sábado, 1 de janeiro de 2011

Como o pecado entrou no mundo - Ano Bíblico / Gênesis capítulo 3



                                          Para ler Gênesis cap. 3 clique aqui.


Falamos no tema anterior sobre a importância de obedecer a voz de Deus (veja aqui) e de que liberdade cristã envolve limites. Esse contexto é o nosso ponto de partida para entendermos o que aconteceu, naquela trágica semana em que a humanidade caiu no pecado e, provou de conseqüências nada agradáveis.
Sabemos que o limite de Adão no jardim era a árvore da ciência do bem e do mal. Tudo podia ser tocado, manuseado, com exceção dela.
Somos e sempre seremos livres para decidir. Esse é o trato de Deus para com Seus filhos. No entanto, quando escolhemos mau, as conseqüências viram a rebote. Nunca espere:
Uma vida de paz, se hoje voce planta violência
Uma vida tranquila, se você planta hoje o engano
Uma vida de alegria, se você planta hoje discórdia.
Por que? Pelo fato de que o futuro é resultado de decisões que estamos tomando agora.
Esse princípio não se aplica somente a cena do Éden, mas por toda a história da humanidade. Deus mostrou o resultado daquilo que escolheram os nossos primeiros pais, pois eles optaram pela morte.


                    A ESTRATÉGIA DO INIMIGO


Foi lá no Jardim que aconteceu  uma cena incomum:  a serpente que não falava, falou. Essa é a primeira sessão mediúnica de que se teve notícia, pois o animal recebeu ninguém menos que o anjo caído em seu corpo.
A estratégia era simples: torcer o conselho de Deus. Vamos entender:


A) "Não comereis de toda a árvore do jardim?" - Gn 3:1 - u.p. Foi a primeira questão levantada à mulher.
Por trás dessa questão algo como: "Não há perigo, Deus  não se importa com nossas atitudes". Amados, existe uma razão porque pecamos: queremos ser felizes. Às vezes não nos importamos se nessa busca pela felicidade, iremos ferir outras pessoas. O problema é que uma alegria conquistada a tal preço não é alegria: é, com o passar do tempo,  uma falsa sensação que levará ao princípio das dores.


B) "É certo que não morrereis". Gn 3:4 - O homem precisa da graça  de Deus para ser eterno. Sem ela, o destino é morte eterna.
"A alma que pecar, essa morrerá."  - Ez 18:20 p.parte.


C) "Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal.! - Gn 3:5 . Nas entrelinhas, o que estava sendo dito a Eva era de que:


* Deus havia mentido pro casal, escondendo a melhor parte:
* Ele não aceitava concorrência, não queria que eles se tornassem deuses.


Queridos, tem coisas que Deus é e que nós podemos ser. Ex:


Deus é amor. Podemos ser amorosos?
Deus é misericórdia. Podemos ser misericordiosos?
Deus é a Verdade. Podemos, como cristãos, sermos verdadeiros?


Do mesmo modo,  tem coisas que Deus é e SOMENTE Ele pode ser. Ex:


Deus é Todo-Poderoso. Somos assim?
Deus é oniciente. Sabemos todas as coisas?
Deus é onipresente. Podemos estar em todos os lugares ao mesmo tempo?


Adão e Eva já eram semelhantes a Deus, no caráter. Não precisavam do expediente da desobediência para serem felizes. E você, tem buscado a felicidade segundo o padrão estabelecido por Deus?


Quando pecaram, perceberam sua nudez e tentaram se cobrir com aventais feitos de folhas de figueira.
Quando pecamos, todos queremos cobrir a nossa condição de nudez espiritual, com feitos de justiça humana. É quase que uma compensação por atos de maldade que cometemos. Ali no Éden, nossos pais inauguraram assim a salvação de pecadores por meio de obras humanas. Mas Deus estava a caminho do Jardim.


             A INICIATIVA  SEMPRE VEM DE DEUS 


O quadro encontrado por  Ele no Éden:


1) O medo - "Quando ouviram a voz do Senhor Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do Senhor  Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim." - Gn 3:8 - O homem culpado tem medo de ouvir a voz de Deus. O autor em Hebreus assim aconselha ao pecador hesitante:


"Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna." Hb 4:16


Amados, para a alma aflita  pela culpa, Deus oferece a Sua misericórdia.


2) Pecado não pode ser justificado, deve ser abandonado - "a mulher que Tu me deste" , "a serpente me enganou". O que está implícito nessas falas é que Adão e Eva estavam, a grosso modo, atribuindo a culpa de seus atos a Deus. Esse é o estágio final das decisões erradas. Achar que Deus e o mundo são culpados por tudo que de ruim nos acontece. Será que na maioria da vezes, o problema não está em nós? Não seria a hora de mudarmos e permitir que Deus transforme nossa vida?


3) A maldição caiu sobre o mundo. Em nenhum momento desse triste relato, você vê  o Senhor lançando maldição sobre o homem culpado. Apenas apresentou os resultados de sua escolha mal-feita. Deus não se alegra com a desventura de nenhum ser humano:

"Dize-lhes: Tão certo como Eu vivo, diz o Senhor Deus, não tenho prazer na morte do perverso, mas em que o perverso se converta do seu caminho e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois por que haveis de morrer, ó casa de Israel?" - Ez 33:11


4) Deus de antemão, proveu a salvação - "Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar." - Gn. 3:15. O primeiro animal sacrificado no Jardim, para cobrir a nudez do casal, por meio de peles, apontava para  o sacrifício eficaz de Jesus, que nos cobre com a justiça de Deus, por meio de Seu sangue. É por Jesus, que vencemos o pecado e somos justificados na presença do Senhor.


Concluindo, notamos que:


* O sonho de Deus foi arranhado pelo pecado;
*O homem decidiu seu destino, desobedecendo ao Pai;
*O pecador, ainda que debaixo do peso das conseqüências, jamais é  abandonado por Deus.


Se você, a exemplo de Adão, foi longe demais, saiba que Deus ainda procura por suas ovelhas perdidas. Ele o ama, como a um filho, e nunca desistirá de você. Só  é preciso, pela fé, sair ao encontro Dele, clamar  e receber o Seu perdão.


Assista ao vídeo:

Um comentário:

  1. Ótimo Post
    é preciso sempre termos estes ensinos para jamais esquecer a astúcia de satanás, até hoje ele trabalha do mesmo jeito mas com palavras diferentes.
    Mas Deus, está sempre acima do querer e armações desse decaído,
    abraços amigo
    paz

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...