terça-feira, 23 de novembro de 2010

Vencendo as maiores batalhas da vida - Parte 2 - O Perigo das Riquezas


"Nasceram-lhe sete filhos e três filhas. Possuía sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas; era também mui numeroso o pessoal ao seu serviço, de maneira que este homem era o maior de todos os do Oriente." - Jó 1:2 e 3

                              Sempre gostei de caminhadas.Certa vez aprendi que esse hábito aumenta a força de vontade, emagrece e ajuda a fortalecer a parte interna do coração. Por isso, às vezes caminhava por 2 ou 3 horas seguidas. E era fazendo esse tipo de exercício que, no meu trajeto, passava pelas ruas de um bairro classe média alta aqui em São Paulo. Chama- se Jardim São Bento. A maioria de seus moradores são pessoas bem-sucedidas. Você praticamente não os vê por lá. Passam o tempo todo trancados em suas suntuosas mansões, quando não estão  administrando suas empresas durante a semana.

                              Certa vez, ao passar a pé por lá, vi de longe uma empregada lavando a calçada de uma dessas casas. Quando ela me viu chegando perto, recolheu a mangueira, trancou o portão e só saiu bem depois, quando eu já havia descido a rua. Foi constrangedor pra mim. No entanto, compreendi depois que uma pessoa rica, vive prisioneira de seu status quo, não tem direito muitas vezes, à liberdade na porta de sua própria casa.

                              O texto de hoje é altamente desafiador. Ensina que Jó, íntegro, reto, temente a Deus e que se desviava do mal, era também um homem rico.  Você conhece alguém semelhante a ele, dotado de riquezas e servindo fielmente a Deus? Qual era o diferencial entre Jó e os ricos de nossos dias?

                             A Bíblia nos alerta sobre a ganância do querer mais e mais :

Atendei, agora, ricos, chorai lamentando, por causa das vossas desventuras, que vos sobrevirão. As vossas riquezas estão corruptas, e as vossas roupagens, comidas de traça; o vosso ouro e a vossa prata foram gastos de ferrugens, e a sua ferrugem há de ser por testemunho contra vós mesmos e há de devorar, como fogo, as vossas carnes. Tesouros acumulastes nos últimos dias. Tiago 5: 1- 3

                             Jesus chegou a comparar as riquezas a um deus: 

Nenhum servo pode servir dois senhores; porque, ou há de odiar um e amar o outro, ou se há de chegar a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom. - Lucas 16:13

                           Talvez você esteja se perguntando: como Jó foi rico e não se afastou de Deus?
O segredo está no começo do versículo 3, aonde ensina que Jó possuia.
Caro internauta, aqui está a diferença : Jó possuía - ele não era possuído por aquilo que ele tinha. Infelizmente, algumas pessoas, quanto mais têm, mais são possuídas. E não estou falando de um apto. de frente pro mar na praia mais badalada  do mundo não, mas estou falando de uma bicicleta velha, a qual qualquer pessoa  pode ter. Se essa bicicleta for mais importante do que o Deus que nos salvou, certamente temos um problema.

                               Pecado não é ter coisas, mas é ser dominado por elas. Que nesse dia, você possa administrar seus bens com sabedoria, para que a sua vida reflita em cada ato ou decisão, o caráter de nosso Deus. E muito em breve, ao enfrentar o Juízo ao qual todos, pequenos e grandes, ricos e pobres estaremos sujeitos, se sua vida estiver escondida em Cristo, certamente ouvirá  o nosso Salvador declarar:

"Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu Senhor."  - Mateus 25:21
                           
                              Senhor, assim como Jó, me ajude a coloca-Lo , ó Pai, em primeiro lugar na minha vida. Que eu saiba gastar tempo, talento e recursos da forma que agrada a Ti. Te peço em nome de Jesus,amém!





                                             Boa  semana!
                                            Marcelo Oliveira                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...