terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Fé é a vitória - Ano Bíblico / Gênesis capítulo 22

Para ler Gênesis cap. 22 clique aqui. 


Hoje, vamos aprender como voltar  triunfantes, depois de passar por uma  grande prova.
"Depois dessas coisas, pôs Deus Abraão à prova e lhe disse: Abraão! Este lhe respondeu: Eis-me aqui! Acrescentou Deus: Toma teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; oferece-o ali em holocausto, sobre um dos montes, que eu te mostrarei." Gn 22: 1 e 2


Em primeiro lugar, como saber se era mesmo o Senhor que estava falando com Abraão? 
Desde que o mundo foi criado, Deus nunca permitiu sacrifícios humanos.
 Mas o fato é que, anos e anos de comunhão com  o Pai, deram a esse homem, a capacidade de discernir a Voz do Alto, da voz de anjos bons e maus.


Amado leitor, no mundo de tanta confusão religiosa, você consegue separar entre tantos sons, a Voz de Deus? A exemplo de Abraão, só conseguiremos entender o que Deus fala do que os homens falam,  se tivermos ligados aos Céus, por meio  de Jesus Cristo.


Existem 3 caminhos levando à diferentes direções: 
1) - Caminho do coração: "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?" Jr 17:9. 
A Palavra do Senhor nos ensina a não confiar nele.


2) - Caminho dos homens: "Não confieis em príncipes, nem nos filhos dos homens, em quem não há salvação." Sl 146:3. 
Todo dia, ouvimos algo do que Deus pede a cada um de nós. Sempre que tivermos dúvida, devemos conferir com as Escrituras. Se não estiver escrito lá, não foi Deus quem falou.
Lucas, no livro de Atos, escreveu a respeito da virtude dos bereanos de sua época: 
"Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim." At 17:11


3) - Caminho do Senhor: "Quando te desviares para a direita e quando te desviares para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão atrás de ti uma palavra, dizendo: Este é o caminho, andai por ele." Is 30:21. 


Qual dos caminhos acima devemos trilhar, para sermos triunfantes?  


MONTE MORIÁ


Três dias se passaram. Finalmente chegaram ao monte que Deus havia escolhido. Por todo o trajeto, o coração de Abraão se encheu de ansiedade. Teria mesmo que entregar seu filho, em sacrifício? Mas, o período de caminhada tinha valido a pena. Ao chegarem ao pé do monte, ele estava convicto, do rumo que teria de seguir. "Então, disse a seus servos: Esperai aqui, com o jumento; eu e o rapaz iremos até lá e, havendo adorado, voltaremos para junto de vós." Gn 22:5. 


Repare nos 3 verbos usados por Abraão. Ele disse: "Eu e o rapaz:
1°) - iremos;
2°) - adoraremos e;
3°) - voltaremos"


Que fé maravilhosa! Abraão agora tinha uma certeza em seu coração: ainda que Isaque morresse e se tornasse em cinzas, esse pai  desceria do monte, com seu filho ressuscitado pelo poder de  Deus! 
Essa fé que Abraão teve, também pode ser nossa. Para tanto, precisamos viver cada dia na presença do Senhor. 


Caro leitor, quando a vida se torna em lutas, apegue-se ao Salvador com todas as forças, ore  e assim como foi com Abraão, Deus cuidará de você. 


Faltam poucos metros para se chegar ao cume do monte. Isaque conhecia a respeito, da lei da oferta e sacrifício de animais. Aprendeu desde cedo, com seus pais  o valor da obediência e do temor a Deus. Sabia que faltava algo no serviço, que seria oferecido a Deus: 
"Quando Isaque disse a Abraão, seu pai: Meu pai! Respondeu Abraão: Eis-me aqui, meu filho! Perguntou-lhe Isaque: Eis o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto? Respondeu Abraão: Deus proverá para si, meu filho, o cordeiro para o holocausto; e seguiam ambos juntos." Gn 22:7 e 8


Naquele instante, Isaque compreendeu tudo. Ele era o holocausto. 


Querido, podemos notar o tipo de educação que Isaque recebeu de seus pais. Se ele fosse um jovem irreverente, poderia simplesmente debochar de seu pai e fugir. Afinal, Abraão tinha mais de 100 anos e ele, era um jovem com menos de 18. Isaque, temia a Deus tal qual seu pai. Subiu o monte com Abraão, deitou sobre o altar e se deixou amarrar. Quem dera, que a juventude de nossa época, tivesse tanta disposição em servir ao Senhor! 


Abraão levantou seu cutelo. Quando ia sacrificar o seu filho, ouviu a voz dos céus: 
"Então, lhe disse: Não estendas a mão sobre o rapaz e nada lhe faças; pois agora sei que temes a Deus, porquanto não me negaste o filho, o teu único filho." Gn 22:12.


Note que o Pai não disse naquele instante: "Agora sei que tens fé em Deus", mas foi dito "Agora sei que temes a Deus". 


Amados, temor e fé são elementos distintos. Um leva a acreditar, outro leva a obedecer. É como que se Abraão dissesse, antes de sair de casa: "Bem, não sei porque Deus pediu algo assim, mas se Ele ordenou, já estou de caminho para o monte, para fazer a vontade Dele".


Mais do que apenas acreditar Nele, Deus quer produzir em nós, temor e reverência à Sua Palavra. Não basta ter a Jesus como Nosso Salvador, mas precisamos também que Ele exerça senhorio em nossa vida. Assim, mostramos ao mundo, o evangelho na sua totalidade: nós amamos, mas também obedecemos a Deus .


Que dia foi aquele para Abraão! Saiu de casa inseguro, tremente, mas ao final de 3 dias, desceu do monte vitorioso, como o pai da fé.  
E para tanto, ele vivenciou três etapas nesse período de tempo:


1) - Reconheceu a Voz de Deus;
2) - Creu no poder de Deus, que poderia trazer seu filho de volta do mundo dos mortos;
3) - Temeu ao Senhor, e assim voltou  pra casa com Isaque , o filho da promessa.


Quando pediu a Isaque, na verdade Deus queria alcançar Abraão! Concluímos, orando ao Senhor, para que esse belíssimo exemplo de fé e obediência, possa nos inspirar a cada dia, para também obtermos, vitórias espirituais da parte de nosso Pai.


Assista ao vídeo:

2 comentários:

  1. adorei o seu blog.....já sou uma seguidora.....visite o meu seja bem vinda!!!

    fatinha-fbgs.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Achei muito familiar esse lugar! Além das Postagem com grandes reflexões. estarei te seguindo!
    Espero sua honrosa visita lá no meu humilde espaço virtual.

    http://planosdivinos.blogspot.com

    Lá questionamos os nossos planos que nem sempre são os planos de DEUS.
    Fica na paz.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...