segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Orações respondidas - Ano Bíblico / Gênesis capítulo 21

Para ler Gênesis cap. 21 clique aqui. 

Quando Abraão tinha cem anos, Sara deu à luz a Isaque. O idoso casal esperou 25 anos para o cumprimento da promessa. Caro leitor, conheço pessoas que têm orado a Deus por diversos propósitos. Talvez você esteja orando, há um bom tempo inclusive, pelo seu lar, pela vida espiritual de alguém que você ama ou até mesmo por alguma causa de ordem pessoal. Não devemos desanimar, pois Abraão orou fervorosamente 25 anos e teve  a resposta. E você, caro irmão, quanto tempo tem orado ao Senhor? 


O apóstolo Paulo disse: "Orai sem cessar." I Ts 5:17.
Davi falou que nossas preces são respondidas no tempo determinado por Deus. "... Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã." Sl 30:5. 
Talvez, caro leitor, ao ler isso você diga: "Senhor a noite já passou, o dia raiou, mas eu continuo chorando". E talvez a resposta Dele seja: "Filho, no meu relógio, ainda continua noite". Lembre-se, o tempo de Deus não é igual ao nosso tempo.


Tudo ia bem naquela casa afinal, Abraão ficava imaginando como seria a sua descendência. Certamente Isaque, lhe daria netos, bisnetos e ele queria viver para contemplar esses dias. O menino ia crescendo e por volta dos 8 anos de idade, segundo o costume da época, Isaque desmamou. E assim, foi dado uma grande festa. Tudo estava indo muito bem ... até aquele momento.


AGAR E SEU FILHO


Por ciúmes do irmão caçula, Ismael começou a fazer chacota de Isaque. Sara ficou inconformada. Pediu a Abraão providências, no tocante de que o menino e a sua mãe deveriam ser expulsos de lá. Novamente, a contenda estava presente naquela casa. A situação ficou insustentável. Entristecido, Abraão consultou a Deus:
"Disse, porém, Deus a Abraão: Não te pareça isso mal por causa do moço e por causa da tua serva; atende a Sara em tudo o que ela te disser; porque por Isaque será chamada a tua descendência. Mas também do filho da serva farei uma grande nação, por ser ele teu descendente." Gn 21:12 e 13


Pela estabilidade da família, Deus consentiu de que Agar e seu filho se retirassem. O casamento precisava ser protegido e não era prudente Abraão ter mais do que uma esposa. Assim, ao amanhecer do dia, tomou Abraão pão e um odre de água, deu a Agar e seu filho e os despediu. 
Saíram sem destino rumo ao deserto e a medida que caminhavam, o calor do dia e o cansaço se tornaram intensos. Logo, a pequena provisão de água, não durou mais do que algumas horas. Continuaram andando, na esperança de localizar alguma fonte, porém, sem sucesso. Horas depois, mãe e filho estavam exauridos e sedentos, em pleno deserto de Berseba. Agar percebeu a gravidade da situação. Eles iam morrer. Reunindo as últimas forças, colocou Ismael à sombra de alguns arbustos, afastou-se dele para não presenciar o último suspiro do filho e começou a chorar. 


No entanto, Deus prometera que nunca abandonaria a Agar e seu filho. 
"Deus, porém, ouviu a voz do menino; e o Anjo de Deus chamou do céu a Agar e lhe disse: Que tens, Agar? Não temas, porque Deus ouviu a voz do menino, daí onde está. Abrindo-lhe Deus os olhos, viu ela um poço de água, e, indo a ele, encheu de água o odre, e deu de beber ao rapaz." Gn 21:17 e 19


Amados, a solução estava diante de Agar. O problema é que as lágrimas a impediam de contemplar a salvação dela e do seu filho Ismael. E muitas vezes, pode acontecer conosco também. As crises se avolumam, o nosso coração fica apertado, as lágrimas dominam o nosso semblante e não percebemos que Deus está anelante, pronto para nos tomar pelas mãos, nos erguer e mudar a nossa vida. Assim como Ismael, na hora mais negra, precisamos clamar ao Senhor. Não deixe as lágrimas te cegarem, contemple a Mão que o Senhor lhe oferece. 
E assim como foi com aquela mãe e filho no deserto, Deus irá socorrer você também.
"Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel." Is 41:10
Assista ao vídeo:

5 comentários:

  1. Benção! Estou vivendo o cumprimento das promessas do Senhor que espero há 9 anos e tempo certo posso ver as promessas de Deus. Obrigado pela palavra

    ResponderExcluir
  2. Que palavra maravilhosa... o Senhor te abençõe e continue falando ao seu coração para que possa transmitir a outros....

    Verdadeiramente espero o cumprimento da promessa do Senhor em minha vida e anelo por ver a Glória de Deus.

    Lisiani Freitas
    http://purificadospelosangue.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Amado irmão Marcelo! Que palavra! Realmante falou comigo, Deus certamente tem preparado o cumprimento de Sua promessa em minha vida,"Porque ainda um pouquinho de tempo, E o que há de vir virá, e não tardará". Hebreus 10:37
    Obrigado meu irmão!
    Deus te abençõe...
    Maurinei...
    http://fiqueligadobloggospel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. BOM DIA,GOSTEI MUITO DO TEU BLOG,JA ESTOU TE SEGUINDO,TE ENCONTREI ATRAVÉS DE UMA AMIGA ,TENHO UM BLOG GOSTARIA DE TI CONVIDAR,ME SEGUIR O ENDEREÇO É:http://SNSDEUS.BLOGSPOT.COM/
    POST TEU COMENTARIO,VAI SER UMA BENÇÃO PR MIM E SEGUIDORES,UMA SEMANA COM TODA SORTE DE BENÇÃO!!

    ResponderExcluir
  5. Apaz do Senhor vaso vamos caminhar juntos Deus Abençõe.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...