sábado, 15 de janeiro de 2011

Fiel a toda prova - Ano Bíblico / Gênesis capítulo 19

Para ler Gênesis cap. 19 clique aqui. 

Num final de tarde, Ló se achava assentado à entrada de Sodoma. Foi nesse instante que ele avistou dois estranhos. Eles se dirigiam para a entrada da cidade. Rapidamente Ló se levanta, e fazendo mesura, cumprimenta os dois homens. Desde cedo ele aprendera a tratar bem o estrangeiro que estivesse em seu meio. Foi então que ele estendeu o convite, para que aqueles homens, passassem a noite em sua casa. Lá prepararia água, para que os viajantes pudessem lavar os pés e lhes ofereceria alimento. Em princípio, os homens recusaram a sua oferta, mas devido a sua forte insistência, acabaram concordando com ele. 
Ao chegar em casa, Ló lhes oferece um banquete e alguns pães asmos. Logo após a refeição, todos se preparam para dormir. 
"Mas, antes que se deitassem, os homens daquela cidade cercaram a casa, os homens de Sodoma, tanto os moços como os velhos, sim, todo o povo de todos os lados; e chamaram por Ló e lhe disseram: Onde estão os homens que, à noitinha, entraram em tua casa? Traze-os fora a nós para que abusemos deles." Gn 19:4 e 5


Aqui nos é apresentado um quadro de depravação moral, em seu último estágio. A Bíblia diz que homens de todas as idades queriam ter relações íntimas com os dois anjos! A taça da iniquidade acabara de transbordar. 


Existem algumas razões porque os habitantes de Sodoma estavam totalmente embrutecidos e dominados pelas suas paixões:


1) -  Eles estavam  totalmente entregues a sua própria vontade carnal - O apóstolo Paulo descreve o quadro de quem age desta forma: "Por isso, Deus entregou tais homens à imundícia, pelas concupiscências de seu próprio coração, para desonrarem o seu corpo entre si; pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente. Amém! Por causa disso, os entregou Deus a paixões infames; porque até as mulheres mudaram o modo natural de suas relações íntimas por outro, contrário à natureza; semelhantemente, os homens também, deixando o contacto natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens, e recebendo, em si mesmos, a merecida punição do seu erro."  Rm 1:24 a 27. 
Geralmente, se essa cadeia de circunstâncias não é quebrada, pecado gera mais pecado.


2) - Quando a verdade é rejeitada, abrem-se as portas para o engano. - "É por este motivo, pois, que Deus lhes manda a operação do erro, para darem crédito à mentira,  fim de serem julgados todos quantos não deram crédito à verdade; antes, pelo contrário, deleitaram-se com a injustiça." II Ts 2:11 e 12. 
Na vida espiritual não existe muro. Os sodomitas rejeitaram a misericórdia de Deus voluntariamente e se colocaram sob a ação do inimigo. Dessa maneira, o Espírito da Verdade foi rejeitado e em seu lugar entrou a mentira, fazendo com que milhares de ímpios fossem cativos de Satanás.


3) - A cidade estava madura para a destruição. Fazendo uma reflexão da visão que João teve sobre o futuro e o quadro das cidades impenitentes no tempo de Ló, podemos ler o seguinte: "porque os seus pecados se acumularam até ao céu, e Deus se lembrou dos atos iníquos que ela praticou." Ap 18:5 
Os pecados de Sodoma e Gomorra foram-se amontoando até atingir os céus, pedindo justa retribuição. O juízo era inevitável. Enquanto isso, se não fosse a intervenção dos dois anjos de Deus na casa de Ló, este teria sido despedaçado pela fúria dos sodomitas, porque se interpusera entre os dois e a multidão. Todos os agressores foram tomados de cegueira de forma que tateavam e não conseguiam encontrar a porta da casa. 
"Então, disseram os homens a Ló: Tens aqui alguém mais dos teus? Genro, e teus filhos, e tuas filhas, todos quantos tens na cidade, faze-os sair deste lugar; pois vamos destruir este lugar, porque o seu clamor se tem aumentado, chegando até à presença do SENHOR; e o SENHOR nos enviou a destruí-lo." Gn 19:12 e 13


Naquela noite, Ló foi em direção à casa de seus genros para dar a solene notícia, porém eles achavam que estava fazendo graça. 


Amados, percebemos aqui, que existe um antes e um depois na vida desse homem. Antes de se separar de seu tio Abraão, Ló era um homem de fé, pois buscava o Senhor em oração e erigia altares juntamente com o patriarca. Depois da separação, e posterior mudança para Sodoma, Ló está irreconhecível. O amor à prosperidade que a cidade oferecia, juntamente com a multiplicação da violência e pornografia em sua volta, acabaram por destruir a vida espiritual desse homem. Por essa razão, nem os seus genros lhe davam mais crédito. A mensagem era urgente, mas o mensageiro não estava em condições espirituais em anunciá-la. De volta para casa pela manhã, ele recebeu instruções dos anjos para que se retirasse o mais rápido possível de Sodoma, e dessa forma não perecesse no castigo da cidade. 
"Como, porém, se demorasse, pegaram-no os homens pela mão, a ele, a sua mulher e as duas filhas, sendo-lhe o SENHOR misericordioso, e o tiraram, e o puseram fora da cidade. Havendo-os levado fora, disse um deles: Livra-te, salva a tua vida; não olhes para trás, nem pares em toda a campina; foge para o monte, para que não pereças." Gn 19:16 e 17


Foi a misericórdia do Senhor que salvou Ló de sua própria lentidão. Parecia que algo estava tentando impedir a salvação daquela casa. Foi aí que os anjos do Senhor os trouxeram para fora pelas mãos. As instruções eram claras, não olhar para trás, não parar e fugir para o monte. Ló não queria ir para a campina, pediu permissão para ir à Zoar, e isso  lhe foi permitido. 
"Saía o sol sobre a terra, quando Ló entrou em Zoar. Então, fez o SENHOR chover enxofre e fogo, da parte do SENHOR, sobre Sodoma e Gomorra. E a mulher de Ló olhou para trás e converteu-se numa estátua de sal." Gn 19:23, 24 e 26.


O que era para ser um grande livramento, na história de Ló e sua família, tornou-se num marco da desobediência. Sua mulher, tendo sido tomada pelas mãos dos anjos, saíra de Sodoma, mas Sodoma não saíra de seu coração. Todas as suas conquistas temporais estavam naquela cidade. Ela, por não aceitar a perda, ousou desobedecer uma ordem divina e se tornou em monumento de rebelião contra a Palavra do Senhor.


A MALDIÇÃO DE SODOMA PERSEGUIU LÓ


Com medo de que Zoar fosse a próxima cidade a ser destruída, Ló preferiu habitar numa caverna em companhia de suas filhas. Essas moças perderam os noivos, na destruição das duas cidades. Começa agora entre elas, um pensamento sem precedentes. Disse a mais velha à mais nova: Vem, façamo-lo beber vinho, deitemo-nos com ele e conservemos a descendência de nosso pai." Gn 19:32


E foi exatamente o que aconteceu: "E assim as duas filhas de Ló conceberam do próprio pai. A primogênita deu à luz um filho e lhe chamou Moabe: é o pai dos moabitas, até ao dia de hoje. A mais nova também deu à luz um filho e lhe chamou Ben-Ami: é o pai dos filhos de Amom, até ao dia de hoje." Gn 19:36 a 38


O incesto praticado nesse episódio, é um dos mais tristes relatos na Bíblia. Pois os moabitas e amonitas, que se originaram desse sórdido relacionamento, foram povos idólatras, sagazes inimigos do povo de Deus, que só deram alento a terra, quando deixaram de existir. 


Existem duas razões porque este relato está nas Escrituras:
A) - Devemos sempre ter em mente que as amigas das filhas de Ló eram sodomitas. Esse costume não se aprendeu dentro de casa. 


B) - Paulo nos ensina: "Não se deixem enganar: "as más companhias corrompem os bons costumes" " I Co 15:33 NVI


O exemplo de Ló nos insta a irmos na direção contrária. Deus nos dá alguns passos para que um lar reflita sua glória: 


1°) - Faça o culto doméstico. "Um cordeiro oferecerás pela manhã e o outro, ao pôr-do-sol." Ex 29:39. 
Você pode reunir sua família, pela manhã, para adorar ao Senhor. Cante hinos junto aos pequeninos. Faça uma breve leitura da Palavra de Deus e apresente o seu lar diante do Trono do Senhor. De manhã, você apresentará as suas súplicas, para o dia que se inicia e ao por-do-sol, novamente reunidos ao altar da família, você agradecerá a Deus. pelas bençãos recebidas no decorrer deste mesmo dia.
2°) - Faça de Jesus o centro de seu lar. "Porém, se vos parece mal servir ao SENHOR, escolhei, hoje, a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao SENHOR." Js 24:15
3°) -  Evite o amor ao ganho fácil"Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes." I Tm 6:8
4°) - Seja prudente e não se coloque em tentações. "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida." Pv 4:23


Sejamos ao Senhor,fiéis  a toda a prova, na certeza de que Ele nos guardará, de todo o mal.

Assista ao vídeo

Um comentário:

  1. É um prazer conhecer seu blog e segui-lo, muito interessante a idéia de comentar os capitulos biblicos, meu blog é novo mas se quiser visita-lo fique avontade.
    Um abraço!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...