sábado, 27 de novembro de 2010

Vencendo as maiores batalhas da vida - Parte 6 - O que há por trás das dificuldades?


"Disse o SENHOR a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está em teu poder; somente contra ele não estendas a mão. E Satanás saiu da presença do SENHOR. Sucedeu um dia, em que seus filhos e suas filhas comiam e bebiam vinho na casa do irmão primogênito, que veio um mensageiro a Jó e lhe disse: Os bois lavravam, e as jumentas pasciam junto a eles; de repente, deram sobre eles os sabeus, e os levaram, e mataram aos servos a fio de espada; só eu escapei, para trazer-te a nova. Falava este ainda quando veio outro e disse: Fogo de Deus caiu do céu, e queimou as ovelhas e os servos, e os consumiu; só eu escapei, para trazer-te a nova." - Jó 1:12:16     


                          Jó, certa noite, adormeceu rico e ao amanhecer, estava pobre. Como pode acontecer isso a um homem justo? A resposta  encontramos em 3 versículos do mesmo livro. Vamos a eles: 


  a) Versículo 6 - "Num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles." - Houve uma reunião no Céu;


 b) Versículos 9 e 10 - "Então, respondeu Satanás ao SENHOR: Porventura, Jó debalde teme a Deus? Acaso, não o cercaste com sebe, a ele, a sua casa e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste, e os seus bens se multiplicaram na terra." - Nela, o caráter de Deus foi colocado em dúvida. Seria mesmo que o Autor da vida suborna Seus filhos com dádivas, para conseguir o amor e a obediência destes?
                     
                                A resposta para essa questão, seria criar uma atmosfera aonde um filho de Deus vive num mundo aparentemente sem bençãos. Qual seria na prática, o resultado?  Continuaria esse servo fiel ao Seu Deus? Ou  blasfemaria desse Nome Santo, diante dos anjos e dos homens?


                                Amigo e irmão, grande é a responsabilidade que está sobre os ombros de Jó. Se Ele resistir as lutas e tentações que estão por vir, Deus estava certo, seus filhos O amam sem interesse.
                              Mas se ele falhar, então é  a parte acusadora que estará com a razão, e o Nome de Deus ficaria  manchado.


                              Se trouxermos  essa realidade para nossos dias, pergunto: nós conseguiríamos amar a Deus, mesmo na ausência de Suas bençãos? Se não houvesse Céu ou vida eterna, O serviríamos com a mesma intensidade? Quando Ele não responde nossas orações da maneira que queremos, honramos ou blasfemamos de Seu nome diante dos anjos e dos homens?

                            O fato é que, quando as provas chegam até nossa vida, logo pensamos que, ou "Deve ser algum pecado que eu cometi" ou que  "Deus está com raiva e não me ama mais". Nunca pensamos que nossa dificuldade pode estar servindo pra mostrar de que somos feitos realmente, quem somos por dentro, de verdade. A Bíblia, ao tratar sobre esse tema vital, mostra como dois grupos reagem diante das provas. São eles:


 a) Os Ímpios -  "O quarto anjo derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe dado queimar os homens com fogo. Com efeito, os homens se queimaram com o intenso calor, e blasfemaram o nome de Deus, que tem autoridade sobre estes flagelos, e nem se arrependeram para lhe darem glória." - Ap 16:8 - 9 (grifos meus). Os homens maus são assim: quanto mais são oprimidos, mais eles endurecem contra Deus. A prova só revela o que está dentro do coração de algumas pessoas, porque blasfemam e não buscam arrependimento aos pés do Amado Salvador. "Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao SENHOR, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar" - Isaías 55:7


 b) Os justos - "E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverançae a perseverança, experiência; e a experiência, esperança. Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado." - Rm 5: 3 - 5 (grifos acrescentados). Os que confiam no Senhor entendem as dificuldades como um momento para crescer e ter uma experiência com Deus.


                                                 COMO VENCER AS BATALHAS 


1. Deus permitirá as dificuldades, mas não permitirá que você se perca - Ao inimigo, Deus deu uma ordem a respeito de Jó: "...somente contra ele não estendas a mão."Anime-se: Deus não permitirá que você seja destruído nesse conflito. Disse Jesus, com relação ao fim dos tempos: "Não tivessem aqueles dias sido abreviados, ninguém seria salvo; mas, por causa dos escolhidos, tais dias serão abreviados." - Mateus 24:22
Por amor  a você, o sofrimento é reduzido.


 2. Deus conhece os seus limites: -"Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar."  - l Co 10:13


 3. Não atribua as tragédias a Ele: - "Fogo de Deus caiu do céu, e queimou as ovelhas e os servos, e os consumiu". Esse fogo consumidor não veio do alto. Essa obra é de outro espírito.


 4. Deus irá te fortalecer: "Porque assim diz o Alto, o Sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de Santo: Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos". - Isaías 57:15. Deus quer habitar em seu coração. Deixa-lo-a entrar?


 5. Uma grande  recompensa  alcançará você:  "Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam." - Tiago 1:12.  Tenha hoje a certeza, caro internauta de que, ainda que a vida lhe proporcione lutas ou perdas irreparáveis, Jesus foi preparar um Novo Céu e uma Nova Terra sem tristeza, pecado ou dor. Eu quero, depois das aflições dessa vida ser coroado por Jesus. Quer você também?


                              Vamos orar: Meu Senhor e Meu Deus, muitos de Seus filhos padecem dores  nesse momento. Estamos orando, porque cremos que o Senhor está no meio de nós. Te pedimos Senhor, que fortaleça aos joelhos vacilantes e as mãos trementes. Que o sangue de Jesus seja o passaporte para a vida eterna num Eterno Lar de amor. Amém!
Assista ao vídeo:


                                    Que Deus te abençõe e te guarde!                               

3 comentários:

  1. paz irmão,pelo post, que irá edificar muitas vidas.Somente o Senhor pode nos fortificar para as batalhas e sermos vitoriosos em Cristo.
    Tenha uma semana abençoada.

    ResponderExcluir
  2. É isso aí irmão, é só através de provações que podemos crescer e depender mais do Senhor.
    Obrigada pela visita ao meu blog Que o senhor o abençõe ricamente.
    http://dinaradef.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Parabéns irmão,seu blog ta uma verdadeira benção.
    Que o Senhor so lhe de grandes vitorias.
    Fica na Paz.espero sua visita no meu blog.
    http://rittaoliver.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...