sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Somos o que escolhemos ser - Ano Bíblico / Gênesis capítulo 25

Para ler Gênesis cap. 25 clique aqui. 

Passado algum tempo, Abraão contraiu matrimônio com Quetura, a qual lhe deu 6 filhos. Ele viveu até os 175 anos, faleceu em ditosa velhice e foi sepultado na Caverna de Macpela, mesmo lugar de descanso de Sara. Termina assim, a saga do pai da fé. O mesmo Deus que havia sido com esse homem, seria agora com seu filho Isaque. 


Aos 40 anos, Isaque se casou com Rebeca. Essa por sua vez, era estéril. Por 20 anos, Isaque aguardou o cumprimento da promessa de que sua nação seria numerosa. Permaneceu em silenciosa e fervorosa oração a Deus. Passada 2 décadas, Rebeca engravidou. Aqui está a prova de que a Palavra de Deus necessita da perseverança, daqueles que a observam. Chegando o momento de dar a luz, Rebeca percebeu que os gêmeos lutavam entre si, em seu ventre. 


Nesse estudo, vamos compreender um pouco da carreira de fé que por Deus nos é proposta e o caminho, que cada um de nós escolhemos.

EXISTE MESMO PREDESTINAÇÃO?


"Os filhos lutavam no ventre dela; então, disse: Se é assim, por que vivo eu? E consultou ao SENHOR. Respondeu-lhe o SENHOR: Duas nações há no teu ventre, dois povos, nascidos de ti, se dividirão: um povo será mais forte que o outro, e o mais velho servirá ao mais moço." Gn 25:22 e 23


Originalmente, a benção de primogenitura, era dada ao filho mais velho da casa. Com essa benção, ele recebia: 


1°) O direito de governo sobre os demais irmãos, após a morte do pai;
2°) O direito de reclamar sobre si, os benefícios de Deus, prometidos aos seus ancestrais, no caso, Abraão e Isaque.


Ao nascerem os gêmeos, filhos de Isaque, a benção pertenceria por direito ao primeiro, Esaú,  por ser o mais velho, no entanto, ainda no ventre, o Senhor profetizara que "o mais velho servirá ao mais moço."


Vamos entender a questão: 
1°) Deus conhece o fim desde o princípio: Diz o salmista: "Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda." Sl 139:15 e 16


Caro leitor, o Senhor conhece cada passo de seus filhos, mesmo antes deles terem acontecido! Já sabe de antemão, quem se salva e quem se perde. Não se engane, a cada dia, nós estamos escolhendo, por meio de nossos atos, aonde passaremos a eternidade. 


2°) Deus respeita nosso direito de escolha: "Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, amando o SENHOR, teu Deus, dando ouvidos à sua voz e apegando-te a ele; pois disto depende a tua vida e a tua longevidade; para que habites na terra que o SENHOR, sob juramento, prometeu dar a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó." Dt. 30:19 e 20
Não existe muro na vida espiritual. Ou escolhemos bem ou não. O amor de Deus consiste em nos mostrar o caminho, e não forçar uma decisão. E para tanto, Ele anela que escolhamos o caminho que redunde em benção. Busquemos no "assim diz o Senhor", a direção de nossas vidas.


3°) Ninguém é forçado a se perder: O apóstolo Paulo diz: "Nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade." Ef 1:5
Se dependesse do Senhor, o mundo todo seria salvo, pois o sacrifício de Jesus é suficiente para salvar toda a humanidade: desde os que já viveram sobre essa terra, até aos que ainda nem nasceram. Mas o que define quem se salvará ou quem irá se perder? Apenas uma palavra: decisão
Ao Jesus explicar em uma parábola, o destino final dos ímpios, declarou: "Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos." Mt 25:41 (grifo acrescentado).


Percebemos, caro leitor, que o lago de fogo e enxofre, não foi feito, nem para mim ou para você, mas originalmente, para Satanás e os seus anjos caídos. Porém, se estivermos arraigados no mal, a sorte que cabia somente a esses seres, será compartilhada com aquele que permanece no pecado. O amor do Senhor é tão grande que dá margens, para que qualquer pessoa possa escolher seu destino final. Não haverá no céu ninguém de braço torcido. Então, mais uma vez pergunto: Quem é que de fato decide onde será nossa eternidade? 


Voltando ao tema, teria Deus sido injusto, ao escolher Jacó em lugar de Esaú, antes do nascimento? 


A PRESCIÊNCIA DE DEUS


Cresceram  Esaú e Jacó. O primeiro se tornou caçador e o segundo nômade. A Bíblia usa um adjetivo para o mais moço: diz que Jacó era homem pacato. No original em hebraico, essa palavra também pode ser traduzida por inocente, ou seja, Jacó era ingênuo para algumas coisas, porém era sagaz para outras. Certo dia, voltava Esaú do campo, cansado e com fome. Jacó, por sua vez, havia feito um cozido de lentilhas. 
Esaú se dirige a seu irmão: "e lhe disse: Peço-te que me deixes comer um pouco desse cozinhado vermelho, pois estou esmorecido. Daí chamar-se Edom. Disse Jacó: Vende-me primeiro o teu direito de primogenitura. Ele respondeu: Estou a ponto de morrer; de que me aproveitará o direito de primogenitura?" Gn 25:30 a 32 


Amados, estamos diante de um homem, que diante de uma situação comum, joga para o alto o direito de ser abençoado por Deus, por causa de uma vantagem temporal, algo sem muita expressão: um prato de comida!
Como vemos, Esaú não tinha condições para honrar a promessa que o Senhor fizera por intermédio de seus ancestrais. Aqui ele mostra claro desprezo a mais alta honra concedida a um homem: a benção da primogenitura. 


Passamos a entender o seguinte: 
Deus não escolhe ninguém de maneira arbitrária, seja por cultura, beleza ou porte físico.
Vamos imaginar dois exemplos: 


A) Imagine uma pessoa totalmente imoral, violenta e dada a vícios. Um dia Deus aparece pra essa pessoa e diz assim: "Você vai morar no céu." A pessoa, assustada, retruca o seguinte: "Mas eu não quero saber de Deus, tenho horror a tudo  que se refere a salvação, prefiro morrer no pecado, a ser salvo" Porém Deus insiste: "Mas Eu te escolhi, e quer queira ou não, você vai para o céu." 
Caro leitor, se isso fosse possível, essa pessoa viveria um inferno em pleno céu, porque lá não tem imoralidades, lá é permeado por uma atmosfera do mais puro amor, lá não há espaço para qualquer tipo de vício. Uma pessoa não convertida, forçada a estar lá, simplesmente porque foi escolhida, viveria em eterno martírio e sofrimento.


B) Da mesma forma, imagine uma outra pessoa. Desta vez,  temente a Deus, justa, obediente a Palavra do Senhor, ou seja, um modelo perfeito de cristão. Daí um dia, Jesus aparece também para essa pessoa e diz: "Não quero que tú estejas na eternidade." Ao que o justo diria: "Mas eu quero estar lá, Senhor, confio em seus méritos para ser salvo!" E talvez Jesus dissesse: "Mas Eu não te escolhi." 


Veja que grande dilema: quem não quer ir, vai pro céu de qualquer jeito e quem quer ir, não vai de jeito nenhum....Aí, uma pergunta: E o livre arbítrio, aonde ficaria? 


Queridos, estamos trilhando uma jornada para Casa do Pai. Nesse percurso, escolha a estrada menos viajada, pois no final dela, Jesus estará te esperando por lá.


Assista ao vídeo

2 comentários:

  1. Show de mensagem em irmão! Há, seja bem vindo da viagem.
    Com certeza Isaú teve total direito de escolher entre o natural e o espiritual, mas acabou optando pelo natural negligenciando assim as bençãos de Deus se mostrando indigno de telas.
    Não porque Deus não quis, mas por que ele mesmo escolheu.
    Mais uma vez obrigado pelo estudo meu irmão Marcelo.
    Deus te abençõe!
    Maurinei...
    http://fiqueligadobloggospel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Paz do Senhor Marcelo realmente temos o direito de escolher mais as vezes fazemos escolhas erradas, não perguntamos para DEus se devemos ou não seguir por esse ou aquele caminho parabéns pela postagem fica na paz do Senhor, vaos esperar juntos a volta do Senhor Jesus o nosso Deus todo poderoso o unico DEus.www.overboedeus.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...