma benção. "Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;" I Pe 2:9.
É Deus quem desde o princípio procura por seus filhos. Vale lembrar que Abrão não é um homem perfeito. Ele é alguém que ao longo de sua vida, demonstra dificuldade para entender a promessa de Deus. Como muitos de nós, esse homem é alguém inconstante na fé. O chamado de Deus fora algo individual, mas ele não se conteve e carregou consigo quase toda a sua casa.
"Levou Abrão consigo a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as pessoas que lhes acresceram em Harã. Partiram para a terra de Canaã; e lá chegaram." Gn 12:5
Quando Deus nos chama, Ele não leva em conta se somos perfeitos ou não, mas leva em consideração a nossa disposição em crescer dia a dia em sua graça. É de um coração quebrantado e de um espirito contrito que Deus precisa para começar a mudança no caráter do homem pecador. Ao longo do tempo, percebemos que Abrão demonstra ter um sério problema de conduta:
"Quando se aproximava do Egito, quase ao entrar, disse a Sarai, sua mulher: Ora, bem sei que és mulher de formosa aparência; os egípcios, quando te virem, vão dizer: É a mulher dele e me matarão, deixando-te com vida.Dize, pois, que és minha irmã, para que me considerem por amor de ti e, por tua causa, me conservem a vida." Gn 12:11 a 13
Por que ele mentiu? E por que às vezes mentimos? Vamos entender: Este homem estava demonstrando que ainda não tinha total confiança em Deus. O mesmo Senhor que o chamou, é o mesmo que velaria por ele ao longo de sua jornada.
CONSEQUÊNCIAS DE UMA VIDA PAUTADA NA MENTIRA
Ele achava que faltar com a verdade não teria consequências significativas, porém não foi o que aconteceu.
"Porém o SENHOR puniu Faraó e a sua casa com grandes pragas, por causa de Sarai, mulher de Abrão." Gn 12:17
Muitas vezes achamos que uma mentirinha de vez em quando não faz mal a ninguém. Quer um exemplo?
Às vezes para se manter o emprego, atendemos o telefone e dizemos que nosso padrão não está, quando na verdade ele está precisamente na nossa frente.
Certa vez um vendedor bateu a porta, e a criança pequena foi atender. O vendedor perguntou a ela: - Posso falar com a mamãe? Ao que respondeu a criança: - Mamãe mandou dizer que ela não está!
Situação difícil, não? Desde cedo a criança aprendeu que enganar não é errado e mais adiante ela usará desse mesmo expediente não apenas lá fora, mas dentro de casa também.
A mentira compromete. Trouxe praga ao Egito, quando Abrão passou uma estadia ali. E pode trazer transtornos na vida do cristão.
Deus nos exorta a sermos verdadeiros, tanto em palavras, como em ações. Disse Jesus: "Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno." Mt 5:37
Paulo também advertiu contra o engano. "Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos" Col 3:9. De acordo com ele, quando assim fazemos, estamos voltando as práticas antigas de quando ainda não conhecíamos o amor de Deus.
Amado, a maioria de nós tem pendências nessa área tão importante de nossas vidas, mas a boa notícia é que, com a ajuda de Deus, podemos vencer a mentira:
1) - peça que Deus trabalhe na sua vida: "Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus." Fil 1:6
2) - dependa inteiramente do favor divino para que ocorra esta transformação: "Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente." Tit 2:11 e 12
Portanto, a graça de Deus não apenas salva, mas também educa.
Lembre-se, somos embaixadores de Cristo e Ele conta comigo e com você para o representá-lo de forma digna.
"Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus." Mt 5:16
Eu quero fazer a diferença. Vamos juntos?
Assista ao vídeo
Graça e paz Marcelo.
ResponderExcluirmuito bom seu post,
passa no meu blog e pega seu selo de qualidade tah.
fica com Deus.
http://ainspiracaodomeuviver.blogspot.com/