domingo, 2 de janeiro de 2011

Conhecendo o amor de Deus / Enoque - Ano Bíblico / Gênesis capítulo 5

Para ler Gênesis cap 5 clique aqui.

O mundo antigo estava permeado de maldade. Desde que Caim cometera o primeiro homicídio  (leia aqui), a terra havia mergulhado numa era de violência, adultérios e maldade. Caro internauta, sempre houveram homens perversos, em qualquer época da história . Por outro lado, é  digno de nota ver também que,  em todas as épocas, existem aqueles que procuram por meio de uma vida santa, testemunhar a respeito do amor e da bondade de um Deus vivo.
Sempre houve, em todos os tempos, dois grandes grupos de pessoas:  os justos e os ímpios. 
Hoje, vamos aprender o segredo daqueles que, mesmo numa sociedade corrompida e má, como a de nossos dias, conseguiram alcançar o favor de Deus. O capítulo de hoje nos fala da genealogia dos justos. Começando por Adão até chegarmos ao dilúvio são 10 gerações: 


* Sete 
* Enos
Cainã
Maalalel
Jarede
* Enoque
* Metusalém
Lameque
Noé.


O que esses homens tiveram em comum entre si?  Foram eles  que, num mundo mau e hostil, aonde o pecado estava em todas as partes, preservaram entre si o conhecimento e o temor de Deus. São chamados de depositários da verdade. Eles nos mostram, através de seus testemunhos, que é possível ser fiel a Deus, mesmo quando tudo parece perdido. Da lista acima , destacamos um, em especial: Enoque . Vamos ver algumas coisas sobre este homem.


"Enoque viveu sessenta e cinco anos e gerou a Metusalém. Andou Enoque com Deus; e, depois que gerou a Metusalém, viveu trezentos anos; e teve filhos e filhas. Todos os dias de Enoque foram trezentos e sessenta e cinco anos. Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si." - Gn 5 21-24


 Muito se especula a respeito desse homem. Uns dizem que, por ele ser o sétimo a partir de Adão, tornou-se favorito de Deus, assim como foi com Moisés mais adiante, que foi o décimo quarto  na geração, que Deus  igualmente o tomou para Si, após a sua morte.
Especulações à parte, temos apenas uma certeza:  o fato de se tornar pai mexeu profundamente com a experiência de Enoque com Deus. 
"Andou Enoque com Deus; e, depois que gerou a Metusalém, viveu trezentos anos".
Ele percebeu que assim como amamos os filhos que geramos, Deus em superior medida também nos ama e nos quer bem. Diz o salmista:


"Como um pai se compadece de seus filhos, assim o SENHOR se compadece dos que o temem." - Sl 103:13


Também Jesus falou sobre o amor de Deus por cada ser humano:


"Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem?" - Mt 7:11


Só o amor do Pai, faz com que um homem cheio de defeitos tenha mais prazer de andar com Deus do que andar na roda dos escarnecedores. Amado, assim como Deus mudou o coração de Enoque e o tomou para Si, Ele quer também, transformar o seu viver,  mudar os seus caminhos e traze-Lo para junto de Si. Ao andar com Jesus aqui neste mundo, você obtém a promessa de estar pela graça, um dia, eternamente com o Pai, no lar de glória. Paulo, em sua época, escreveu sobre essa maravilhosa promessa:


"Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor. Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras." I Tess 4: 16-18
Eu quero andar com Deus, e você?


Assista ao vídeo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...