domingo, 16 de janeiro de 2011

Preconceito, uma porta para o pecado - Ano Bíblico / Gênesis capítulo 20

Para ler Gênesis cap. 20 clique aqui. 

De partida para o Neguebe, Abraão passou por Cades e Sur, depois resolveu levantar acampamento em Gerar, território dos filisteus. O soberano da região era Abimeleque. Não sabemos ao certo se esse era o nome do rei local. Abimeleque pode ser um título real, assim como faraó é um título no Egito. 


Antes de estudarmos a sequência dos fatos, devemos salientar que, o amor de Deus não é exclusividade deste ou aquele povo. O fato de um povo ser "detentor da verdade",  não o torna alvo exclusivo do cuidado, do amor e da atenção do Pai Celeste. Cristo, a seu tempo, morreu  por todos nós quando, por causa do pecado ,éramos ainda  inimigos de Deus.


Vamos descobrir pelas Escrituras, como Deus olha para cada pessoa em redor da terra.
Diz o salmista: "Do céu, olha Deus para os filhos dos homens, para ver se há quem entenda, se há quem busque a Deus." Sl 53:2


Geralmente, pensamos algo a respeito, das pessoas que nos cercam. Quando vemos alguém com uma Bíblia na mão, logo pensamos, "lá vai um protestante". Não sabemos muitas vezes, se pertence a um credo tradicional ou uma denominação pentecostal, mas é assim que vemos. Ou se contemplamos uma pessoa trajando branco, logo pensamos que pode ser um médico, enfermeiro ou até mesmo um pai de santo. O curioso é que nosso olhar sobre pessoas é algo superficial.


Porém, Davi nesse salmo, nos ensina que o olhar de Deus é mais penetrante, pois Ele lê os corações e discerne os pensamentos. De seu alto e sublime Trono, Ele olha  para cada um de nós. E quando assim o faz, Deus não está preocupado em saber se a pessoa é tradicional, pentecostal ou de qualquer outra confissão religiosa. O Senhor está a procura de homens e mulheres que O entendam, O busquem e façam a Sua vontade. São pessoas assim, que integrarão a fileira dos salvos. 


"Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração." I Sm 16:7


Paulo, ao se dirigir aos colossenses, declarou: "no qual não pode haver grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo, livre; porém Cristo é tudo em todos." Cl 3:11


Pedro, quando enviado à casa de um estrangeiro chamado Cornélio, teve da parte de Deus um importante aprendizado:
"Então, falou Pedro, dizendo: Reconheço, por verdade, que Deus não faz acepção de pessoas." At 10:34



Agora sim, vamos aos fatos: Abimeleque era rei dos filisteus e mais uma vez, vemos Abraão, por medo, tentando enganar, dizendo a todos que Sara é sua irmã. Sendo assim, o rei se apaixonou por Sara e a levou para o seu harém. É muito comum na Bíblia, Deus se comunicar ao homem de duas maneiras: ou por sonho ou por visão. 
Geralmente, Deus fala aos profetas através de visão, mas nem sempre é uma regra básica. E com aqueles que não pertencem a fé, Deus fala através de sonhos. Assim foi com a mulher de Pilatos, Nabucodonosor em Babilônia e também, com Abimeleque. Ao levar Sara para conviver com ele, esse homem estava pondo  em risco, toda a sua casa
"Deus, porém, veio a Abimeleque em sonhos de noite e lhe disse: Vais ser punido de morte por causa da mulher que tomaste, porque ela tem marido. Ora, Abimeleque ainda não a havia possuído; por isso, disse: Senhor, matarás até uma nação inocente. Não foi ele mesmo que me disse: É minha irmã? E ela também me disse: Ele é meu irmão. Com sinceridade de coração e na minha inocência, foi que eu fiz isso. Respondeu-lhe Deus em sonho: Bem sei que com sinceridade de coração fizeste isso; daí o ter impedido eu de pecares contra mim e não te permiti que a tocasses." Gn 20:3 a 6


Pessoas sinceras podem ser salvas por Deus, independente da cor da pele, nacionalidade ou status social. Além de temer por sua vida, o que de fato motivou Abraão a praticar mentira contra o rei filisteu? Ele mesmo revela:
"Respondeu Abraão: Eu dizia comigo mesmo: Certamente não há temor de Deus neste lugar, e eles me matarão por causa de minha mulher." Gn 20:11 


Por vezes, o preconceito humano, pode por tudo a perder.É o caso de Abraão, que julgou que Abimeleque, por não lhe ser patrício, talvez não temesse a Deus, como ele temia, por isso colocou Abimeleque no pecado, sob risco de vida inclusive, para o monarca. Hoje sabemos, que o mesmo Senhor que fez o judeu também fez o gentio. O mesmo Jesus que  se dispôs à salvar Abraão, também tinha poder para salvar um estrangeiro. Para Deus, não existem casos impossíveis. 
Hoje, querido leitor, o mesmo Jesus que salva um alcoólatra, pode perfeitamente salvar um homossexual. O mesmo Cristo que liberta um drogado, também pode de maneira extraordinária, reintegrar uma prostituta. Qual é a diferença entre um e outro? Felizmente nenhuma, a não ser que contemplemos as pessoas com a lente do preconceito.


Um dia, Jesus voltará a esse mundo, para nos arrebatar ao Lar de Glória. No céu, teremos três surpresas:
1ª) - a de estarmos lá; 
2ª) - de estar lá, a quem achávamos de que não estaria;
3ª) - de não estar lá, aquele a quem tínhamos convicção de que estaria.


Se você, amado irmão, se sente separado do rebanho do Senhor; se as pessoas, por algum motivo, o observam com desdém , não se abale. Todos podemos falhar, mas o Salvador nunca falha. Somente "o sangue de Jesus nos purifica de todo o pecado". Se você confessar suas faltas a Jesus, Ele te ouvirá. 
Finalmente se, em algum momento da vida, não tiver a certeza de estar entre os salvos, leia e releia diariamente, o que João ,no Apocalipse, contemplou:
"Depois destas coisas, vi, e eis grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de vestiduras brancas, com palmas nas mãos; e clamavam em grande voz, dizendo: Ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro, pertence a salvação." Ap 7:9 e 10


Junto a cruz há lugar pra ti e pra mim. Não desista da sua coroa. Espero você um dia, debaixo da Árvore da Vida.


Assista ao vídeo:

4 comentários:

  1. Passei para felicitá-lo pelo presente que ganhou da Promoção do Me Amou Primeiro. Aguardo sua visita. Deus abençoe !

    ResponderExcluir
  2. Olá meu amado irmão Marcelo!
    Como no versículo acima diz: "Ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro, pertence a salvação." Ap 7:10b, Somente a Ele pertence a Salvação, mais muitas vezes nós é que queremos decidir o futuro eterno das pessoas. "E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?" Mateus 7:3
    Certamente ao tirarmos o argueiro dos nosssos olhos, veremos que as pessoas não são como as imaginavamos.
    Obrigado pelo ensinamento meu irmão!
    Deus te abençõe...
    Maurinei...
    http://fiqueligadobloggospel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. A PAZ DO SENHOR IRMÃO MARCELO.
    Que nós possamos tb olhar todos os irmãos com os olhos de Deus!
    Que Deus possa a cada dia está te fortalecendo para que você possa dar continuidade neste blog. Divulgando a palavra de Deus.Abraços

    ResponderExcluir
  4. Adorei isso:
    1ª) - a de estarmos lá;
    2ª) - de estar lá, a quem achávamos de que não estaria;
    3ª) - de não estar lá, aquele a quem tínhamos convicção de que estaria.

    Temos uma mania tao ridicula de julgar e acharmos que sabemos quem sara salvo e quem nao sera baseado no que NOS achamos que eh certo e errado.

    Parabens pelo artigo. Lidar com o preconceito nao eh algo facil dentro de igrejas.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...