quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Vencendo as maiores batalhas da vida - Parte 3 - O Altar da Família


"Seus filhos iam às casas uns dos outros e faziam banquetes, cada um por sua vez, e mandavam convidar as suas três irmãs a comerem e beberem com eles.Decorrido o turno de dias de seus banquetes, chamava Jó a seus filhos e os santificava; levantava-se de madrugada e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles, pois dizia: Talvez tenham pecado os meus filhos e blasfemado contra Deus em seu coração. Assim o fazia Jó continuamente." - Jó 1: 4 e 5

                                No tema de hoje, vamos falar sobre a importância da família e  do culto doméstico. De acordo com nossa leitura anterior, Jó possuia 7 filhos e 3 filhas. Não tem maior alegria dentro de um lar de que o nascimento de nossos filhos. O salmista Davi, assim declara  "Herança do SENHOR são os filhos; o fruto do ventre, seu galardão." - Salmo 127:3

                               Na formação de um lar, Deus  coloca em nossas mãos a responsabilidade  de criar e educar  filhos.  Esses, por sua vez, não nos pertencem, mas são herança do Senhor.

                               Tal concepção era algo visível em Jó, na sua vida diária. Seus filhos gostavam de banquetes. Eram as reuniões familiares dos finais de semana. Como sacerdote do lar,  Jó era preocupado com a vida espiritual de todos eles. "Decorrido o turno de dias de seus banquetes, chamava Jó a seus filhos e os santificava" diz o versículo 5. 
                             Santificação..E como esse sistema funcionava no Velho Testamento? Através do sacrifício de cordeiros.
                              Dez eram os filhos de Jó. De manhã bem cedo, esse homem sacrificava um cordeiro por cada filho. Chamava um por um, começando pelo primogênito e terminando pelo mais novo. Dez cordeiros por dez filhos. O inocente animal, condenado a morte,  apontava para Jesus, "o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo." - João 1:29.

                              O povo no passado, quando  sacrificava cordeirinhos, olhava com fé para  o futuro, como a dizer: "um dia o Messias, morrerá na cruz por mim, para pagar o meu pecado". Hoje, nós,  o chamado povo neo-testamentário, não oferecemos cordeiros e nem  olhamos para frente como eles. Nós, pela fé, olhamos para o passado e dizemos: "Cristo já pagou o meu preço na cruz. Não preciso trazer sacrifícios, pois Ele é o meu único e suficiente Salvador.

                             Voltemos ao caso de Jó. A Bíblia não diz que esse pai santificava seus filhos só de vez em quando, a título de desencargo de consciência, mas fazia isso continuamente, ou seja, todos os dias da semana. 
                              Querido(a) internauta, nesse momento lhe pergunto, com todo carinho: tem você também, que é pai ou mãe, a exemplo de Jó, se levantado de madrugada e, dobrando os vossos joelhos, diante da cama de seu filho, orado da seguinte forma: "Senhor cuida desse jovem" ?  Ou então "Pai Celeste, cuida desse bebê?
                              
                               Como pais, devemos nos empenhar em zelar por nossas crianças, ensinar -lhes o caminho em que devam andar, corrigi-los com brandura  e fazer com que se sintam amados e respeitados. E no dia do juízo , devolve-los a Deus, com o senso de que desempenhamos, neste mundo ,o nosso papel de guardiões. A todo aquele tem cargos importantes na obra de Deus, me dirijo dizendo que, você pode levar a mensagem do Evangelho a todos os confins da terra, no entanto, jamais negligencie os filhos que estão dentro de vossa casa.

                              Que naquela manhã radiosa,aonde nos encontraremos com Jesus face a face, possamos ter em nossos lábios as seguintes palavras. "Eis-me aqui, com os filhos que me deu o SENHOR, como sinais e maravilhas em Israel da parte do SENHOR dos Exércitos, que habita no monte de Sião." - Isaías 8:18

                              Senhor , eu quero ser um pai segundo o vosso coração, me ajude a interceder e zelar pelos filhos que me deste. Em nome de Jesus, amém!




                              Que Deus abençõe sua família!
                                         Marcelo Oliveira

4 comentários:

  1. Olá, passando para retribuir a visita e agradecer seu comentário. Espero que tenha encontrado o relógio perfeito pra seu blog. Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns! Lindo! Verdadeiro!
    Um conselho e tanto!
    Jesus te abençoe!
    www.comyeshua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. ola, obrigado pelo convite para visitar seu blog, achei ele bem legal e bem organizado, estou começando meu blog e espero aprender com outros blogs cristaos, gostei muito do seu.
    http://www.crescendojuntosvda.blogspot.com/

    fica com Deus

    ResponderExcluir
  4. Que Deus continue a abençoar teus dias e cuidar dos teus passos...parabéns por este blog de sábias de enriquecidas palavras. http://blogdogibareis.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...