quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

O Caminho para o Céu - Ano Bíblico / Gênesis capítulo 11

Para ler Gênesis cap. 11 clique aqui.

Os habitantes de Sinar intentaram um projeto arrojado, para seu tempo: a construção de uma torre que tocasse os céus. Deus havia prometido aos ancestrais deles que nunca mais haveria dilúvio sobre a  Terra. O arco-íris nas nuvens era o sinal desse pacto de paz entre o Criador e Suas criaturas. No entanto, a maioria dos descendentes de Cam, não criam assim: dessa forma, desprezaram a Aliança e se empenharam na obra de suas mãos. A empreitada era um claro desafio a Deus: caso ocorresse outra inundação de proporções  globais, a torre pela sua altura, imaginavam eles, jamais seria sobrepujada pelas águas.

"Disseram: Vinde, edifiquemos para nós uma cidade e uma torre cujo tope chegue até aos céus e tornemos célebre o nosso nome, para que não sejamos espalhados por toda a terra".

Outra motivação daqueles homens era fazer algo grandioso, histórico, que os tornassem "célebres".
Amados, a maioria das pessoas sentem a necessidade de serem reconhecidas. Essa é a razão de tantos realits shows em nosso tempo. Algumas pessoas sentem a necessidade de aparecerem na mídia, de serem o assunto do momento, nem que para tanto, sacrifiquem muitas vezes, a própria dignidade.

A construção era, a seu tempo, o caminho apresentado pelo homem, para se chegar aos céus.
"Então, desceu o SENHOR para ver a cidade e a torre, que os filhos dos homens edificavam;e o SENHOR disse: Eis que o povo é um, e todos têm a mesma linguagem. Isto é apenas o começo; agora não haverá restrição para tudo que intentam fazer.Vinde, desçamos e confundamos ali a sua linguagem, para que um não entenda a linguagem de outro. Destarte, o SENHOR os dispersou dali pela superfície da terra; e cessaram de edificar a cidade." - Gn 11:5-8
Blasfêmia, irreverência, soberba, fizeram com que Deus descesse e interrompesse o projeto daqueles homens.  Há uma clara lição aqui: o Pai anelava que toda aquela geração chegasse um dia aos céus... mas por um caminho diferente.  
Muitas vezes não entendemos porque temos ao longo da vida, projetos que tinham tudo pra dar certo, mas que de repente, sem nenhum motivo aparente, são interrompidos. É como que se Deus tentasse nos dizer algo: que o caminho que trilhamos, por mais lógico que seja, ainda não é o ideal. Diz o Senhor em Sua palavra:
"Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR, porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos." - IS 55:8 e 9
Ao contrário do que ensinaram os construtores, uma mera torre não leva às alturas. Eles e nós também, precisamos de Algo mais alto. Mas o que poderia ser alto o suficiente para chegar até lá? Vamos entender:
Certa vez, Jacó em seu exílio, teve um sonho:
"E sonhou: Eis posta na terra uma escada cujo topo atingia o céu; e os anjos de Deus subiam e desciam por ela." Gn 28:17
Amado, Jesus é a ligação segura entre os céus e a Terra. No sonho de Jacó, Ele é a escada que toca o topo dos céus. Ele declarou:
" Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim." - Jo14:6
Vamos conhecer os degraus  que elevam o ser humano:
1° Degrau -  Arrependimento - "Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados" Atos 3:19
2° Degrau - ConversãoConvertei-vos, pois, ó filhos de Israel, àquele de quem tanto vos afastastes. - Is 31:6 - Por causa do pecado, nascemos de costas para Deus. Ao longo da vida, muitos trilham, os seus próprios caminhos, se afastando de Deus. Conversão é mudança de opinião. É dar uma volta de 180° e correr de volta para o Pai. Em Deus está nossa origem, portanto Nele deve estar também, o nosso destino.
3° Degrau - Entrega "Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo." - At 2:38.
4° Degrau - Comunhão -  Declarou o Salvador: "Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim." - Jo 15:4
5° Degrau - Santificação"Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação e, por fim, a vida eterna". - Rm 6:22
A torre e a escada. Uma simboliza a salvação por méritos humanos, a outra, a salvação pela fé.
Amado, eu decidi, chegar um dia ao Céu, pela Escada e não pela Torre. Vamos subir juntos?


Assista ao vídeo:

3 comentários:

  1. Querido belíssimo texto!
    Já tornei-me seguidor desde agora!!!

    Se quiser ver meu humilde Blog fique à vontade:
    ebdbrasil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde.
    Parabéns pelo blog.

    Já estou te seguindo.

    Fica com Deus

    Ana Paula
    http://apaulasm.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Deus te abençoe mais ainda amado, edificante...
    sou seguidor...

    gnerysales@blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...