domingo, 2 de janeiro de 2011

Deus, Noé e o mundo - Ano Bíblico / Gênesis capítulo 6

                                       Para ler Gênesis cap 6 clique aqui.

Por um minuto, imagine o coração de Deus. Pense Nele como um grande Artífice que se esmera na criação de Sua obra. Olhe por um instante, em cada parte do globo terrestre. Veja a maldade, os crimes sexuais, os homicídios, as pestilências, guerras, tomando forma, corroendo lentamente uma humanidade degradada. Olhe por um minuto. Veja o  narcotráfico,  as armas químicas, o ódio racial,  a  prostituição infantil. Seria esse o mundo perfeito idealizado por Deus? Nessa altura, podemos entender que, todo esse quadro de maldade, criado pelo próprio homem, fizeram o Criador chorar muitas vezes.

"Viu o SENHOR que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração; então, se arrependeu o SENHOR de ter feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração." - Gn 6:5 e 6


 RAZÕES  QUE  TROUXERAM O FIM AO MUNDO ANTIGO


a) Jugo desigual - "Vendo os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas, tomaram para si mulheres, as que, entre todas, mais lhes agradaram. " Gn 6: 2 

As escolhas que fazemos ao longo da vida, podem ou não nos afastar da presença do Senhor.   A causa do fracasso espiritual do povo daquela época se deu, em boa parte, pelo fato de os filhos de Deus escolherem pessoas sem temor do Senhor para fazerem associações diversas.  
O apóstolo Paulo nos adverte,  ao escrever o seguinte:

Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas? Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo? - II Co 6: 14 e 15

"Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes."-  I Co 15:33

B) Ausência do bem - "Viu o SENHOR que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração." - Gn 6:5

C) Pecado contra o Espírito Santo - "Então, disse o SENHOR: O meu Espírito não agirá para sempre no homem, pois este é carnal; e os seus dias serão cento e vinte anos." - Deus enviou o Espírito Santo aos ante-diluvianos, na esperança de quebrantar corações endurecidos pelo pecado. Tudo o que podia ser feito em favor do homem pecador, fora feito. No entanto, aquele povo rebelde rejeitou, finalmente, o Autor da vida. O resultado prático foi que, o Espírito Santo parou de insistir com os homens daquela época. Foi desde então que, a expectativa de vida foi reduzida para 120 anos, por causa da dureza humana.
Davi escreveu sobre o  pecado contra o Espírito, ao pronunciar o seguinte:

"Não me repulses da tua presença, nem me retires o teu Santo Espírito."- Salmo 51:11

"Também da soberba guarda o teu servo, que ela não me domine; então, serei irrepreensível e ficarei livre de grande transgressão." - Sl 19 :13

Amado, tem como saber se já pecamos contra o Espírito. Vamos descobrir:

1)  Se você está  lendo esse texto, é sinal que  ainda temos interesse pelos assuntos de Deus:
2) Se sentimos tristeza por pecados cometidos e gostariamos que  Jesus nos ajudasse a sermos melhores, então louvado seja Deus, você  e eu não cometemos o pecado imperdoável! Ainda há esperança para o quebrantado de alma nesse dia.


DEUS ESCOLHE NOÉ


Esse Patriarca da fé possuia 3 características importantes:
A) Reconhecia-se pecador - "Porém Noé achou graça diante do SENHOR." - Gn 6:8 Aqueles que buscam o favor  do Senhor para serem salvos, são acolhidos por Deus. Disse Jesus: 
"Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora." - Jo 6:37

B) Dependia de Deus para fazer diferença - " Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos" - Gn 6:9 (1ª parte).
O plano de Deus é produzir justiça e integridade no coração humano. Quer você também fazer diferença? Dependa do poder de Deus diariamente.

C) Noé seguiu o exemplo de Enoque - "Noé andava com Deus." - Gn 6:9 (ult. parte)
Andar com Jesus é ter comunhão constante com Ele. Escolha hoje a melhor companhia possível para seguir sua jornada. Que o Senhor te abençoe e te guarde.

Assista ao vídeo:

2 comentários:

  1. Agradeço ao SENHOR DEUS, porque ainda pessoas como vcs. que não nos deixão sair do caminho que nos leva a vida eterna, Graças a essas palavras e esses blogs. temos como continuar no caminho, que é estreito, onde poucos, trilhão. Que DEUS continue vos abençoando.

    ResponderExcluir
  2. a paz; gostei do blog, desejo que Deus continue te usando nessas sábias palavras, que continue edificando e confortando vidas, e que abençoe vc e sua familia!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...