terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Enfrentando a tormenta - Ano Bíblico / Gênesis capítulo 8


Para ler Gênesis cap. 8 Clique aqui.

Abrimos o capitulo com uma visão comovente, porque descobrimos o trato de Deus com o ser humano em meio a tormenta. Se você está passando por lutas, este relato foi feito para você. Depois da tormenta, a bonança; depois de uma longa espera, o objetivo alcançado. Veja o relato:
Lembrou-se Deus de Noé e de todos os animais selváticos e de todos os animais domésticos que com ele estavam na arca; Deus fez soprar um vento sobre a terra, e baixaram as águas. Fecharam-se as fontes do abismo e também as comportas dos céus, e a copiosa chuva dos céus se deteve. As águas iam-se escoando continuamente de sobre a terra e minguaram ao cabo de cento e cinqüenta dias. No dia dezessete do sétimo mês, a arca repousou sobre as montanhas de Ararate." Gn 8:1 a 4

Foi quando as águas estavam ainda altas, que a presença de Deus se fez notar. De acordo com os versos acima:


1) - Deus não se esqueceu de Noé e sua família, tudo estava acontecendo dentro de um prazo determinado. 
Disse Jesus, com relação as grandes tribulações: "Não tivessem aqueles dias sido abreviados, ninguém seria salvo; mas, por causa dos escolhidos, tais dias serão abreviados." Mt 24:22

Amigo, Deus não esqueceu você. Enquanto durar a aflição, Ele se encontra velando por ti.


2) - Deus fez o vento soprar e as águas começaram a diminuir. No momento em que estamos a perecer, Ele retira a prova. Lá Ele soprou, e aqui Ele diz: Basta!
"Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar." I Cor 10:13


3) - A chuva se deteve fazendo com que as águas se retirassem. A atuação de Deus é completa. O que estava causando mesmo o transbordamento? A chuva. Nos dias de hoje, o que faz com que uma pessoa fique depressiva? A culpa. O que deixou, na Bíblia, uma pessoa paralítica? O pecado. Assim como foi neste episódio na vida de Noé e sua casa, Deus não apenas tratou as consequências do dilúvio, mas Ele foi na causa. Portanto, aonde houver a cura da depressão, há também da parte de Deus, a eliminação da culpa por erros cometidos. Aonde houver a cura física, há também o perdão dos pecados, que só Deus pode comunicar. Ele não apenas trata as consequências, mas trata as causas. Não adianta apenas escoar as águas, a chuva também precisa parar senão o dilúvio jamais acabará.


Amigo, Deus não quer apenas cessar as suas dores, mas Ele quer transformar a sua vida. 


4) - A arca encontrou repouso no Monte Ararate. Durante cinco meses, a arca vagueou errante em meio as ondas bravias, dando a impressão de que estava entregue ao seu próprio destino. Nesse momento, quando as águas escoaram, ela repousou no mais alto monte. Assim é com todos que confiam no Senhor. Ele detém as tormentas, mas você precisa de um destino seguro. Você precisa dos Braços de amor do Pai. E tudo isso acontece porque Jesus morreu por você.  É para dar um sentido a nossa vida, que o amor do Pai se manifesta na cruz.
Diz Pedro em sua carta:
"Carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados. Porque estáveis desgarrados como ovelhas; agora, porém, vos convertestes ao Pastor e Bispo da vossa alma." I Pe 2:24 e 24


O CORVO E A POMBA


Chama atenção, a atitude de Noé, quando a arca pousou no monte. Abriu a janela. Em princípio soltou um corvo. A atitude desta ave de rapina, é a incessante procura por carne morta, para se alimentar. Milhares de cadáveres boiavam por sobre as águas. Por essa razão, a ave ia e voltava. O corvo, por natureza, não tem interesse por terra firme. Apenas por podridão, da qual deseja se alimentar. Foi por este motivo, que Noé agora, fez a opção de soltar uma pomba. Esta sim, tinha objetivos distintos do primeiro animal. A pomba procurou por terra seca e não achou. Por isso, voltou para a segurança da arca. Uma semana depois, foi novamente solta. Sua busca não foi vã, pois voltou à tardinha trazendo um raminho de oliveira no bico. Esse pedacinho de vegetação, trouxe alegria aos tripulantes do imenso barco. Aqui Noé ensina-nos uma importante lição: Paciência e prudência são irmãs gêmeas. Decidiu esperar mais uma semana. Soltou a pomba mais uma vez, e essa não voltou mais. 


Amados, ao vagarmos por este mundo, podemos ter duas atitudes distintas: podemos passar o resto de nossos dias procurando se alimentar da morte que está sobre a terra ou como pombas, procurar em meio ao caos, terra firme.


UM EXEMPLO  QUE FICA PARA A ETERNIDADE


A terra estava finalmente enxuta. Noé decidiu tirar a cobertura da arca. E a luz do Sol naquele momento invadiu o ambiente. Quando desenvolvemos prudência no tocante as coisas do Senhor, Deus nos ilumina mais e mais com a Sua Luz. 
"Temos, assim, tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vosso coração." II Pe 1:19


Agora sim, Deus autoriza que deixem a arca. Ao saírem, o primeiro ato de Noé foi gratidão a Deus, por tê-los preservados com vida em meio as fortes ondas, que castigaram a terra. Ele não esqueceu do cuidado do Senhor, ao conduzi-los até ali. 
"Levantou Noé um altar ao SENHOR e, tomando de animais limpos e de aves limpas, ofereceu holocaustos sobre o altar." Gn 8:20


Outra importante lição: Deus sempre deve ser lembrado em cada etapa de nossa vida. Quando nos levantamos, quando saímos ao trabalho, quando tomamos decisões. Deus em tudo deve ser glorificado. Os primeiros minutos de nosso dia devem ser dedicados ao Nosso Pai, por meio do estudo da Palavra e da oração. E esse ato de Noé foi determinante. Seu sacrifício comoveu o coração do Pai, e Ele estabeleceu com esse patriarca, um concerto de paz, que abrangeu toda a humanidade. 


Noé : exemplo de obediência a voz de Deus e confiança em Seus cuidados. Prudência no tocante as coisas sagradas. Gratidão para com o Criador, marcaram para sempre o destino do mundo. E ele inspira até hoje, homens e mulheres por meio de seu testemunho, nos dizendo que vale a pena confiar no Senhor.


Assista o vídeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...