segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Vencendo as maiores batalhas da vida - Parte 1 Como servir a Deus


"Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e era este homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal." - Jó 1:1


                                Fica difícil imaginar que, numa terra tão ampla como Uz, houvesse um único homem. Hoje, vamos entender porque esse personagem do VT, chamado Jó, alcançou tanto destaque entre as pessoas de sua época.


                                A Bíblia diz que ele tinha 4  qualidades:


1. Íntegro - Imagine, nesse instante, uma mesa  em mogno, totalmente trabalhada. Ela nem sempre foi um móvel. Antes ela foi uma árvore  íntegra, não seccionada, não dividida. Certo dia, vieram os lenhadores. Com seus machados, derrubaram essa árvore e ela foi cortada em vários pedaços. Daí, ao ser levada para a marcenaria, ela foi cortada em pedaços menores ainda, que agora são lixados, pregados e colados. O que outrora foi uma árvore frondosa, agora tomou a forma de uma mesa. Mas para isso, ela precisou ser  dividida, alterada e transformada.
                           
                            Jó era íntegro porque  ele não estava dividido entre o que Deus é,  e o que Deus dá. Aquilo que Jó queria dizer, era aquilo mesmo, não havia duplo sentido em suas  palavras, porque ele era um homem de um único pensamento. 


2. Reto - Uma pessoa reta é alguém que, ao longo de sua vida vai caminhando, deixando atrás de si pegadas. E nós que somos a próxima geração desse alguém, podemos seguir as suas pisadas, porque foi alguém que não desviou "nem para a direita e nem para a esquerda", portanto essa  é uma pessoa de um único objetivo.


3. Temente a Deus -  Jó não era temente  porque tinha medo, pânico ou paúra de Deus. Ser uma pessoa que teme, significa ter diante de si o que chamamos de contemplação de Deus.


É mais ou menos quando alguém diz assim: "Deus é meu Criador e eu sou obra de Suas mãos" ou "Deus é meu Pai e eu sou seu Filho". A Bíblia diz que "O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência." - Provérbios 9:10


 Levando o texto em consideração e sabendo que Jó temia a Deus, logo entendemos que ele era um homem sábio.


4. Desviava-se do mal - É um pensamento óbvio, mas uma pessoa que rejeita o mal é porque  escolheu o caminho do bem. Vamos imaginar que Jó via uma situação ruim, daí ele dizia: " isso é mal perante o Senhor". Então ele se desviava. 


Ou imaginemos que ele visse uma outra situação em que ele não tinha muita certeza se aquilo era bom ou não, mas tinha a chamada aparência do mal. Pelo sim e pelo não, ele também se desviava. Logo entendemos, que Jó guardava os mandamentos de Deus.


                             Assim era esse homem em sua vida diária: íntegro, reto, temente a Deus e que se desviava do mal.


                             Caro internauta, se Jesus, por meio de Seu Espírito, conseguir imprimir essas características hoje nos corações humanos, então podemos  dizer que Cristo cumpriu o Seu papel como nosso Redentor.
                             Jó era um homem sujeito a falhas, como eu e você. E o que fez a diferença? É que  ele aceitou a vontade  do Pai em sua vida.


                              Quer hoje você também ser uma pessoa transformada, com paz no coração?


                             Do mesmo modo como Jesus fez com esse homem no passado, hoje Ele tem  o poder de transformar o culpado em inocente , o viciado numa pessoa livre e o pecador numa pessoa salva.
                             
                            Vamos orar: Senhor, a exemplo de Jó, eu quero ser uma pessoa diferente e fazer diferença. Sei que por mim nada posso fazer, mas pelo Seu Espírito, posso todas as coisas naquele que me fortalece.  Apaga os meus pecados, transforma o meu lar, a minha vida  e a minha família, para a Tua honra e Tua glória.  Por Jesus, amém!




 
                                             Boa Semana!
                                           Marcelo Oliveira                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...