domingo, 2 de janeiro de 2011

Fé que agrada a Deus - Ano Bíblico / Gênesis capítulo 4

Para ler Gênesis cap. 4 clique aqui.

Após a expulsão do Éden, Adão e Eva tiveram dois filhos, Caim e Abel. Esses, conheceram ao longo do tempo, a história da queda, sua atual condição de homens finitos e o meio provido por Deus para a salvação do pecador. O sistema de sacrifício de animais fora instituído anteriormente no Jardim, quando um  animal  inocente fora morto para cobrir a nudez do casal (uma figura do sacrifício de  Jesus).
Quando Abel ofereceu a Deus um hocausto das primícias de seu rebanho, estava reconhecendo que era pecador, e que precisava ser salvo.
Caim por sua vez, ao oferecer os frutos da terra, não estava reconhecendo sua condição pecaminosa, estava apenas apresentando uma oferta sem sangue. Diz o autor em Hebreus:

"Com efeito, quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e, sem derramamento de sangue, não há remissão."  - Hb 9: 22

Caim e Abel - dois irmãos. Símbolo de dois caminhos . Um aponta para a disposição de se viver de acordo com o próprio juízo. Outro, aponta para como você pode se relacionar com Deus e ser salvo. 
Desde essa época, Deus não olha para ofertas pomposas  de quem quer que seja. Primeiro, ele vê o que motiva adoração. Diz o texto:

 "Agradou-se o SENHOR de Abel e de sua oferta; ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou." -  Gn 4:4 e 5

Percebeu? Primeiro, Deus olha para o ofertante, e depois para a sua oferta. Na adoração  Ele não quer algo seu, Deus quer você!
Sobre isso, Paulo declarou o seguinte:

"Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional." - Rm 12:1

Caim não conseguia entender esse princípio. Deus foi atrás do filho errante. 

"Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo." - Gn 4:7

Amados, quando estamos propensos a pecar, é Deus quem diz que devemos parar. Ele estava tocando no coração de Caim. E Ele, hoje, toca no seu  também. 
Nunca despreze a ação do Espírito Santo de Deus. É Ele quem se interpõe entre nós e o abismo. Ele é a Última barreira entre nós e o pecado que nos assedia. Quando ouvir uma voz  dizendo  lá no fundo "não peque", você não deve ignorá-la. Pense nisso.
E foi assim,  ignorando o conselho do próprio Deus, que Caim  tornou-se homicida, matando seu próprio irmão. 
Depois desse assassinato, Caim se exilou na Terra de Node, ao leste do Éden. Lá ele teve filhos, netos, bisnetos  que trouxeram ao mundo violência, poligamia que mais tarde, resultaram na destruição do mundo antigo, por meio das águas do dilúvio. 
O fato de Deus poupar a Caim encerra uma grande lição: pecado que fica sem retribuição gera mais pecado. Se Deus exterminasse Caim por causa de seu fraticídio, poderia ter evitado uma série de males, incluindo o próprio dilúvio, mas por outro lado, o Criador seria eternamente acusado de ser muito severo. O mal precisa mostrar a sua verdadeira face, para que,  quando o Juízo chegar, todos possamos entender que Deus estava certo desde o princípio: o salário do pecado é a morte. Diz o apóstolo João, em sua visão dos úiltimos dias, a respeito de Deus e Sua justiça:

"porquanto verdadeiros e justos são os seus juízos, pois julgou a grande meretriz que corrompia a terra com a sua prostituição e das mãos dela vingou o sangue dos seus servos." - Ap 19:2

 Não se fala mais sobre a vida de Caim deste capítulo em diante. A Bíblia deixa  implícita a ideia de que o mal praticado tenha se voltado contra ele. Parece que ele foi morto pelo seu tataraneto:

"E disse Lameque às suas esposas: Ada e Zilá, ouvi-me; vós, mulheres de Lameque, escutai o que passo a dizer-vos: Matei um homem porque ele me feriu; e um rapaz porque me pisou. Sete vezes se tomará vingança de Caim, de Lameque, porém, setenta vezes sete." - Gn 4 :23 e 24

                                               RENASCE A ESPERANÇA

Mesmo após a queda, Eva nunca perdeu sua comunhão com o Pai. Louvou a Deus quando Caim, seu primoigênito,  nasceu:

 "Adquiri um varão com o auxílio do SENHOR." - Gn 4:1

Do mesmo modo, lembrou-se de Deus quando nasceu o terceiro filho do casal:

"e ela deu à luz um filho, a quem pôs o nome de Sete; porque, disse ela, Deus me concedeu outro descendente em lugar de Abel, que Caim matou." Gn 4:25

Eva nos ensina algo precioso. Santo é todo aquele que, ao longo de sua carreira cristã, mesmo que tenha  tenha caído, ainda assim prefere ficar na presença do Senhor. Amado, se você pecou e se acha excluído, não saia da presença do Senhor, porque Ele não desistiu de você.

"A Sete nasceu-lhe também um filho, ao qual pôs o nome de Enos; daí se começou a invocar o nome do SENHOR." - Gn 4:26

Foi através do exemplo de fé de sua avó, que Enos começou a inspirar homens e mulheres de seu tempo, a invocar o nome do  Senhor.

Nesses tempos de corrupção moral, Deus está chamando você para pregar as Boas Novas, invocar o Nome do Senhor, e dizer ao perdido: Deus é bom, e a Sua misericórdia dura para sempre!

Assista ao vídeo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...