quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Como fazer de sua família uma geração eleita - Ano Bíblico / Gênesis capítulo 10

Para ler Gênesis cap. 10 clique aqui. 


A Bíblia fala muito sobre família, pois ela é a história das famílias e como tal, não esconde nada. Fala sobre os pontos positivos e negativos também. Como vimos no capítulo anterior (clique aqui), a desonra por parte de Cam a seu pai e consequentemente, as palavras de maldição dirigidas a ele, trouxeram amargura no coração desse filho mais moço. Cam tomou a decisão de se desviar dos caminhos do Senhor. Seus filhos, netos e bisnetos seguiram seu mau exemplo. A linhagem de Cam declarou guerra contra Deus e contra os seus servos.
 "Os filhos de Cam: Cuxe, Mizraim, Pute e Canaã." Gn 10:6 


Vamos examinar o histórico de seus descendentes: 


"Cuxe gerou a Ninrode, o qual começou a ser poderoso na terra." Gn 10:8. 
Foi Ninrode, neto de Cam quem fundou Babel, na terra de Sinar. Posteriormente deu inicio a um projeto ambicioso: a construção de uma torre que ultrapassasse os limites dos céus. Declarou que se vingaria de Deus pelo fato de seus ancestrais terem perecidos nas águas do dilúvio. Como um rei tirano, Ninrode, planejou que seus súditos renegassem a fé em Deus e através da opressão, canalizou todas as necessidades básicas de seu reino para si próprio, fazendo assim, que as pessoas não fossem "escravizadas" pelo Senhor, segundo ele. Assegurou que a torre que estava em construção, era um abrigo seguro caso Jeová enviasse um novo dilúvio. Estendeu o seu império até os limites da Assíria, terra de seus irmãos, os descendentes de Sem. Por meio da guerra, expulsou os semitas e fundou Nínive, cidade ímpia para a qual mais tarde, foi enviado o profeta Jonas. Este mesmo Ninrode, além de rei era um poderoso caçador. Matava os animais por diversão e não por necessidade, desafiando claramente a ordem divina dada a Noé com relação ao sangue derramado. 
"Certamente, requererei o vosso sangue, o sangue da vossa vida; de todo animal o requererei, como também da mão do homem, sim, da mão do próximo de cada um requererei a vida do homem." Gn 9:5
Por blasfemar de Jeová, Ninrode foi executado anos depois. Seus fiéis seguidores, o deificaram, queimavam incensos nos dias 1 e 2 do primeiro mês de cada ano, em memória a sua morte e a ele, lhe dirigiam orações. Segundo estudiosos, Ninrode pode ser a personificação de deus Marduque, cultuado na Babilônia antiga, cidade que emergiu das cinzas da torre de Babel. 


"Mizraim gerou a Ludim, a Anamim, a Leabim, a Naftuim, a Patrusim, a Casluim (donde saíram os filisteus) e a Caftorim." Gn 10:13 e 14
O próprio Mizraim, filho de Cam, é ancestral direto dos egípcios, dos quais saíram os faraós, que oprimiram os hebreus, descendentes dos semitas por 430 anos. A religião egípcia era centrada no homem; os animais e o próprio faraó no tempo de Moisés, eram adorados como deuses. Já Casluim, neto de Cam, é pai dos filisteus, inimigos ferrenhos do povo de Deus. Os filisteus, a exemplo dos egípcios, adoravam animais, como nos tempo de Sansão, onde a divindade era o deus Dagom, uma espécie de deus peixe. Eram incircuncisos, comedores de porcos, de acordo com os judeus. 
Canaã gerou a Sidom, seu primogênito, e a Hete, e aos jebuseus, aos amorreus, aos girgaseus, aos heveus, aos arqueus, aos sineus, aos arvadeus, aos zemareus e aos hamateus; e depois se espalharam as famílias dos cananeus. E o limite dos cananeus foi desde Sidom, indo para Gerar, até Gaza, indo para Sodoma, Gomorra, Admá e Zeboim, até Lasa." Gn 10:15 a19


Sidom deu origem a uma cidade com seu próprio nome. Os descendentes desse neto de Cam, tornaram-se com o passar do tempo idólatras. Foram constantemente advertidos pelo Senhor por meio de seus profetas. O próprio Jesus mencionou a respeito desse povo nos últimos dias: 
"E, contudo, vos digo: no Dia do Juízo, haverá menos rigor para Tiro e Sidom do que para vós outras." Mt 11:22


Canaã filho de Cam, estendeu seus domínios de Gerar até Gaza e de Sodoma até Lasa. Foi em Sodoma que os habitantes locais,  tentaram abusar sexualmente de anjos que visitavam Ló. Posteriormente tanto ela como Gomorra foram alvos dos juízos divinos. 


Amados, certa vez analisaram a genealogia de dois homens. Um gerou ao longo dos anos, assassinos, psicóticos e maníacos. Alguns passaram parte de suas vidas, presos - outros, colocaram termo à própria existência. 
Da mesma forma, o outro também teve as suas gerações. Delas saíram advogados, juízes, pessoas comprometidas com a verdade, pastores, governadores e até presidente. 
Diz o pregador: 
"Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele." Pv 22:6


Caro internauta, cada atitude que tomamos hoje poderá repercutir em nossos descendentes. Qual  legado você deixará para sua família? Um legado de benção ou um de ausência dela? O médico Lucas, ensina o caminho perfeito para uma geração salva  e bem sucedida: 
"Responderam-lhe: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa." At 16:31


Não foi plano de Deus de que o filho mais moço de Noé figurasse como vilão. Ele quando jovem, foi abençoado pelo Criador para que ao lado de seu pai figurasse como herói da fé. Mas a sua obstinação pelo pecado, colocou tudo a perder. 


A ESPERANÇA É JESUS


Se por um lado, conforme estudamos, da semente de Cam saíram os mais sagazes inimigos do povo de Deus, ao longo da história, por outro, da semente dos semitas (descendentes de Sem) nasceu o Príncipe da Paz:
"Os filhos de Sem são: Elão, Assur, Arfaxade, Lude e Arã. .Arfaxade gerou a Salá; Salá gerou a Héber." Gn 10:22 e 24


Se perseverarmos em obedecer ao Senhor, Ele prosperará os nossos caminhos. Sem obedeceu e tornou-se ancestral direto do próprio Salvador. 
"Salá, filho de Cainã, Cainã, filho de Arfaxade, Arfaxade, filho de Sem, este, filho de Noé, filho de Lameque." Lc 3:36


Deus quer fazer de sua casa uma geração vencedora. Jesus já esteve aqui nesse mundo para dar a sua vida por nós. Se hoje nós perseverarmos em obedecer a Sua Palavra, também faremos parte da família de Deus e principalmente, o seu e meu nome estarão no Livro da Vida.
"O vencedor será assim vestido de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do Livro da Vida; pelo contrário, confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos." Ap 3:5


Assista ao vídeo

Um comentário:

  1. Obrigado meu irmão Marcelo por mais este edificante estudo.
    Seu blog tem sido um ponto de passagem obrigatória para meu crescimento espiritual.
    Que o Senhor continue a te usar em suas postagens.
    Deus te abençõe...
    Maurinei.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...