sábado, 8 de janeiro de 2011

Como estragar um casamento - Ano Bíblico / Gênesis capítulo 16

Para ler Gênesis cap.16 clique aqui. 

Dez anos se passara desde que Abrão deixara sua residência em Ur.  Ele e sua esposa aguardavam o cumprimento da promessa a respeito do nascimento de um filho e, aparentemente, nada aconteceria. Sarai permanecia estéril e juntamente com seu marido, estavam envelhecendo. Foi aí que  Sarai sugeriu a Abrão, o inusitado: eles bem que poderiam dar uma mãozinha ao Criador, acrescentando ao casamento uma terceira pessoa: Agar, serva egípcia de Sarai. A ideia de Sarai consistia em que, todo filho que seu marido gerasse por meio da escrava, seria por assim dizer, fruto do relacionamento do idoso casal.

A exemplo de Sarai, a maioria das pessoas sofre de um problema crônico: a falta de discernimento com relação às coisas espirituais. Esperam por algum tempo a resposta de Deus no tocante  a alguma questão. Mas não confiam o suficiente na direção divina e, como resultado, tomam decisões desastrosas  e acabam apresentando o pecado como sendo a vontade de Deus.

Amado, não se engane: Deus não se utiliza de atalhos. Todas as coisas estabelecidas por Ele, ocorrem em um tempo determinado. Não se pode queimar etapas.  A gravidez de Agar,  não conseguiu preencher o vazio daquele lar. Não era um filho que estava faltando naquela casa. Faltava a direção de Deus:
"Ele a possuiu, e ela concebeu. Vendo ela que havia concebido, foi sua senhora por ela desprezada. Disse Sarai a Abrão: Seja sobre ti a afronta que se me faz a mim. Eu te dei a minha serva para a possuíres; ela, porém, vendo que concebeu, desprezou-me. Julgue o SENHOR entre mim e ti." - Gn 16: 4 e 5

A gravidez deu a Agar, a sensação de ser a  legítima  esposa de Abrão. Sentia que fora elevada da posição de escrava à senhora do lar. Sendo assim passou a desprezar Sarai, porque era estéril. Percebendo o mal que trouxera ao seu próprio casamento, Sarai atribuiu a culpa do que estava acontecendo a Abrão. Mas não havia sido ela própria a autora da ideia? O fato é que agora, o cíume e a contenda começaram a fazer parte daquele lar. Foi então que Sarai expulsou Agar. E ela fugiu para o deserto.

Caro leitor, a poligamia nunca foi plano de Deus. Ela começou lá atrás com a descendência de Caim e desde aquela época, sempre foi fonte de grandes problemas. 
"E não tomarás com tua mulher outra, de sorte que lhe seja rival, descobrindo a sua nudez com ela durante sua vida." - Lv 18:18

 AGAR TEVE UM ENCONTRO COM DEUS

Grávida e entregue à própria sorte no deserto. Assim se encontrava Agar naquele momento. Foi junto a uma fonte no caminho de Sur, que o  Anjo do Senhor a encontrou :
"Disse-lhe: Agar, serva de Sarai, donde vens e para onde vais? Ela respondeu: Fujo da presença de Sarai, minha senhora. Então, lhe disse o Anjo do SENHOR: Volta para a tua senhora e humilha-te sob suas mãos. Disse-lhe mais o Anjo do SENHOR: Multiplicarei sobremodo a tua descendência, de maneira que, por numerosa, não será contada." - Gn 16:8-10

Diante de Agar, fora apresentada a resposta para o seu estado: deveria buscar a reconciliação com a parte ofendida e dessa forma, seria sobremaneira abençoada. Paulo assim nos escreve:
"Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens; se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens." Rm 12:17 e 18

Cristo é o nosso maior exemplo e modelo:
"Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos, o qual não cometeu pecado, nem dolo algum se achou em sua boca; pois Ele, quando ultrajado, não revidava com ultraje; quando maltratado, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga retamente." I Pe  2:21-23

Assim como sucedeu com Agar, Deus recompensará você também:
"Quem a si mesmo se exaltar será humilhado; e quem a si mesmo se humilhar será exaltado." -Mt 23:12

Que Deus nos auxilie na tarefa de aguardar com paciência Nele, vivermos retamente enquanto aqui estivermos, e promovermos a paz, uns com os outros.

Assista ao vídeo

Um comentário:

  1. Olá meu amigo Marcelo!
    Passando mais uma vez para agradecer pela maravilhosa postagem e tbém para dizer que tenho sentido sua falta tanto na UBE como no blog.
    Em Cristo creio estar tudo bem contigo!
    Fica com Deus e um abração meu amigo...
    Maurinei...
    http://fiqueligadobloggospel.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...