sábado, 1 de janeiro de 2011

O Descanso em Deus / Família um projeto divino - Ano Bíblico / Gênesis capítulo 2

                                     Para ler Gênesis cap. 2 clique aqui.


No capítulo anterior  (veja aqui) vimos  que você foi a razão da criação do mundo. Tudo foi feito por Deus na mais perfeita  ordem e planejamento, visando a construção de uma família feliz: Deus, os anjos e agora o homem.
Ao final de sua obra, talvez Adão tenha perguntado ao Pai: o que há mais para ser feito? no versículo temos a resposta: 
'E havendo Deus terminado no sétimo dia a Sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a Sua obra que tinha feito." Gn 2, 2

Qual é então a base para o relacionamento com Deus? Descanso. Se você, ao longo da vida encontra-se cansado das lutas,  precisa hoje mesmo descansar Nele. Certa vez, ao falar as multidões, Jesus exclamou:
"Vinde a Mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o Meu jugo e aprendei de Mim, porque sou manso e humilde de coração: e achareis descanso para a vossa alma.
Porque o meu jugo é suave, e o Meu fardo é leve." - Mt 11:28-30

Deus não se cansa. Apenas deixou exemplo para o homem. Hoje, ao  fim de nossas labutas, todos precisamos de uma pausa para passarmos tempo com nosso Pai.
Trabalho e descanso no Senhor, andam de mãos dadas. Diz o salmista Davi:

"Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; aos Seus amados Ele o dá enquanto dormem." -Sl 127:2 
Tem você hoje tempo para Deus?

                                   O HOMEM ENQUANTO MORDOMO DE DEUS

Como vimos, Deus criou o ser humano ao 6° dia. Por um desígnio  da Sabedoria Divina, Adão só foi trazido a existência no último dia, quando tudo estava pronto.Amados, isso nos ensina que neste mundo, nada nos pertence, pois a exemplo de Adão, tudo já existia quando aqui nascemos. Tudo em nosso redor tem dono: Deus. Somos em essência, administradores de tudo que chega a nossas mãos. Esse princípio foi expresso  lá no Éden ao dizer:

"De toda a árvore  do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás." - Gn 2: 16 e 17

"Toda arvore comerás". Menos uma: porque pertence a Deus. Nosso Pai precisa ser respeitado, quando estabelece limites. Temos,  você  e eu, vivido pela graça, sem desobedecer a Palavra do Senhor?

                                        A FAMÍLIA É UM PROJETO DE DEUS

Certo momento,  Deus reuniu os animais para que Adão os nomeasse.  Todos os seres vivos criados,  tinham seus pares. Foi aí que  Adão percebeu: ele precisava de uma companheira.
Naquele momento, o Pai fez o homem cair em pesado sono. Tirou-lhe uma das costelas e, a partir dela, criou a mulher. Hoje sabemos:

* Deus não fez Eva de outra porção de barro, para que ambos fossem independentes
* Também não a fez dos pés do homem, para que estivesse abaixo dele
* Nem do fio do cabelo, para que estivesse acima do homem
* Mas a fez  da parte central (costela) para que estivesse lado a lado de seu companheiro.

Tem você marido, tratado vossa esposa como companheira, na manutenção do lar e criação de vossos filhos? 
Tem você esposa, tratado vosso marido como companheiro,nas lutas e aflições dessa vida e assim, nas horas mais difíceis, unido forças com ele?
Que o Senhor abençoe seu casamento e os una cada vez mais  nesse dia, assim como abençoou e uniu o primeiro casal. Porque a família é um projeto de Deus.

Assista ao vídeo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...