sábado, 8 de janeiro de 2011

Descobrindo o poder da oração eficaz - Ano Bíblico / Gênesis capítulo 15

Para ler Gênesis cap. 15 clique aqui.

Nesse capitulo, Abrão está temeroso em relação a vários aspectos de seu futuro. Ele voltara vitorioso da batalha contra os reis ímpios, mas agora temia por sua vida. Temia que seus inimigos armassem uma perseguição e, de surpresa, aniquilassem com seu pequeno exército. Foi nesse momento, que ele teve uma visão de Deus, aonde a Palavra de Senhor falava com ele. A Palavra que o visitou tanto pode ser, em seu sentido verbal, como pode ser a presença do próprio Cristo, o Verbo de Deus. 
"Depois destes acontecimentos, veio a palavra do SENHOR a Abrão, numa visão, e disse: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, e teu galardão será sobremodo grande." Gn 15:1

Nesse momento, ele apresentou suas queixas ao Senhor. Abrão estava inseguro em relação ao nascimento de um filho, citando Eliezer como provável herdeiro de suas posses, uma vez que o damasceno era mordomo sobre sua casa. Deus acena que não, dizendo que o herdeiro sairia de sua semente. Como prova da fidelidade da parte de Deus, Abrão deveria erguer os olhos aos céus e contemplar as estrelas. Esse era o sinal de que ele geraria um herdeiro e de quão numerosa seria sua descendência. 

Amados, toda vez que esse homem desanimava em sua fé, ele se recordava dessa visão que teve da parte de Senhor e assim, quando em angustia de coração, contemplava as estrelas,  se lembrava da fidelidade do Altíssimo. A exemplo do pai da fé, todos nós temos altos e baixos na vida espiritual. É ai que Deus, nas horas mais difíceis, nos instrui a levantar os olhos e contemplar pela fé, a face do Nosso Salvador. Diz o profeta Messiânico em sua palavra:
"Olhai para mim e sede salvos, vós, todos os limites da terra; porque eu sou Deus, e não há outro" Is 45:22

Caro leitor, se você se encontra triste, cansado ou desanimado, é o momento de dirigir o seu olhar para Jesus. Ao contemplar o alto, Abrão "creu no SENHOR, e isso lhe foi imputado para justiça." Gn 15:6. É isso que Deus quer fazer com aquele que não tem mais vigor: trabalhar grandemente a sua fé, para que tenhais também a justiça de Cristo imputada em sua vida. 

DEUS EXERCITA A FÉ DE ABRÃO

Deus orientou Abrão para que prepare um holocausto, como prova do cumprimento das Palavras do Senhor. Consistia sua oferta em uma novilha, uma cabra, um carneiro, uma rolinha e um pombinho.
"Ele, tomando todos estes animais, partiu-os pelo meio e lhes pôs em ordem as metades, umas defronte das outras; e não partiu as aves. Aves de rapina desciam sobre os cadáveres, porém Abrão as enxotava." Gn 15:10 e 11

Naquele tempo, o ofertante apresentava o holocausto, mas o fogo que viria a consumir a oferta, era enviado da parte de Deus. Era proibido trazer fogo estranho sobre ofertas queimadas. A aceitação da oferta seria a confirmação do pacto entre o Senhor e Abrão. Porém, tão logo esse homem terminou de oficiar na presença de Deus, estranhamente o fogo não veio. As horas foram se passando, nada. A espera foi longa a ponto dos abutres descerem para macularem a oferta. Mas Abrão não permitiu que as aves a tocassem. Mais tarde, Abrão adormeceu e teve um sonho. Este era sobremodo terrível, porque ele viu a sua futura descendência reduzida a escravidão por mais de 400 anos. Viu também que, ao final do período, seus descendentes encontrariam a liberdade e se estabeleceriam precisamente em Canãa e assim, herdariam a terra. 

Em todos esses fatos, a uma lição: Por que muitas vezes Deus demora para responder uma oração? Oração incessante é para convencer o Pai do que precisamos? 
Quando Deus pede para orarmos sem cessar, não é para convencê-lo, mas é para descobrirmos o que de fato estamos pedindo, porque Abrão viu que a sua descendência seria grande, porém escrava por um tempo para depois ser livre. É como que se Deus segurasse o fogo do pacto para dizer o seguinte: "É isso mesmo que você quer?" 
Portanto, ao orarmos, em determinados casos Deus tarda a responder, pois Ele está perguntando também para você: "É exatamente o que você quer?".

Agora sim, Deus selou o pacto com seu servo. "E sucedeu que, posto o sol, houve densas trevas; e eis um fogareiro fumegante e uma tocha de fogo que passou entre aqueles pedaços." Gn 15:17

Você que tem orado, está seguro se o que pedes vai te afastar ou te aproximar de Deus? Está disposto  a pagar o preço por aquilo que escolhe? Para sermos coerentes em nossa oração, precisamos de quatro elementos importantes: 
1) - sabedoria: "Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida." Tg 1:5


2) - intercessão por parte do Espirito Santo: "Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis." Rm 8:26


3) - pedir de acordo com a vontade de Deus: "venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu;" Mt 6:10


4) - pedir com responsabilidade: "pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres." : Tg 4:3


Caso Deus não responda, que Ele nos ajude a aceitar e compreender, porque de fato não era o melhor para você.Deus conhece o fim desde o princípio.

Assista ao vídeo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...