quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Há vitória sobre a morte - Ano Bíblico / Gênesis capítulo 23

Para ler Gênesis cap. 23 clique aqui

"Tendo Sara vivido cento e vinte e sete anos, morreu em Quiriate-Arba, que é Hebrom, na terra de Canaã; veio Abraão lamentar Sara e chorar por ela." - Gn 23: 1 e 2


No texto de hoje, contemplamos Abraão enfrentando um momento difícil pra ele: o da perda. Sara era a sua princesa... viveu com ela boa parte de sua vida, tiveram um único filho, peregrinaram juntos em busca da Terra Prometida. No entanto, aos 127 anos ela falece, deixando um vazio no peito de Abraão. Sua grande companheira, mãe e amiga, partiu para o sono dos justos. 


O capítulo de hoje, é uma reflexão.  É uma pausa, para compreendermos sobre a brevidade da vida. Sara é a única mulher da Bíblia, que teve seu funeral narrado, com detalhes. Ela é, de longe, uma das mais importantes personagens do Velho Testamento, pois foi a esposa do grande pai da fé. E matriarca da futura nação dos israelitas. O texto diz que Abraão chorou a sua perda. 


Caro leitor, quando perdemos pessoas importante para nós, também choramos. Os momentos que passamos ao lado da pessoa, tudo que aprendemos com ela, nos vem à tona e irrompemos em lágrimas. O choro prova, que ainda não perdemos a nossa humanidade.
No entanto, sabemos que a separação não é eterna, pois Cristo nos ensinou que um dia reencontraremos nossos entes queridos, na Segunda Vinda  Dele. A morte e ressurreição de Cristo são a base de nossa fé, e a garantia de nossa esperança.
"Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele." I T ess 4:13 e 14


Amado, se você perdeu alguém muito querido, saiba que a separação não é definitiva. Muito em breve, por ocasião da volta de Jesus, a morte será destruída e estaremos para sempre com  Deus e todos os nossos familiares e amigos. "Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá." Jo 11, 28


ESPERANÇA NO FUTURO

"Tendo Abraão ouvido isso a Efrom, pesou-lhe a prata, de que este lhe falara diante dos filhos de Hete, quatrocentos siclos de prata, moeda corrente entre os mercadores. Depois, sepultou Abraão a Sara, sua mulher, na caverna do campo de Macpela, fronteiro a Manre, que é Hebrom, na terra de Canaã." Gn 23: 16 e 19.

 Abraão adquiriu um jazigo para sua falecida esposa em Canaã. O belíssimo campo de Efrom, com suas árvores frondosas, estava em Macpela,  junto a Manre. Foi esse o lugar escolhido por ele, como jazigo de Sara.  Ao enterrar sua morta naquele lugar, Abraão demonstrava fé nas palavras de Deus, no tocante a ressurreição e cumprimento de todas as promessas.
"Pois assim também é a ressurreição dos mortos. Semeia-se o corpo na corrupção, ressuscita na incorrupção. Semeia-se em desonra, ressuscita em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscita em poder. Semeia-se corpo natural, ressuscita corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual." I Co 15:42-44


Todas as pessoas que experimentaram a morte, serão chamadas para fora de seus sepulcros, pelo próprio Autor da Vida. Em certa ocasião, disse Jesus:
"Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo." -Jo 5:28 e 29


O cristianismo existe por duas razões. Uma é para nos ensinar a viver bem uns com os outros e com Deus: outra é para nos ensinar a manter a fé, mesmo na hora da morte. Assim como Jesus morreu e ressuscitou, para pagar pelos nossos pecados, nós também um dia, pela graça, iremos ressuscitar. 
O Salvador se manifestou para destruir a morte e o pecado, na vida de homens e mulheres que esconderam suas vidas Nele, tornando-se Ele mesmo, o penhor da ressurreição. 
"Porque, se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou. E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados.E também os que dormiram em Cristo estão perdidos. Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens." I Co 15:16-19


Jesus muito em breve voltará. Será o dia do encontro com o Salvador, com nossos amigos e parentes que já partiram. Não será dia de pranto, mas será dia de júbilo e alegria:
"Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras." I Tess 4:16 e 17.


Assista ao vídeo:

6 comentários:

  1. Aguardamos anciosos pelo grande dia,guardando nossa fé como Abraão!
    Obrigado por mais um estudo irmão!
    Um abraço!
    Maurinei...
    http://fiqueligadobloggospel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Amém. Que esperemos todos juntos pela volta do cordeiro.

    PS: também gostei do passarinho... rs

    ResponderExcluir
  3. Olá Marcelo,
    Graça e Paz!!!!

    Encontrei seu blog. Já somos seguidores!

    Sempre estaremos por aqui lendo suas mensagens e sendo edificados.

    Ah! Qdo puder venha nos visitar,
    http://herdeirosdedeushd.blogspot.com/

    Deus o abençoe hoje e sempre,
    Em Jesus
    Suely

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    passando para parabenizar seu blog! Seguindo já!
    :)
    me segue lá?

    Fica na paz!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá Marcelo! Parabéns pelos posts, pela disposição em estudar a Palavra de Deus junto com muitos pela Web! De fato o tema morte assusta e é evitado por muitos. Mas para o cristão representa esperança. Sabemos que a temporária perda e a dor da saudade serão superadas pela alegria da vida eterna. Não fomos criados para a morte, por isso a estranhamos tanto. Mas que bom que Cristo nos deu consigo vida verdadeira e eterna! Ele nos dá hoje a certeza de uma eternidade maravilhosa em Sua presença! Valeu, querido! Suas palavras levam esperança a muitos que neste momento sofrem pela perda de parentes - inclusive nas últimas enchentes. Um grande abraço e fica na paz!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...