terça-feira, 30 de novembro de 2010

Vencendo as maiores batalhas da vida - Parte 7 - Final: Como superar as perdas


"Estando ainda este falando, veio outro, e disse: Ordenando os caldeus três tropas, deram sobre os camelos, e os tomaram, e aos servos feriram ao fio da espada; e só eu escapei para trazer-te a nova. Estando ainda este falando, veio outro, e disse: Estando teus filhos e tuas filhas comendo e bebendo vinho, em casa de seu irmão primogênito, eis que um grande vento sobreveio dalém do deserto, e deu nos quatro cantos da casa, que caiu sobre os jovens, e morreram; e só eu escapei para trazer-te a nova." - Jó 1:17-19


                              Todo nós, enquanto pessoas, estamos sujeitos a, um dia , enfrentar a  hora mais negra de nossas vidas. A Bíblia não trabalha com a possibilidade de que" talvez você passe por lutas nesse mundo". Muito pelo contrário: Jesus quando aqui esteve, trabalhou com certezas. E uma delas é que "no mundo tereis aflições".  - Jo 16:33.


                             Nesse mundo tão complexo em que vivemos, precisamos de uma fé genuína, que nos ajude a resistir na  arena da vida, em todos as etapas, até um dia chegarmos à casa do Pai.  Como reagir e que rumo tomar - é o que vamos descobrir no tema de hoje.


                             Falamos no tema anterior, sobre o que, de fato está por trás de todo o drama pessoal vivido por Jó. Falamos sobre sua vida com Deus, sua família e seus bens. E desse momento em diante,  a vida dele  nunca mais será  a mesma. Se formos contabilizar tudo o que esse homem perdeu, percebemos que:


 a) vs 14-16 - seus bois, jumentas e ovelhas foram saqueados e seus servos, mortos. Nesse momento,  Jó perdeu matéria prima e mão de obra. Ou seja, até o mais fervoroso cristão, pode um dia  ficar desempregado


 b) vs 17 - seus camelos também foram roubados. O judeu naquele tempo não consumia esse tipo de animal, mas usava-o como meio de transporte. Portanto, agora Jó e sua família estão, por assim dizer, a pé. Em outras palavras, não se surpreenda ao tomar conhecimento de que,  um cristão também pode ter seu carro furtado.


 c) vs 18 e 19 - no âmbito humano, a pior notícia geralmente sempre fica por último. Estamos comentando a respeito de um homem que está desempregado, teve os seus "veículos" roubados e que nesse instante, terá que reunir forças porque do meio de sua família estarão saindo, nada menos do que dez caixões. Isso mesmo. Com um agravante: são todos eles seus filhos queridos!


                               Permita-me dizer algo a esse respeito. Todos sabemos que, um dia, nossos pais irão para o descanso. Todos sabemos disso. É, de certa maneira, o curso natural dessa vida. Por isso, a Bíblia ensina o papel dos filhos em respeitar e  honrar  pai e  mãe. Quando parte um ente querido, o choro muitas vezes ocorre porque, não tivemos tempo de dizer àquela pessoa, em vida, o quanto ela era importante pra nós.  Amigo internauta, se perder pai e mãe é algo triste pra todos nós, imagine então como é difícil enterrar um filho!


                               No filho, você coloca expectativas, imagina pra ele um futuro brilhante. Por amor, você  passa a noite em claro quando seu filho está com  febre; por ama-lo, você deixa muitas vezes de se vestir bem para que ele possa andar bem arrumado;  por ele, você  até já enfrentou privações, principalmente num lar em que um dos cônjuges já não se faz mais presente... mas nenhuma mãe ou pai tenciona, um dia, perdê-los. 


                             Agora pegue essa dor de perder um filho querido, multiplique por dez e você vai entender por alto o que Jó estava  sentindo naquele momento. Queridos, palavras não conseguem traduzir o quanto foi difícil para esse homem bom.


                             Desemprego, roubo ou perda. Por que isso acontece, também no meio dos filhos de Deus? Será que o Pai abandonou você? É por causa de algum pecado que Deus levou o seu filho?  A resposta é: não.
                             A Bíblia fala sobre isso, nas seguintes palavras:


"Vi ainda debaixo do sol que não é dos ligeiros o prêmio, nem dos valentes, a vitória, nem tampouco dos sábios, o pão, nem ainda dos prudentes, a riqueza, nem dos inteligentes, o favor; porém tudo depende do tempo e do acasoPois o homem não sabe a sua hora. Como os peixes que se apanham com a rede traiçoeira e como os passarinhos que se prendem com o laço, assim se enredam também os filhos dos homens no tempo da calamidade, quando cai de repente sobre eles." - Ec 9:11 e 12


                             A chuva cai sobre bons ou maus. A sorte é sobre todos os seres humanos. E Jó sabia disso.


                                     TRIUNFANDO EM MEIO AS  PERDAS


   Quando a dor chega pra nós, podemos reagir de diferentes formas.Devemos escolher entre o triunfo ou a derrocada.E é esse homem falido, desfilhado que vai nos propor um caminho excelente, quando a dificuldade chegar em nossas vidas. São 3 passos que conduzem à vitória:


 1). vs 20 - "Então, Jó se levantou, rasgou o seu manto, rapou a cabeça e lançou-se em terra e adorou;" Meu querido irmão, no pior momento da sua vida, consegue adorar a Deus? Consegue visualiza-lo nos bastidores, sabendo que, em nenhum instante, Ele deixou de amar você?


 2). vs 21 - "e disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei; o SENHOR o deu e o SENHOR o tomou; bendito seja o nome do SENHOR!" -Querido internauta, você é capaz de bendizer o Nome do Senhor, ao invés de ficar se queixando ou reclamando? "Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco." - l Tess 5:18, diz o apóstolo Paulo. Devemos fazer dessa maneira levando em consideração que, nenhuma situação ruim é permanente. Eis o segredo dos grandes homens de fé. 


 3). vs 22 - "Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma." - Diferente da maioria de nós que, quando tudo vai mal, jogamos a culpa em Deus e lhe damos as costas. Por que somos assim?
                               Mas a boa notícia é que Deus, nesse dia, não deu as costas pra você. Ele conhece a sua dor e se compadece de ti.


                              Quero encerrar nosso estudo, com uma pergunta, que pode estar no coração de alguém nesse momento. "Senhor por que tudo isso aconteceu comigo? O que Tu queres de mim?"  Acredito que a resposta seja ainda: "Nada. Não quero nada de você. Eu só quero ter o prazer da sua companhia, quero lhe dar um abraço, chorar com você. Porque a sua perda também é perda para Mim."


"E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas."  - Ap 21: 3 e 4 
                               Olhe com fé para o futuro. Deus está no controle.


                               Vamos orar: Senhor Deus, alguns de Seus filhos nesse instante passam por  problemas, de ordem familiar, social e pessoal também. Nesse momento, mais do que nunca eles precisam se sentir abraçados por Ti, precisam da Sua presença. Colocamos cada uma dessas vidas em Tuas mãos, sabendo que estão nas mãos mais poderosas do universo. Toma  a cada caso e nos responde Senhor, segundo a Tua vontade. Em nome de Jesus. Amém!
Assista ao vídeo:


                            
                                    Fiquem com Deus!                                                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...