Sempre gostei de caminhadas.Certa vez aprendi que esse hábito aumenta a força de vontade, emagrece e ajuda a fortalecer a parte interna do coração. Por isso, às vezes caminhava por 2 ou 3 horas seguidas. E era fazendo esse tipo de exercício que, no meu trajeto, passava pelas ruas de um bairro classe média alta aqui em São Paulo. Chama- se Jardim São Bento. A maioria de seus moradores são pessoas bem-sucedidas. Você praticamente não os vê por lá. Passam o tempo todo trancados em suas suntuosas mansões, quando não estão administrando suas empresas durante a semana.
Certa vez, ao passar a pé por lá, vi de longe uma empregada lavando a calçada de uma dessas casas. Quando ela me viu chegando perto, recolheu a mangueira, trancou o portão e só saiu bem depois, quando eu já havia descido a rua. Foi constrangedor pra mim. No entanto, compreendi depois que uma pessoa rica, vive prisioneira de seu status quo, não tem direito muitas vezes, à liberdade na porta de sua própria casa.
O texto de hoje é altamente desafiador. Ensina que Jó, íntegro, reto, temente a Deus e que se desviava do mal, era também um homem rico. Você conhece alguém semelhante a ele, dotado de riquezas e servindo fielmente a Deus? Qual era o diferencial entre Jó e os ricos de nossos dias?
A Bíblia nos alerta sobre a ganância do querer mais e mais :
Atendei, agora, ricos, chorai lamentando, por causa das vossas desventuras, que vos sobrevirão. As vossas riquezas estão corruptas, e as vossas roupagens, comidas de traça; o vosso ouro e a vossa prata foram gastos de ferrugens, e a sua ferrugem há de ser por testemunho contra vós mesmos e há de devorar, como fogo, as vossas carnes. Tesouros acumulastes nos últimos dias. Tiago 5: 1- 3
Jesus chegou a comparar as riquezas a um deus:
Nenhum servo pode servir dois senhores; porque, ou há de odiar um e amar o outro, ou se há de chegar a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom. - Lucas 16:13
Talvez você esteja se perguntando: como Jó foi rico e não se afastou de Deus?
O segredo está no começo do versículo 3, aonde ensina que Jó possuia.
Caro internauta, aqui está a diferença : Jó possuía - ele não era possuído por aquilo que ele tinha. Infelizmente, algumas pessoas, quanto mais têm, mais são possuídas. E não estou falando de um apto. de frente pro mar na praia mais badalada do mundo não, mas estou falando de uma bicicleta velha, a qual qualquer pessoa pode ter. Se essa bicicleta for mais importante do que o Deus que nos salvou, certamente temos um problema.
Pecado não é ter coisas, mas é ser dominado por elas. Que nesse dia, você possa administrar seus bens com sabedoria, para que a sua vida reflita em cada ato ou decisão, o caráter de nosso Deus. E muito em breve, ao enfrentar o Juízo ao qual todos, pequenos e grandes, ricos e pobres estaremos sujeitos, se sua vida estiver escondida em Cristo, certamente ouvirá o nosso Salvador declarar:
"Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu Senhor." - Mateus 25:21
Senhor, assim como Jó, me ajude a coloca-Lo , ó Pai, em primeiro lugar na minha vida. Que eu saiba gastar tempo, talento e recursos da forma que agrada a Ti. Te peço em nome de Jesus,amém!
Boa semana!
Marcelo Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário